O Que Significa Vitupério?
A palavra vitupério vem do Latim “vituperiu“, e o ato de vituperar significa insultar, censurar, caluniar, difamar ou expor alguém ao insulto, ou a vergonha pública. Neste texto saberemos estudaremos sobre o que significa vitupério na Bíblia,.
O significado de vitupério na Bíblia
Na Bíblia, em nossas traduções derivadas do Latim, encontramos a palavra vitupério para traduzir termos originais do hebraico e do grego. Esses termos fazem referências aos significados citados à cima.
No Antigo Testamento existem várias passagens bíblicas com significados relacionados ao vitupério. Alguns exemplos que podemos citar estão em: Neemias 6:13, Jó 19:3, Salmos 79:12. Vejamos cada um deles.
“Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.” (Neemias 6:13)
“Já dez vezes me vituperastes; não tendes vergonha de injuriar-me.” (Jó 19:3)
“E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor.” (Salmos 79:12)
Note que no último exemplo a palavra utilizada é “injuriaram”. Porém, originalmente o termo pode ser traduzido também como “vituperaram”.
A palavra vitupério no Novo Testamento
No Novo Testamento também existem várias referências que trazem a palavra vitupério. Em algumas delas, embora a palavra utilizada seja outra, como “blasfemar”, por exemplo, o significado é o mesmo. De forma geral esse significado indica o desprezo, a rejeição e a irreverência total em relação a Deus ou às coisas sagradas. Abaixo citaremos como exemplo alguns dos textos neotestamentários que trazem a palavra vitupério.
“Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;” (Romanos 14:16)
“E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.” (Hebreus 6:6)
“Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.” (Hebreus 13:13)
“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.” (1 Pedro 4:14)
O vitupério de Cristo
Jesus foi vituperado por nossa causa, em nosso favor. Isto significa que Ele carregou a nossa desgraça, sendo castigado pela justiça de Deus ao receber sobre si o nosso pecado. Ele se tornou maldito e removeu a maldição de nós. Por meio dele nós somos feitos livres e santos (Isaías 52:11; Ezequiel 20:41; 2 Coríntios 6:17).
Agora o que devemos fazer é levar o vitupério de Cristo como o escritor da Epístola aos Hebreus nos aconselha. Nos devemos ser participantes das aflições de Jesus como o apóstolo Pedro nos ensinou. Devemos sempre ter a certeza de que, se pelo nome de Cristo somos vituperados, então somos bem-aventurados, pois sobre nós repousa o Espírito de Deus com grande Glória.
Me batizei aos 30 anos na igreja Assembleia de Deus…. Porém naquele momento não senti que estava participando de algo que houve ali em mim a presença do Espirito Santo de Deus..
Conhecendo a doutrina e a palavra na igreja Crista do Brasil me Batizei novamente… Lendo a matéria do site, estou confundido, com medo de ter causado ou feito parte do vitupério, o que jamais era minha intenção.
No momento do batismo na Igreja Crista do Brasil, o que eu sentia era sim, algo novo um chamado, porém estou aflito com o que acabei de ler. Me sinto mal por talvez ter feito algo errado, sinto tristeza por de alguma forma não ter agradado ao nosso Senhor Jesus Cristo e salvado…
Vou procurar outras opiniões… preciso acalmar meu coração….
Parabéns pelo site ..
A Paz de Deus esteja com vocês.
Rodrigo boa noite!
Não busque respostas no homem, ore à Deus, busque com seu coração contristado e Ele vai te ouvir. O homem é falho assim como suas respostas, pois, o que é errado pra vc pode não ser pra outros, uma resposta pra um determinado assunto pra um pode não ser pra outro, no seu caso, busque à Deus e Ele, com certeza te ouvirá…
Fique na Paz de Deus e na Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
se Deus ja usou uma mula para falar com alguém; porque Ele não nos orientara através do anjo da igreja que é o pastor?,
Joel de Alcantara o Anjo da Igreja é o Cristo de Deus o resto é resto e carece também da misericórdia do Anjo verdadeiro.
Amen brother
Deus abencoe por este estudo mostra quanto vale apena sentir a mesma aflicoes de jesus.
Em minha opinião a pessoa que se batiza em outra igreja por imersão,já sendo batizada comete vitupério ou seja crucificam Jesus de novo.A bíblia diz que há um só batismo em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo.Portanto quem se batiza de novo nas águas por imersão comete apostasia ou seja,apostatam da fé.Conheço várias pessoas que eram da Assembléia de Deus e se batizaram de novo em outras denominações.Não estou aqui criticando as instituições e nem julgando as pessoas que assim procedem,pois isto competirá a Deus no arrebatamento da igreja.Só Deus dará o veredito final,enquanto isto a responsabilidade é dos pastores e anciãos que assim procedem.Batizando pessoas pela segunda vez.
Leiam estas referencias: 2 Tessalonicenses 02:03.
Jeremias 02:19.
1 Timóteo 04:01.
OBS,quanto a liturgia do batismo,existem na Bíblia Sagrada inúmeras referencias.Não existe outra resposta tão significante quanto a da palavra de Deus.Deus abençoe a todos em nome de Jesus Cristo.AMÉM!!!
para a pessoa poder se batizar precisa primeiro de um dicipulado muitos pastores quer ver a sua igreja cheia nao se importam e porisso cometem muitos erros mais fica na paz
Deixa eu te falar um historia verdadeira na Bíblia em atos dos apóstolos quando Felipe falou para o eununco e ele pediu q fosse batizando e ai se fosse vc nessa situação .batismo significa arrependimento todo aquele q realmente se arrepende dos seus pecados deve ser batizado
A paz de Cristo, sou o Presbítero, Raimundo Nonato.
Meu querido irmão tenha cuidado com denominações que sabem que você já foi batizado e exigem que você se batize de novo.
Sou da Comunidade Cristã Paz e Vida, Pastor Juanribe de Palharim, mas aceitei a jesus, na Presbiteriana Moriá, fui batizado, lá na presbiteriana, congreguei 4 anos e meio, fui pra igreja Batista Celular Internacional, fiquei quase 9 anos, e hoje estou na Paz e Vida, e não precisei batizar de novo em nenhuma dessas igrejas.
se foi batizado em nome do PAI, DO FILHO, E DO ESPIRITO SANTO não há necessidade de batizar de novo.