Quantos Livros Tem o Antigo Testamento?
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quantos livros tem o Antigo Testamento. Essas dúvidas ocorrem principalmente pela diferença na quantidade de livros entre a Bíblia Evangélica e Bíblia Católica.
Neste texto nós iremos responder as principais dúvidas relacionadas a este assunto. Nosso objetivo não será apresentar apresentar um estudo completo sobre o Antigo Testamento, mas apenas focar na dúvida sobre a quantidade de livros. Saiba também o que é a Bíblia.
Quantos Livros Tem o Antigo Testamento originalmente?
Originalmente o Antigo Testamento é composto por 24 livros no Cânon Judaico (Tanakh). Esses 24 livros formam a Bíblia hebraica, visto que nela não há o Novo Testamento. O Antigo Testamento é formado pelos livros que foram escritos no período anterior a Cristo.
Existem diferenças no número de livros que compõe o Antigo Testamento nas Bíblias Protestante, Católica e Ortodoxa. Nas versões Católica e Ortodoxa, são acrescentados alguns livros. Esses livros são chamados de “Deuterocanônicos”. Muitas vezes eles também são chamados de “Apócrifos”. Entenda também quem escreveu a Bíblia.
Quantos livros tem o Antigo Testamento na Bíblia Evangélica?
Na Bíblia Protestante o Antigo Testamento é formado por 39 livros. Estes livros são os mesmos encontrados no Cânon Judaico. A diferença entre o Antigo Testamento da Bíblia Evangélica e o Cânon Judaico fica por conta da divisão e agrupamento dos livros.
Por exemplo: em alguns casos a Bíblia Evangélica considera um único livro do Antigo Testamento hebraico como sendo dois livros. Então enquanto no Cânon Judaico uma determinada seleção de textos é considerada como apenas um livro, a Bíblia Evangélica (assim como a Bíblia Católica) considera como dois livros diferentes. Daí vem a diferença entre os números de 24 livros no Antigo Testamento hebraico e os 39 livros do Antigo Testamento da Bíblia Evangélica.
Quantos livros tem o Antigo Testamento na Bíblia Católica?
Na Bíblia Católica o Antigo Testamento é composto por 46 livros. Esse número é resultado da adição de alguns textos e livros na Bíblia Católica que ocorreu na Idade Média. Por conta disso, o Antigo Testamento da Bíblia Católica que também possuía 39 livros, passou a ter 46 livros. Os livros adicionais são:
- Tobias
- Judite
- Sabedoria de Salomão
- Eclesiástico
- Baruque
- A Epístola de Jeremias
- 1 e 2 Macabeus
Além desses livros, também foram feitas algumas adições de textos nos livros de Ester e Daniel.
Como estão divididos os livros do Antigo Testamento?
Os livros do Antigo Testamento são divididos em quatro grupos, sendo eles: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Poéticos e Livros Proféticos. Essa divisão é comum as Bíblias Evangélicas e Católicas. Mas como já foi dito, o Cânon Hebraico faz uma divisão diferente. Vejamos a seguir.
Quais são os livros do Antigo Testamento hebraico?
Lei (Torá):
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
Profetas:
1. Profetas Anteriores
- Josué
- Juízes
- Samuel
- Reis
2. Profetas Posteriores
- Isaías
- Jeremias
- Ezequiel
- Os Doze (reúne os escritos dos profetas menores)
Escritos:
1. Livros Poéticos:
- Salmos
- Provérbios
- Jó
- 2. Cinco Rolos:
- Cânticos dos Cânticos
- Rute
- Lamentações
- Eclesiastes
- Ester
3. Livros Históricos
- Daniel
- Esdras-Neemias
- Crônicas
Quais são os livros do Antigo Testamento da Bíblia Cristã?
Pentateuco:
Livros Históricos:
- Josué
- Juízes
- Rute
- I Samuel
- II Samuel
- I Reis
- II Reis
- I Crônicas
- II Crônicas
- Esdras
- Neemias
- Ester
Livros Poéticos:
- Jó
- Salmos
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cânticos dos Cânticos ou Cantares de Salomão
Livros Proféticos:
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações
- Ezequiel
- Daniel
- Oseias
- Joel
- Amós
- Obadias
- Jonas
- Miqueias
- Naum
- Habacuque
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
Neste texto apenas discutimos sobre a quantidade de livros do Antigo Testamento e como estes livros estão organizados. Saiba também quantos livros tem o Novo Testamento.
gostaria muito de fazer o curso de teologia.