Quem Foi Jafé na Bíblia?
Jafé foi um dos filhos de Noé citados na Bíblia em Gênesis 10:1. Ele foi um dos oito sobreviventes do dilúvio que atingiu a terra. Não temos praticamente nenhuma referência bíblica sobre a vida pessoal de Jafé, porém sabemos que na época do Dilúvio ele já era casado, mas ainda não havia sido pai.
Alguns estudiosos defendem que o nome Jafé, do hebraico yefeth, significa “expansão”, “alargamento”, da raiz hebraica yaft. Outros estudiosos defendem que o nome Jafé significa “beleza”, porém a primeira sugestão é a mais aceita.
Outro detalhe que sabemos sobre Jafé fica por conta do episódio da embriaguez de Noé em Gênesis 9. Quando Noé plantou uma vinha e se embriagou despindo-se em sua tenda, Jafé protegeu seu pai cobrindo-o com uma capa, juntamente com seu irmão Sem. Essa ação foi totalmente diferente da atitude de seu outro irmão, Cam, que na ocasião acabou desrespeitando o próprio pai.
Como resultado de seu comportamento, Jafé foi abençoado por Noé, que declarou:
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
(Gênesis 9:27)
Além de a bênção de Noé significar a amplitude de seus domínios, também possuí essencialmente um significado religioso. No Novo Testamento podemos notar claramente o significado dessa benção, com os descendentes de Jafé entrando nas tendas de Sem, numa referência ao Evangelho se propagando ao redor do mundo.
Isso significa que o Evangelho que foi revelado entre os descendentes de Sem (judeus), foi escrito em grego, pregado aos gentios pelo apóstolo Paulo desde a Ásia Menor, Macedônia, Grécia e até chegar à Roma, e por fim se espalhou por todo mundo oriental, alcançando também posteriormente todo o ocidente; fazendo habitar um número incontável do povo de Jafé nas tendas de Sem.
Os descendentes de Jafé
Jafé foi o progenitor de várias nações (cerca de quatorze), que dão origens ao povo indo-europeu (indo-germânico, ariano), que originalmente habitaram o Cáucaso e se disseminaram pelo leste e pelo oeste, chagando até as ilhas litorâneas da Europa. Portanto, a maioria de nós é de alguma forma descendente de Jafé, já que os povos da América, Oceania, Índia e Europa possuem origem indo-europeia.