Quem foi Urias na Bíblia?
Urias foi o hetel que ocupou um posto no exército do rei Davi. Porém, este é apenas o Urias mais conhecido dentre os personagens bíblicos que são citados no Antigo Testamento e que possuem esse nome.
Pelo menos quatro (talvez cinco) homens com o nome de “Urias” são citados na Bíblia, e, neste estudo bíblico, conheceremos cada um deles. Antes, vale saber que o nome Urias significa “minha luz é Javé” (‘uriyah, ‘uriyahu).
Urias, soldado de Davi
Esse Urias foi um heteu (ou hitita), marido de Bate-Seba e soldado do exército do rei Davi (2Sm 23:39; 1Cr 11:41). Ele residia em Jerusalém. Considerando o seu nome (o qual vimos o significado acima) e o exemplo de sua conduta, parece coerente sugerir que ele havia aderido à religião hebraica. Aparentemente ele demonstrou certa preocupação em observar a Festa dos Tabernáculos (cf. Sm 11:11). Saiba mais sobre as festas judaicas.
Seu destaque nas escrituras deve-se principalmente ao episódio do adultério de Davi com Bate-Seba, na época sua esposa. O pecado de Davi ocorreu quando Urias estava na guerra que investia contra a capital amonita, Rabá, sob o comando de Joabe.
Como ocorreu de Bate-Seba engravidar, Davi logo mandou chamar Urias que estava em Rabá, na tentativa de que ele voltasse à sua casa, se deitasse com sua esposa e acreditasse ser o pai da criança que ia nascer.
Entretanto, a tentativa de Davi de encobrir o seu pecado não deu certo, pois Urias se recusou a dormir em sua casa enquanto seu exército estava em guerra. Davi até o embriagou, mas ainda assim ele preferiu dormir na porta do palácio a fim de manter seu posto de soldado (2Sm 11:6-13).
Quando percebeu que não teria como persuadir Urias, Davi então tomou a terrível decisão de enviá-lo de volta a guerra, colocando-o dessa vez “na frente da maior força da peleja“, e ordenando que Joabe se retirasse para que fatalmente Urias fosse ferido e morresse.
O plano deu certo, Joabe seguiu as instruções de Davi e Urias morreu (2Sm 11:14-25). Ao saber da morte do marido, Bate-Seba se lamentou, mas depois se tornou a esposa de Davi (2Sm 11:26,27).
Apesar de ter custado uma vida, o pecado do rei parecia ter finalmente sido encoberto. Porém, na ocasião Davi parece ter se esquecido de que não há nada encoberto perante os olhos de Deus.
Então, o Senhor enviou o Profeta Natã para anunciar a Davi o grave pecado que ele havia cometido, e avisar-lhe de que Deus castigaria a sua casa. Tão logo a cobrança começou a vir, quando o filho de Davi e Bate-Seba nasceu doente e morreu (2Sm 12:1-23).
Urias, o sumo sacerdote contemporâneo de Isaías
Urias foi o sumo sacerdote da época de Isaías e Acaz (Is 8:2; 2Rs 16:10-16). Ele é mencionado como sendo uma das “testemunhas fiéis” que foram levadas pelo Profeta Isaías para comprovarem a enigmática profecia sobre a questão de Maer-Salal-Hás-Baz (Is 8:2).
Ele também aparece em 2 Reis 16 em uma situação muito complicada durante o reinado de Acaz, quando aceitou, sem objeção, certas mudanças (inovações) na adoração do Templo propostas pelo rei.
Urias, o profeta
Esse Urias foi um profeta, filho de Samaías de Quiriate-Jearim (Jr 26:20-23). Ele foi contemporâneo do Profeta Jeremias, e também proclamava fielmente a palavra de Deus. Urias desagradou muito o rei Jeoaquim e sua corte, que o combateram ferozmente.
Urias tentou até fugir e se exilar no Egito, porém foi trazido de volta e condenado à morte. Jeremias registrou a história de Urias para mostrar a gravidade dos perigos que enfrentou, e ressaltar a bondade de Aicão, um homem que protegeu Jeremias.
Outros Urias
Os livros de Esdras (cap. 8:33) e Neemias (cap. 3:4,21), mencionam um Urias que foi sacerdote, pai de Meremote. Também no livro de Neemias, há o registro de um Urias que se colocou ao lado de Esdras durante a leitura da Lei (Ne 8:4).
É muito provável que ambos os personagens acima foram a mesma pessoa. Particularmente creio que não há razões suficientes para tratá-los como sendo duas pessoas distintas. Entretanto, alguns poucos estudiosos acreditam que sejam duas pessoas diferentes.