Qual o Significado de 666 na Bíblia?

O significado de 666 tem sido discutido durante muito tempo. Esse número é mencionado no livro do Apocalipse, e aparece em conexão com a marca da Besta (Apocalipse 13:18). Diferentes interpretações sobre o significado do número 666 já foram propostas. A maioria delas não passa de mera especulação.

O que é o número 666?

O próprio texto bíblico informa o que é o número 666. Ele é o número da Besta, um número de homem, e representa seu nome. Mas ao mesmo tempo em que o texto bíblico afirma o que é o número 666, ele também esconde seu significado. Saiba o que é a Besta do Apocalipse.

Na verdade João deixa claro que se trata de um enigma ao dizer: “Aqui é preciso decifrar. Aquele que tem sabedoria calcule o número da besta [..]” (Apocalipse 13:18). O que o autor do Apocalipse fez neste texto foi usar uma técnica que gregos e judeus costumavam usar naquela época.

Nos tempos antigos, as letras do alfabeto também serviam como numerais, além de símbolos fonéticos. Devido a esse duplo uso das letras, era comum o emprego de números escondendo nomes em enigmas. Essa técnica era chamada pelos gregos de Isopsephia, e pelos judeus de Gimatriya. Em nossos dias ela é normalmente conhecida como Criptograma.

Sugestões de significado do número 666

Ao longo dos anos, vários nomes foram sugeridos na tentativa de decifrar o significado de 666 no Apocalipse. A tarefa é bastante complexa, pois é necessário pegar um determinado nome em grego, transliterar para o hebraico, para só então aplicar o valor numérico das letras e chegar à somatória 666.

O nome do imperador romano Nero César aparece como uma das principais sugestões. Ele foi um grande perseguidor do Cristianismo. Durante seu governo importantes líderes cristãos foram condenados à morte. Os apóstolos Pedro e Paulo estiveram entre os que foram mortos. O problema é que Nero já havia morrido quando o Apocalipse foi escrito. Porém, existia uma crença muito forte na época de que Nero ressurgiria dos mortos e lideraria uma grande invasão.

Tempos depois, quando Tito Flávio Domiciano assumiu o poder, alguns o identificaram como o Nero redivivo. Isto porque ele foi um perseguidor tão implacável quanto Nero. Domiciano era o imperador do Império Romano na época em que João escreveu o Apocalipse. Na verdade o próprio João estava exilado na ilha de Patmos por ordem dele.

Considerando todo esse contexto histórico, alguns intérpretes sugerem que Domiciano é a opção mais provável para o número 666. Ele foi alguém que imitou a impiedade de Nero. Além disso, com algumas variações, o nome de Tito Flávio Domiciano pode até se encaixar no número 666. Neste caso, então João estava fazendo uso de Gimatriya para se referir de forma velada ao imperador romano de sua época.

De qualquer forma, Domiciano realmente foi um perigoso inimigo da Igreja. Naquela época o culto ao imperador havia sido instituído no Império. Domiciano era cultuado como um imperador-deus. Muitos cristãos da Ásia Menor foram perseguidos e mortos por suas mãos.

A dificuldade em saber o significado de 666

Realmente muita gente já tentou calcular o que significa o número 666 no Apocalipse. Entretanto, é preciso admitir que nenhuma das possibilidades se mostrou definitivamente eficaz em decifrar o significado desse número. Sabemos apenas que com certeza os irmãos das sete igrejas da Ásia Menor não tiveram dificuldade alguma em entender o significado do número 666.

Portanto, seja qual for o significado primário desse número, ele ficou apenas entre aqueles cristãos. Além disso, esse significado se perdeu rapidamente, pois os pais da Igreja que viveram cerca de 100 anos depois que o livro do Apocalipse foi escrito, também não sabiam o significado exato do número 666.

O mais prudente é concluir que Deus não permitiu que ficasse claro para nós o significado do número 666. Pelo menos não no aspecto primário. Assim, não é possível afirmar com exatidão a identidade do homem que, naqueles dias, foi chamado por João pelo número 666.

Receber Estudos da Bíblia

O significado simbólico de 666

Mas quando se fala no significado de 666, também é preciso considerar as características do livro do Apocalipse. Esse livro não ficou restrito apenas aos cristãos do primeiro século. Ele abrange toda a dispensação da Igreja, mostrando o poder perseguidor de Satanás contra os seguidores de Cristo ao longo do tempo.

Com base nisso, talvez seja possível que esse número também tenha alguma aplicação a esses poderes perseguidores da Igreja ao longo dos séculos, e mesmo ao Anticristo escatológico. Por isto muitos intérpretes aplicam de forma interessante um raciocínio que considera a importância simbólica dos números no Apocalipse.

Eles observam a forma com que o número seis é aplicado na Bíblia. Enquanto o número sete aparece como sendo o número da perfeição, o número de Deus, o número seis aparece como sendo o número do homem, o número imperfeito e incompleto. Logo, a repetição “666” também pode ser uma referência de que o “6” nunca será “7”. Além disso, o número 6 no Apocalipse aponta para o juízo (ex. no sexto selo, sexta trombeta e sexta taça).

Outro fator a ser considerado é que todo o capítulo 13 do Apocalipse onde o número 666 é citado, foi escrito na estrutura do simbolismo. Isso significa que não é nenhum absurdo considerar o número 666 de forma simbólica.

Isso também pode explicar a frase utilizada por João: “Aqui há sabedoria. Aquele que tem mente calcule o número da Besta” (Apocalipse 13:18). Essa expressão não se refere a um estudo matemático ou a uma pesquisa cientifica. João fala que aqueles que são iluminados pelo Espírito Santo são capazes de entender a mensagem principal por trás do número 666, mesmo que desconheça sua aplicação primária. Com base no contexto do livro, essa mensagem principal não pode ser outra, a não ser um tipo de contraste entre Satanás e Cristo, entre o vencido e o vencedor.

O Anticristo e o número 666

Se o número 666 realmente tiver alguma ligação com o Anticristo final, então sob esse aspecto ele pode significar a natureza desse homem iníquo que surgirá no final da presente era. Nero e outros governantes ímpios apenas tipificaram esse último governante.

O Anticristo será mais poderoso e perverso que todos eles. Mas por mais que ele pareça ser poderoso e invencível, ele jamais passará de um simples homem. O homem mais temido que o mundo conhecerá, será um “6”, e nunca será um “7”. Saiba mais sobre quem será o Anticristo.

Assim, o número da Besta é falha, sobre falha, sobre falha. Seja como for, o correto é evitar as especulações, e se calar onde a Bíblia se cala. Com tudo, a mensagem mais importante sobre o significado de 666 é que o número da Besta é número de homem, e fatalmente está condenado ao fracasso. Saiba mais sobre o que é a marca da Besta mencionada na Bíblia.

Tag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close