Quem foi Tito? Conheça a Biografia de Tito
Tito foi um cristão de origem grega que exerceu um papel de destaque nos primeiros anos da Igreja Cristã. Ele é mencionado no Novo Testamento, e é conhecido principalmente pela epístola escrita por Paulo que leva o seu nome.
Quem foi Tito?
Tito foi um dos companheiros do apóstolo Paulo e um dos líderes mais importantes no início da Igreja Primitiva. Provavelmente ele também foi um filho na fé de Paulo, convertido em uma de suas pregações (Tt 1:4). Se considerarmos todas as referências sobre Tito, iremos perceber que Paulo depositava muita confiança em seu ministério.
No livro de Atos dos Apóstolos Tito não é citado. Porém, muito provavelmente nessa época ele já era um obreiro ativo na obra do Senhor. Tito é encontrado em referências nas epístolas de 2 Coríntios, Gálatas, 2 Timóteo e Tito.
Tito e Paulo
Podemos perceber que Tito também era instruído como um discípulo muito querido pelo apóstolo Paulo. O apóstolo se refere a Tito como “companheiro e cooperador”. Um fato interessante é que em Gálatas 2:3 diz que ele acompanhou Paulo e Barnabé em uma visita a Jerusalém. O objetivo era discutir com os apóstolos e líderes da Igreja, a controvérsia sobre os gentios cristãos em relação à Lei Mosaica.
Paulo era completamente contra a ideia de que os cristãos gentios fossem obrigados a passar pela circuncisão e executar outros ritos judaicos. O caso de Tito, que era gentio (grego), foi um exemplo em relação a essa discussão. Então a liderança da Igreja se reuniu em um concílio e os argumentos expostos por Paulo foram considerados. Com isso, ficou claro que o evangelho deveria ser pregado livremente tanto aos judeus como aos gentios. Nesse caso, os regulamentos judaicos não deveriam ser impostos aos cristãos (At 15:13-19).
Tito foi um dos obreiros líderes da Igreja Primitiva
Tito é mencionado oito vezes na Epístola de 2 Coríntios. Ele esteve presente em um momento complicado daquela igreja. É provável que Tito visitou Corinto pelo menos três vezes, sendo que em duas delas ele supervisionou a arrecadação para ajudar os irmãos pobres de Jerusalém.
Quando Tito chegou a Corinto, a situação da igreja era muito difícil, principalmente pela imoralidade e pela discórdia que causava facções entre seus membros. Então ele foi enviado para aquela igreja portando uma carta de Paulo com recomendações e exortações a respeito dessas situações. O sucesso dessa missão foi muito satisfatório, deixando Paulo animado com os resultados obtidos. Juntamente com outro irmão em Cristo, foi Tito quem levou a segunda Epístola aos Coríntios (2 Co 8:16-18).
Paulo levou Tito para a Creta, deixando-o ali para que completasse a sua obra. Ele deveria organizar a igreja naquela ilha e designar o presbitério (Tt 1:5). A posição eclesiástica de Tito em Creta foi parecida com a de Timóteo em Éfeso. Saiba também quem foi Timóteo na Bíblia.
Diferentemente de Timóteo que era uma pessoa mais branda, Tito provavelmente tinha uma personalidade mais forte e impunha grande liderança e firmeza em suas decisões. Com essas características, ele se encaixava bem na posição de trabalhar contra o paganismo dos habitantes da cidade de Creta e estabelecer a sã doutrina na comunidade cristã daquela cidade. Ele também foi o responsável por combater um possível início do gnosticismo ali.
Tito foi convocado a encontrar Paulo em Nicópolis após o envio de Ártemas ou Tíquico. Ele também foi designado a garantir que nada faltasse a Apolo, outro grande pregador do Evangelho da época (Tt 3:12,13).
É possível que em Nicópolis Tito tenha sido incumbido para uma missão evangelística na Dalmácia, a qual estava realizando quando Paulo escreveu a Epístola de 2 Timóteo (2 Tm 4:10). Acredita-se que ele tenha retornado para Creta, e permanecido ali como bispo da Igreja até uma idade avançada.
Curiosidades sobre Tito
- Tito foi possivelmente convertido em uma das pregações de Paulo.
- Ele era um obreiro de confiança de Paulo e foi um grande companheiro para ele.
- Tinha uma personalidade forte, habilidades de liderança e era firme e decidido.
- Alguns estudiosos acreditam na possibilidade de ele ter sido irmão de Lucas, mas não há evidências concretas disto.
- O apóstolo Paulo lhe escreveu uma carta com recomendações pastorais para auxiliá-lo em seu trabalho na cidade de Creta. Juntamente com as duas epístolas enviadas à Timóteo, essas obras são chamadas de Cartas Pastorais.
Esse estudo bíblicos é muito bom pra mim que estou começando agora. Quero passar adiante o que estou aprendendo nesse estudo.
É muito satisfatório e edificante conhecer as lutas desses dois grandes colaboradores de Pauto na difusão do santo evangelho do nosso Salvador Jesus Cristo….Timóteo e Tito. Tô gostando muito. A santa paz do Senhor Jesus Cristo a todos. Sou Juracy Moreira de Rio Branco no Acre Brasil.
e se estudo foi uma coisa muito incrível aprendi muito. obrigado vcs são de Deus
A PAZ A TODOS PELA MISERICORDIA DO TODO PODEROSO LEIO SIM A BIBLÍA QUERO DIZER AOS AMADOS QUE TENHO UMA ENCICLOPÉDIA DA VIDA DE JESUS QUE FALA QUE TITO FOI SIM UM GENERAL.GOSTO MUITO
DE PROCURAR ME APROFUNDAR- ME NAS ESCRITURAS BÍBLICA, NÃO DESPREZANDO OS DEMAIS IRMÃOS CEI SIM QUE TEM HOMEM DE DEUS INSPIRADOS PELO O ESPIRITO SANTO DE DEUS, TENHO O MAIOR ZELO PELA PALAVRA DO NOSSO PODEROSO DEUS, FIQUEM NA PAZ DO TODO PODEROSO PAI CELESTIAL,AMEM.
A Paz do nosso Senhor e Redentor Jesus Cristo, amado irmão Ademar Guimarães.
O General Tito Flávio Vespasiano Augusto foi o comandante das forças que devastaram Jerusalém no ano 70 d.C.
Tito, amigo de Paulo, citado no Novo Testamento é exatamente a pessoa que o riquíssimo texto do irmão Daniel Conegero, acima.
Os homônimos são apenas uma coincidência.
Que Deus continue te abençoando ricamente.
Seu irmão em Cristo.
Jerônimo Inácio Nunes – Brasília- DF
Importante mencionar TITO, foi um pregador corajoso, não se intimidou diante dos sábios pagãos da Ilha de Creta, falou a verdade sobre o EVANGELHO, não pensou em agradar ao mundo. Tito é um modelo que devemos seguir, não importa posição social, sabedoria fora do controle de JESUS, custe o que custar, JESUS é o caminho a verdade e a vida. No meio de tantos sábios, TITO tomou a liderança e gritou o nome do único DEUS e mostrou que não adiantava aquele povo que tinha vários deuses, continuar nessa cegueira e dureza de coração.