Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
O Que Significa Boa Medida, Recalcada, Sacudida e Transbordante?

O Que Significa Boa Medida, Recalcada, Sacudida e Transbordante?

Muita gente tem dúvida sobre o que significa a expressão “boa medida, recalcada, sacudida e transbordante” utilizada por Jesus. A confusão geralmente ocorre pelo fato desta frase quase sempre ser aplicada em apelos por ofertas e contribuições, ou no contexto de obtenção de bênçãos e vitórias.

Onde essa frase aparece na Bíblia?

Essa frase aparece no versículo 37 do capítulo 6 do Evangelho de Lucas. Esse capítulo narra alguns eventos importantes do ministério de Jesus, como cura de enfermos, a escolha dos doze apóstolos e um importante sermão, que incluiu até mesmo o uso de parábolas.

A frase que estamos estudando está dentro da seção do capítulo que registra o sermão de Jesus. Esse sermão registrado no Evangelho de Lucas lembra bastante o chamado “sermão da montanha” registrado no Evangelho de Mateus (caps. 5-7).

Os estudiosos discutem se ambos os sermões se referem à mesma ocasião do ministério de Jesus ou se foram pronunciados pelo Senhor em ocasiões diferentes. Se a primeira possibilidade estiver correta, então Lucas forneceu uma versão resumida do sermão registrado por Mateus. Já se a segunda possibilidade for a correta, então parece provável que Jesus tenha utilizado material semelhante em diferentes ocasiões de seu ministério.

No sermão registrado por Lucas, temos quatro bem-aventuranças, seguidas por quatro ais (Lc 6:20-26). Depois temos uma descrição do tipo de padrão de vida exigido dos cidadãos do reino de Deus, terminando com a aplicação da Parábola dos Dois Fundamentos (Lc 6:27-49).

Entre os versículos 27 e 31, Jesus adverte contra o sentimento vingativo, seguido com um ensino sobre a importância do amor ao próximo (vers. 32-36) e um alerta a respeito do julgamento imprudente (vers. 37,38). É justamente nessa última parte onde encontramos a frase da qual estamos falando.

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo (Lucas 6:37,38).

Receber Estudos da Bíblia

Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. O que isto significa?

Quando Jesus usou a expressão “boa medida, recalcada, sacudida e transbordante“, ele estava se referindo a figura de um mercado de cereais do Oriente Médio, mas também pode ser perfeitamente entendida com algo que todos nós conhecemos muito bem.

Quando é posto um determinado produto numa vasilha até a borda, apesar da vasilha parecer estar repleta com sua capacidade máxima, na verdade há ainda muito espaço nela. Para garantir que realmente a capacidade máxima da vasilha esteja sendo utilizada, é preciso “sacudir” e “prensar” o produto nela, completando-a com mais produto até que este se derrame pelas bordas da vasilha. Assim, a medida estará recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante.

Jesus ainda vai mais além dizendo que a medida transbordante “lhe será derramada em seu colo“. Isso é uma referência à algibeira, uma pequena bolsa costurada na roupa abaixo da cintura muito utilizada na época e que podia carregar uma boa quantidade grãos.

Com tudo isto, o que Jesus está dizendo é que quem dá generosamente, também receberá generosamente, com principal ênfase ao julgamento que nossas próprias ações nos levam a ser submetidos, isto é, “porque de acordo com a medida com que vocês medirem é que por sua vez serão medidos“.

Obviamente essa passagem não se refere especificamente a ofertas e contribuições, mas a algo ainda mais abrangente, isto é, o nosso padrão de vida e a forma com que nossas ações demonstram a generosidade esperada por um seguidor de Cristo diante das obrigações que temos tanto com o reino de Deus quanto com a necessidade de outras pessoas.

Também, de modo algum, essa frase pode ser aplicada num sentido de barganha com o próprio Deus como muitas vezes acontece, ou seja, quando alguém se propõe a fazer algo ou até mesmo contribuir objetivando um reembolso ainda maior.

Sobre isto, o apóstolo Paulo foi claro ao escrever que “o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (2 Coríntios 9:6,7).

Perceba que aquele que “semeia em abundância” é o mesmo que “dá com alegria“, ou seja, em nada tem a ver com quantidade ou valor, mas com o propósito sincero com que contribuímos com a obra do Senhor ou socorremos alguma necessidade.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico