Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas
Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas é o tema da lição 10 das Lições Bíblicas CPAD do 1º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Neste estudo bíblico falaremos sobre a mansidão que é característica na vida do verdadeiro cristão.
Texto Áureo: Efésios 4:1,2
Leitura Bíblica em Classe: Efésios 4:1-7
Introdução – Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas
Lições Bíblicas 1º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical
Na Bíblia encontramos várias passagens que falam explicitamente da mansidão, bem como muitos exemplos de homens que demonstraram um comportamento manso nas situações mais extremas.
Certamente a mansidão é uma qualidade necessária para evitarmos as mais variadas manifestações de dissensões, mas também é uma virtude que parece estar ausente na vida de muitos que se dizem cristãos.
Mansidão, o Oposto da Arrogância – Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas
Paulo, por mais de uma vez, exortou os cristãos sobre a importância da mansidão (1Co 4:21; 2Co 10:1; Gl 5:22; Gl 6:1; Ef 4:2; Cl 3:12; 1Tm 6:11; 2Tm 2:25; Tt 3:2). Quando escreveu aos cristãos da Galácia, o apóstolo mencionou a mansidão como sendo uma qualidade que compõe o fruto do Espírito.
Parece claro que, naquele contexto, tal qualidade está sendo aplicada pelo apóstolo principalmente no sentido de gentileza que os cristãos devem demonstrar uns para com os outros.
Essa virtude é o oposto direto da agressividade que forma a base das dissensões. Algumas pessoas confundem seu significado entendendo se tratar de uma fraqueza ou um tipo de passividade que leva a covardia, porém ser manso de forma alguma é ser fraco ou covarde, mas se impor da maneira correta.
Escrevendo aos efésios, o apóstolo Paulo enfatizou a necessidade da unidade entre os cristãos, e mencionou a mansidão, ao lado da humildade e longanimidade, como virtudes fundamentais do caráter cristão, que precisa estar de acordo com a vocação com que os redimidos foram chamados (Ef 4:1,2). Para entender melhor esse assunto, recomendamos a leitura do texto sobre o que é mansidão e qual o significado na Bíblia.
Evitando as Pelejas e Contendas – Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas
Se aqueles que são guiados pelo Espírito Santo vivem uma vida de mansidão, por outro lado os que andam segundo as concupiscências da carne demonstram um comportamento completamente contrário. Tais pessoas vivem uma vida marcada por conflitos, contendas e pelejas.
Falando sobre quais são as obras da carne, Paulo citou uma lista de vícios que estão diretamente ligados a rivalidade em seus diferentes aspectos (Gl 5:19-21), sendo eles: contendas, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, heresias e inveja.
Perceba que tais vícios contemplam a rivalidade do tipo mais grosseiro. É interessante que o apóstolo começou mencionando as contendas, uma palavra que traz no original o conceito de inimizade e hostilidade.
Quando alguém tem uma vida que transborda hostilidade, naturalmente o que se segue são as disputas, emulações, explosões de ira, dissensões, etc.
Dentre esses terríveis vícios, também podemos destacar as pelejas. O termo grego utilizado pelo apóstolo transmite o sentido de ambições egoístas que se revelam, principalmente, na cobiça pelo poder. Quando os homens são movidos por motivos egoístas todo tipo de comportamento reprovável relacionado à rivalidade se revela.
Bem-Aventurados os Mansos – Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas
O ensino bíblico é muito claro ao afirmar que o cristão genuíno deve ser manso, humilde e se abster de qualquer tipo de contenda, pois este pertence a uma unidade: a verdadeira Igreja de Cristo.
Em Colossenses 3:12 lemos que o povo escolhido de Deus deve se revestir de “profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”. Esse é o mesmo ensino expresso em Efésios 4:1-7, não como uma repetição escrita pelo mesmo apóstolo, mas como uma adição e detalhamento sobre as qualidades que os crentes verdadeiros devem revelar em suas vidas.
Obviamente surge a pergunta sobre como podemos ter mansidão em nossas vidas. Sobre isso, tanto o texto de Efésios 4 quando de Gálatas 5 deixa claro que essa qualidade não possui origem em nós mesmos, mas é gerada em nós pelo Espírito Santo.
Nosso Senhor, no Sermão da Montanha, repetiu as palavras do salmista Davi que dizem “os mansos herdarão a terra” (Mt 5:5; cf. Sl 37:11), uma sentença maravilhosa que coloca os verdadeiros seguidores de Cristo como participantes da promessa que se cumprirá, em toda sua plenitude, após a volta de Jesus no novo céu e nova terra, o universo renovado e purificado, na qual habitará a justiça para sempre conforme o apóstolo Pedro escreveu em sua epístola (2Pe 3:13; cf. Ap 21:1ss).
Conclusão – Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas
Como cristãos verdadeiros, devemos entender que nosso Deus cuida de nós. Não precisamos mergulhar em discórdias, ou nos render às ambições egoístas da carne, pois sabemos que nossos direitos não estão assegurados por nossas próprias capacidades, mas unicamente pela graça de Deus.
Sabemos que os mansos preferem sofrer o agravo do que afligi-lo (1Co 6:7), pois estes encontram seu refúgio no Senhor. Precisamos aprender com o mártir Estêvão, que mesmo na hora de sua morte demonstrou mansidão para com seus algozes (At 7).
Devemos seguir também o exemplo de Abraão, que ao invés de entrar em disputas, deixou que seu sobrinho Ló fizesse a primeira escolha, uma escolha que aos olhos humanos parecia muito melhor (Gn 13:7-18).
Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito – Como o Crente Pode Vencer a Verdadeira Batalha Espiritual Travada Diariamente EBD CPAD | Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas.
Muito obrigado meu amigo por essa oportunidade de emcentiva a aprender mais sobre Deus Deus abençoe sua vida