O Que Significa Seio de Abraão na Bíblia?

A expressão “seio de Abraão” é aplicada na Bíblia no texto que registra a história do rico e Lázaro. O rico era um homem ostentoso, enquanto Lázaro era um mendigo. Quando ambos os homens morreram, eles se acharam em realidades completamente diferentes (Lucas 16:19-31).

O rico foi levado ao Hades, que neste caso significa um lugar de tormento. Já o mendigo Lázaro foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Diante desse texto, muita gente acaba tomando a expressão “seio de Abraão” de uma forma completamente equivocada.

Uma das interpretações mais conhecidas sobre isto, diz que o seio de Abraão é um lugar intermediário onde as almas dos crentes que morrem ficam aguardando a ressurreição de seus corpos. Nesse caso, este lugar não seria o Céu, mas um tipo de sala de recepção.

Obviamente este tipo de interpretação é fantasioso e não tem base bíblica. A Bíblia diz que quando os redimidos morrem, eles vão diretamente estar Cristo (Filipenses 1:23). Mas então o que significa o seio de Abraão na Bíblia?

Receber Estudos da Bíblia

O que é o seio de Abraão na Bíblia?

A expressão “seio de Abraão” é utilizada na Bíblia exclusivamente no texto de Lucas. Mas no Talmude, essa mesma expressão aparece como uma representação do Céu. Isto indica que apesar de não ser comum na Bíblia, “seio de Abraão” era uma expressão hebraica conhecida dos judeus.

Já o significado dessa expressão no relato de Jesus é muito claro, e implica a ideia de felicidade e bem-aventurança. Portanto, “seio de Abraão” significa um favor especial, uma posição de honra (cf. João 1:18).

Em outras ocasiões Jesus também conectou a figura de Abraão com o destino final dos salvos. Ele falou da bem-aventurança eterna como uma grande festa em que os redimidos se assentam à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus (Mateus 8:11).

Aqui basta lembrar que Abraão não é visto na Bíblia apenas como o grande patriarca dos judeus. Ele também é considerado como o pai espiritual de todos os crentes (Romanos 4:11). Conheça também a história de Abraão.

Além disso, naquela época as refeições eram servidas numa mesa baixa com um sofá ao centro e outros sofás à direita e à esquerda da mesa formando um “U”. Cada sofá acomodava três pessoas. As pessoas que vinham à mesa ficavam reclinadas sobre o cotovelo esquerdo. O lugar de maior honra era a posição central na cabeceira da mesa. Depois, o segundo lugar em importância era o esquerdo, seguido pelo direito.

Então, ao utilizar a expressão “seio de Abraão”, Jesus estava se referindo a uma cena em que o mendigo era o convidado de honra num banquete ao lado de Abraão, o principal patriarca dos judeus.

É nítido o contraste pretendido por Jesus ao utilizar a expressão “seio de Abraão”. Aquele mendigo que desejava receber simplesmente as sobras da mesa do homem rico, agora é visto em um lugar de destaque reclinado sobre o peito de Abraão no banquete celestial. Assim também fazia o apóstolo João quando se assentava à mesa com o Senhor Jesus (João 13:25).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

5 Comentários

  1. Graça e paz!
    Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor. Porém, por causa de vocês, é muito mais necessário que eu continue a viver.
    Filipenses 1:23‭-‬24 NTLH

    Ao meu ver acima esta declaraçao é feita por Paulo e não por Cristo, sendo assim ao ter escrito este estudo fiquei em dúvida.SE NAO HA UM LUGAR DE “ESPERA” por assim dizer, qual o sentido de Jesus voltar e haver o julgamento de vivos e mortos, quando o seu texto informa que REMIDOS irão em seguida a morte, para Jesus?
    Pq Paulo informa que haverá a ressurreição de mortos para depois haver o arrebatamento.
    Então…. Fiquei sem entender ou me perdi?!

    Sds

    Michelle

    1. Olá Michelle! Você mesmo respondeu sua pergunta. Após a morte, a alma do redimido vai estar com Deus. No entanto, ele ainda aguarda a ressurreição de seu corpo (agora glorificado) e a consumação plena do propósito de Deus na História da redenção.

  2. Professor, a explicação é muito bonita, porem oque tem haver a expressão de Jesus (estou sendo atormentado) com a mesa já que se trata de um banquete? Jesus apresenta o rico sendo atormentado por um fogo, querendo até ser resfriado pelo dedo de lazaro molhado na lingua, eu acho essa narrativa de Jesus um pouco incoerente com uma mesa de banquete, que é difício a interpretação não tenho duvidas, mas a história contada não condiz com o texto, me desculpe preciso descordar.

    1. Olá Juliano! Você está confundindo as condições em que se encontravam Lázaro e o rico. Lázaro estava no seio de Abraão, e não o rico. O homem rico estava num lugar de tormento enquanto podia contemplar Lázaro ao lado de Abraão na bem-aventurança eterna.