O Que Significam as Siglas A.C. e D.C.?

As abreviações A.C e D.C significam, respectivamente, “antes de Cristo” e “depois de Cristo”. Essas abreviações em português dizem respeito ao sistema de datação ocidental utilizado atualmente no mundo inteiro. A.C. e D.C. são equivalentes às siglas B.C. e A.D. A sigla B.C. abrevia a expressão inglesa before Christ, “antes de Cristo”. Já a sigla A.D. abrevia a expressão latina Anno Domini, “ano do Senhor”.

A.C. e D.C. eram siglas usadas nos tempos bíblicos?

Nos tempos bíblicos esse não era o sistema de calendário adotado, ou seja, obviamente não havia essa designação A.C. e D.C. Hoje é que nós olhamos para a história registrada na Bíblia e classificamos os eventos registrados no Antigo Testamento como pertencentes a A.C. e os eventos registrados no Novo Testamento como pertencentes a D.C.

No Antigo Testamento, por exemplo, é bastante complicado falar sobre calendário, pois diferentes povos possuíam seus próprios sistemas de marcação de datas. Como se não bastasse isso, também havia calendários específicos para determinadas finalidades, como calendários civis, calendários religiosos etc. Além disso, alguns calendários eram lunares enquanto outros eram solares.

Já no tempo do Novo Testamento o sistema de datação que era utilizado oficialmente era o Calendário Juliano, criado por Júlio César em 46 A.C. Esse calendário tinha uma estrutura muito semelhante ao calendário que utilizamos hoje, pois serviu de base para ele. Como no período do Novo Testamento o Império Romano era quem dominava toda aquela região, esse era o calendário que estava em vigor no império durante a vinda de Cristo, apesar de que os judeus ainda possuíam seu próprio calendário. Saiba mais sobre o Calendário Judaico.

O Calendário Juliano, em combinação com outros métodos de datação, também foi utilizado pelos primeiros cristãos; isso permaneceu assim por muito tempo. Somente após 1582 foi que o Calendário Juliano acabou sendo substituído por um novo sistema que tinha a finalidade fazer certos ajustes e correções na forma de datação.

Esse calendário ficou conhecido como Calendário Gregoriano, e foi promulgado pelo Papa Gregório XIII. Esse novo sistema foi adotado progressivamente pelos países ao longo de pelo menos três séculos.

A partir de quando se considera uma data D.C.?

Essa é uma pergunta que muita gente tem dúvida, pois existe certa confusão. As pessoas às vezes confundem se D.C. deve ser contado com base no ano de concepção e nascimento de Jesus Cristo ou com base no ano de sua morte. Talvez essa confusão tenha relação com a sigla equivalente A.D.

Algumas pessoas em países de língua inglesa pensam equivocadamente que A.D. é a abreviação de after death, que significa “depois da morte”. Por isso comumente alguém pensa que os eventos considerados como sendo “depois de Cristo” ocorreram após a data de sua morte.

Mas nós vimos que A.D. não é uma abreviação de uma expressão inglesa, mas de uma expressão latina, Anno Domini que se refere especificamente ao ano em que o Senhor Jesus Cristo foi concebido; ou para outros, o ano em que Ele nasceu. Seja como for, o entendimento correto é que D.C. se refere aos acontecimentos que ocorreram após o nascimento de Jesus.

Então quando falamos, por exemplo, que o livro do Apocalipse foi escrito provavelmente por volta do ano de 95 D.C., estamos dizendo que ele foi escrito aproximadamente 95 anos após a concepção e nascimento de Jesus. Saiba mais sobre quando Jesus nasceu.

O sistema A.C. e D.C. é anterior ao Calendário Gregoriano. A classificação A.D., Anno Domini, foi desenvolvida muito antes pelo monge Dionísio, do século 6, ao trabalhar em alguns cálculos sobre a Páscoa; e já no século 8 alguns autores usavam a designação A.C. para se referir aos eventos anteriores ao Anno Domini. No entanto, embora o Anno Domini que é o equivalente ao D.C. em português já fosse popular no século 9, foi somente depois do século 15 que a designação A.C., do latim Ante Christum, tornou-se comum.

A.C. e D.C. ou A.E.C e E.C?

O sistema de classificação A.C. e D.C. desde que surgiu sempre teve o propósito de tornar a encarnação de Jesus Cristo como o ponto que divide a história mundial. Então mais recentemente tem surgido um movimento que tenta substituir essas siglas por outras.

Esse movimento propõe trocar A.C. e D.C. por A.E.C. e E.C. Essas siglas significam, respectivamente, “antes da era comum” e “era comum”. Na verdade essas novas siglas já são utilizadas por muitos autores.

O objetivo, segundo os defensores dessa mudança, é usar uma classificação desprovida de conotação religiosa, pois segundo eles Jesus não é o Senhor de outras religiões. Mas o que os adeptos desse novo sistema não podem negar é que a distinção entre “antes da era comum” e “era comum” ocorre justamente pelo tempo em que Cristo viveu.

Receber Estudos da Bíblia

Há erro no sistema A.C. e D.C.?

Depois de um tempo que o conceito de Anno Domini foi estabelecido, os estudiosos perceberam que Dionísio cometeu um erro de alguns anos em seu cálculo. Consequentemente, descobriu-se que o ano de nascimento de Jesus ocorreu antes do que foi proposto por Dionísio.

Com base em eventos históricos e o próprio contexto e pano de fundo descrito nos Evangelhos, os estudiosos acreditam que o erro cometido por Dionísio foi de quatro a seis anos. Um dos principais eventos que apontam para isso é o fato de que Herodes teria morrido no ano 4 A.C. Esse foi o Herodes que ordenou a matança dos meninos com idade inferior a dois anos (Mateus 2:16).

O objetivo de Herodes era conseguir matar o Senhor Jesus Cristo. Então obviamente em 4 A.C. Jesus já havia nascido e era um garoto com menos de dois anos. Portanto, acredita-se que Jesus nasceu entre 6 e 4 A.C., por mais que isso pareça estranho para nós.

Para terminar, aqui vale lembrar algo importante. Os anos classificados como A.C. são contados de forma decrescente. Já os anos classificados como D.C. são contados de forma crescente. Isso significa que um evento ocorrido em 586 A.C. é mais recente que um evento ocorrido em 600 A.C. Isso parece fácil, mas às vezes confunde algumas pessoas. Também fale saber que não existe o ano zero. Então o ano 1 A.C. é imediatamente seguido pelo ano 1 D.C.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar