O Que Significa “Alguns Sem Saber Hospedaram Anjos”?

A Bíblia diz que alguns, sem saber, hospedaram anjos. Isso significa um indicativo da extensão e importância da hospitalidade. Foi o escritor de Hebreus quem escreveu: “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber hospedaram anjos” (Hebreus 13:2).

No capítulo 13 de Hebreus o escritor bíblico faz uma exposição acerca de certos deveres sociais e espirituais que devem estar presentes na conduta cristã. Nos primeiros versículos, o autor enfoca a expressão do amor na vida em sociedade. Ele fala desse amor e suas implicações éticas e práticas, em diferentes aspectos.

Primeiro, o escritor de Hebreus fala da necessidade do amor entre os irmãos na fé. Assim ele escreve: “Seja constante o amor fraternal” (Hebreus 13:1). O autor chama a atenção para a responsabilidade que todo cristão possui de cuidar uns dos outros.

Mas imediatamente em seguida ele traz ao texto mais uma extensão desse amor: a hospitalidade. Se no primeiro versículo ele incentiva o amor para com os irmãos, agora ele também diz que esse mesmo amor deve ser estendido de forma prática para com os estranhos. Ele diz que o cristão deve se importar com aqueles que precisam de abrigo e alimento.

Ao dizer que alguns “sem o saber hospedaram anjos”, obviamente o autor tem em mente a hospitalidade aos desconhecidos. É possível que aqui estejam inclusos tanto cristãos (talvez fugitivos de perseguições) quanto não cristãos.

Naquela época a questão da hospitalidade era muito mais complicada do que na atualidade. As viagens eram muito demoradas e desgastantes. Como não existiam hotéis, restavam apenas estalagens. As estalagens eram caras, frequentemente não tinham vagas, além de serem conhecidas pela insegurança. Por isso os viajantes dependiam muito da hospitalidade de moradores locais para ter um abrigo.

Depois, o autor bíblico também diz que esse amor deve se estender aos encarcerados; além de ser revelado no apoio aos que são maltratados (Hebreus 13:3). A ideia principal nesses versículos é que o amor deve ser expresso de forma prática entre os crentes, mas também deve romper as fronteiras do círculo cristão. Essas atitudes de certo modo servem para revelar o Evangelho de Cristo e trazer glória a Deus.

Receber Estudos da Bíblia

Quem hospedou anjos na Bíblia?

Quando o escritor de Hebreus diz que alguns “sem o saber hospedaram anjos”, possivelmente ele está se referindo a alguns exemplos bíblicos de quando isso ocorreu. O livro de Gênesis registra a ocasião em que Abraão e Sara hospedaram três homens. Dois deles eram anjos, e um era uma manifestação pré-encarnada do próprio Senhor (Gênesis 18:1-15). No começo Abraão não sabia quem eram os três homens; somente mais tarde ele descobriu o quão ilustres eram seus hóspedes.

Depois, os mesmos dois anjos que, em forma humana, foram recebidos por Abraão, partiram para a cidade de Sodoma onde vivia Ló. Ali o sobrinho do patriarca também os acolheu (Gênesis 19:1-22).

Alguns comentaristas também incluem na lista daqueles que hospedaram anjos Gideão e Manoá, o pai de Sansão. Na verdade esses dois homens receberam a visita do Anjo do Senhor que interagiu com eles durante um tempo sem que sua identidade fosse revelada (Juízes 6:11-24; 13:6-20). Nesses dois casos o que ocorreu foi uma teofania, isto é, uma revelação visível do próprio Deus (assim como ocorreu no já citado caso de Abraão).

Aqui é importante entender que o escritor bíblico não está afirmando que quem pratica a hospitalidade acabará hospedando anjos em algum momento. Na verdade seu objetivo nem mesmo é usar os exemplos de pessoas que hospedaram anjos como um incentivo maior para que o cristão cumpra seu dever social quanto à hospitalidade.

Ao dizer que alguns hospedaram anjos sem saber, o escritor de Hebreus aponta para a grandeza e a proporção inesperada que um simples ato de bondade pode alcançar. Também vale lembrar que a palavra anjo significa “mensageiro”. Talvez isso nos faça pensar que embora nunca hospedemos anjos no sentido literal, muitas vezes uma pessoa que, por ventura, acolhemos, acaba se mostrando ser um mensageiro de bênção para nossas vidas. Saiba mais sobre quem são os anjos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close