Qual o Significado de Anatote na Bíblia?

Anatote era uma aldeia que ficava localizada próxima da cidade de Jerusalém, distante uns cinco quilômetros. Para alguns intérpretes, o nome Anatote significa “resposta à oração”. Esse significado é derivado da forma como o profeta Isaías usa esse termo num jogo de palavras em conjunção com a palavra hebraica para “resposta” (Isaías 10:30).

Outros estudiosos, porém, sugerem que o significado de Anatote pode ter a ver com o nome de Anate, uma deusa cananita. Nesse caso, o nome Anatote seria um indicativo de que talvez naquele lugar houvesse culto a essa divindade cananita antes de os israelitas ocuparem todo aquele território.

Anatote ficou conhecia na Bíblia principalmente por ter sido a terra de Abiatar, sumo sacerdote no tempo do rei Davi; e também a terra natal do profeta Jeremias (1 Reis 2:26; Jeremias 1:1). Inclusive, para muitos estudiosos o profeta era descendente de Abiatar. Seja como for, em Anatote o profeta Jeremias nasceu e pronunciou algumas de suas profecias.

A história bíblica também nos informa que dois guerreiros de Davi eram de Anatote. Abiezer, um dos valentes de Davi, e Jeú, que se uniu a Davi em Ziclague, são identificados como anatotitas (2 Samuel 23:27; 1 Crônicas 12:3).

Onde ficava Anatote

Geograficamente, Anatote estava situada no território da Tribo de Benjamim. Mas a vila acabou sendo data aos levitas, filhos de Arão, como parte das quarenta e oito cidades que foram outorgadas ao povo da tribo de Levi que não teve parte na distribuição do território da Terra Prometida. Por esse motivo, em Anatote viveram levitas de família sacerdotal, como Jeremias.

Jerusalém ficava a sudeste de Anatote, enquanto que Micmás ficava ao norte. Os arqueólogos identificaram Anatote com os restos de uma antiga aldeia que ficava nas proximidades da moderna cidade de Anata. Essa aldeia ficou estabelecida durante muitos séculos, desde os tempos do Antigo Testamento até pelo menos o século 7 d.C.

Se essa localização estiver correta, então Anatote ficava numa área em que é possível ter uma boa visão do Mar Morto e das terras da Transjordânia. Por estar numa região alta, ali os ventos vindos do deserto sopram com intensidade.

Receber Estudos da Bíblia

Anatote na profecia de Jeremias

O texto bíblico diz que o Senhor falou a Jeremias instruindo-o a comprar um campo em Anatote que havia pertencido aos seus antepassados (Jeremias 32). Jeremias tinha o direito de adquirir a propriedade das mãos de seus parentes. Dessa forma, ele comprou o campo em Anatote por dezessete ciclos de prata.

Essa foi uma ordem muito significativa. Naquele tempo, Jerusalém estava cercada pelo exército do rei Nabucodonosor. O rei Zedequias, que governava Judá, havia aprisionado Jeremias, pois não aceitava o fato de que ele profetizava a queda de Jerusalém diante dos babilônios.

Mas ao ordenar que Jeremias comprasse o campo em Anatote, Deus também estava anunciando que apesar dos duros anos de exílio viriam por causa do pecado, Ele haveria de restaurar aquela terra fazendo subir a ela um remanescente fiel.

Inclusive, Deus ordenou que Jeremias guardasse o contrato de compra do campo em Anatote num vaso de barro para que pudesse ser conservado por muito tempo como um sinal de que o seu povo compraria novamente casas, campos e vinhas naquelas terras. Em outras palavras, a promessa do Senhor dizia que os judeus remanescentes possuiriam novamente a sua terra histórica, e poderiam voltar a ter uma vida normal ali.

Essa profecia foi cumprida após o exílio. Quando Zorobabel retornou a Jerusalém, havia em seu grupo 128 homens de Anatote (Esdras 2:23). No tempo de Neemias, o texto bíblico diz que os benjamitas mais uma vez ocuparam aquele lugar (Neemias 11:32).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar