Quem é o Anjo Gabriel na Bíblia?

Gabriel é um anjo importante que assiste diretamente diante da presença de Deus. O anjo Gabriel sempre aparece na Bíblia em momentos decisivos na história da redenção. Em algumas ocasiões ele foi o mensageiro de Deus que anunciou a vinda do Messias.

O significado do nome Gabriel tem sido interpretado de diferentes formas. O significado mais provável é “homem de Deus”, no sentido de “poderoso de Deus”; mas alguns intérpretes também sugerem “Deus é poderoso” ou “Deus mostrou-se forte”. Gabriel é um dos dois únicos anjos mencionados nominalmente na Escritura Sagrada. O outro é o arcanjo Miguel (cf. Daniel 10:13,21; Judas 9; Apocalipse 12:7).

O anjo Gabriel na Bíblia

O anjo Gabriel entra em cena na narrativa Bíblia no livro de Daniel. Num primeiro momento ele apareceu para explicar ao profeta a visão do carneiro e do bode (Daniel 8:16). Depois, Gabriel mais uma vez se encontrou com o profeta Daniel para anunciar e interpretar a profecia das 70 semanas (Daniel 9:21-27). O objetivo principal dessa profecia foi anunciar a vinda do Messias que se daria depois de quase cinco séculos.

Praticamente 500 anos depois de ter aparecido ao profeta Daniel, o anjo Gabriel foi enviado à cidade de Jerusalém para anunciar o nascimento de João Batista ao sacerdote Zacarias, seu pai (Lucas 1:11,12).

Nessa mesma época ele também foi até Nazaré da Galileia para anunciar a Maria o nascimento miraculoso de Jesus por obra e graça do Espírito Santo (Lucas 1:26-38). Alguns intérpretes sugerem que talvez também tenha sido ele quem falou em sonho com José tranquilizando-lhe acerca da concepção de Jesus (Mateus 1:20-25). Mas o texto Bíblico não revela o nome desse anjo; por isto nada pode ser afirmado nesse sentido. Conheça a história de José, pai adotivo de Jesus.

Da mesma forma especulativa, outros pensam que Gabriel também é o anjo que sofreu oposição do príncipe da Pérsia quando trazia uma resposta de Deus ao profeta Daniel (Daniel 10:13-21). No entanto, mais uma vez o texto Bíblico não identifica nominalmente quem foi esse anjo; dessa forma não é possível afirmar que era o anjo Gabriel.

Como é o anjo Gabriel?

Como todo anjo, Gabriel é um ser espiritual que possui inteligência e capacidade moral, isto é, ele possui pessoalidade. Apesar dos seres angélicos serem espíritos, portanto incorpóreos, a Bíblia diz que eles possuem o poder de se manifestar de forma visível. Entenda quem são os anjos.

O anjo Gabriel se manifestou dessa forma quando apareceu aos homens de Deus na Bíblia. Apesar de não fornecer muitos detalhes, Daniel diz que Gabriel foi apresentado diante dele como “com aparência de homem”. A construção da expressão usada no idioma original do texto de Daniel transmite o sentido de “um homem poderoso”. Daí vem o provável significado do nome Gabriel como sendo “homem de Deus”.

O profeta escreve que quando Gabriel se aproximou dele, ele ficou amedrontado a ponto de cair no chão e perder os sentidos (Daniel 8:17-18). Algo semelhante também ocorreu com Zacarias. Ao ver o anjo Gabriel posto em pé à direita do altar do incenso, ele ficou perturbado e apavorado (Lucas 1:12). Mas Gabriel logo lhe tranquilizou dizendo que não ficasse com medo. A jovem Maria também ficou perplexa quando o anjo Gabriel apareceu diante dela (Lucas 1:29). Conheça também a história de Maria, mãe de Jesus.

Tudo isso indica que a aparência de Gabriel em forma manifestada, certamente é gloriosa. Mas isto não significa que todo esse esplendor tem origem nele próprio. Gabriel, assim como todos os outros santos anjos de Deus, proclama e reflete em certa medida a glória de seu Criador.

Receber Estudos da Bíblia

Qual é a função do anjo Gabriel?

Gabriel é um mensageiro de Deus, assim como os demais anjos. Sempre que aparece na Bíblia ele nunca é dono da mensagem, mas apenas o porta-voz dela. Mas a Bíblia parece indicar que Gabriel ocupa uma posição honrada entre os anjos.

O anjo Gabriel se apresentou a Zacarias dizendo: “Eu estou na presença de Deus” (Lucas 1:19). É verdade que o próprio Jesus afirma que todos os santos anjos estão na presença de Deus e contemplam seu rosto (Mateus 18:10).

Mas ao mesmo tempo a Escritura afirma que existe alguma hierarquia entre os anjos, embora não forneça maiores informações sobre isso. Então Gabriel pode muito bem ser um dos sete anjos que estão na presença de Deus para um serviço especial (cf. Apocalipse 8:2).

Apesar de ser um anjo poderoso que desempenhou uma função importante no plano de redenção, Gabriel jamais deve ser visto além do que ele realmente é. Gabriel é um anjo criado por Deus e que está a seu serviço. Ele jamais deve ser adorado e também não recebe orações. Nossa oração deve ser direcionada diretamente ao Pai por intermédio de Jesus Cristo (cf. Romanos 8:34).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close