Quem é o Anjo Rafael? Há Um Arcanjo Rafael na Bíblia?

Segundo tradições judaicas e alguns círculos do cristianismo, Rafael é um dos sete anjos que assistem na presença do Senhor. Por isso ele também é chamado de arcanjo Rafael. Mas o anjo Rafael não é citado na Bíblia hebraica. Por esse motivo a teologia reformada não aceita nenhuma doutrina sobre a existência de um anjo chamado Rafael.

Rafael não aparece na Bíblia?

Para responder a pergunta se um anjo chamado Rafael aparece ou não na Bíblia, é preciso considerar uma breve história da formação do cânon bíblico. A Bíblia cristã é formada pela Bíblia hebraica (que é o Antigo Testamento) e pelo Novo Testamento. Nem no Antigo Testamento hebraico e nem no Novo Testamento cristão um anjo denominado como arcanjo Rafael é mencionado.

Mas no período intertestamentário muitas obras literárias judaicas foram escritas. Daí quando a Bíblia hebraica foi traduzida para o grego na chamada Septuaginta, alguns desses livros acabaram sendo incluídos nessa tradução. A popularidade da Septuaginta foi muito grande por causa do domínio do idioma grego naquele tempo. Por isso nos dias da Igreja Primitiva a Septuaginta era muito utilizada pelos cristãos.

Quando o cânon da Bíblia Cristã foi oficializado pela Igreja, originalmente só foram contados na composição do Antigo Testamento aqueles livros que também foram reconhecidos pela tradição judaica como inspirados. Somente posteriormente algumas tradições cristãs reconheceram certos livros que foram escritos no período intertestamentário como canônicos. Entre elas estão as tradições católica e ortodoxa. Os cristãos protestantes não aceitam esses livros como inspirados.Saiba mais sobre como a Bíblia surgiu.

É justamente num livro rejeitado como inspirado pela tradição judaica e pela Igreja Reformada que o anjo Rafael é citado. A obra em questão é o livro de Tobias, que é aceito pelas Igrejas Católica e Ortodoxa e seu cânon. Por isto, católicos e ortodoxos irão dizer que o anjo Rafael aparece na Bíblia; enquanto protestantes dirão que não. Além do livro de Tobias, o apócrifo apocalíptico judaico de Enoque também faz menção de Rafael como um arcanjo.

O que esses escritos falam sobre o anjo Rafael?

No livro de Tobias o anjo Rafael toma a forma humana e se encontra com homem hebreu chamado Tobias, cujo pai havia ficado cego. Rafael se apresenta pelo nome de Azarias. Tobias até desconfia de sua origem, mas o arcanjo Rafael lhe fornece uma suposta genealogia, dizendo que seu pai se chamava Ananias (Tobias 5:15-19).

O livro diz que o anjo Rafael ajudou Tobias em seu caminho. No rio Tigre Tobias conseguiu pescar um peixe que havia lhe atacado. Então Rafael lhe ordenou que preservasse o coração, o fígado e o fel do peixe. Durante a viagem Tobias acabou ficando noivo de uma mulher chamada Sara, que na realidade era sua prima. Essa mulher era atormentada por um demônio que matava seus maridos na noite de núpcias.

Aconselhado pelo anjo Rafael, Tobias queimou o coração e o fígado do peixe na noite de núpcias para espantar o demônio para longe. Depois, quando ele voltou para casa, Tobias ungiu os olhos de seu pai com o fel do peixe e o homem foi curado (Tobias 6:7,8). O anjo Rafael desapareceu e Tobias não teve mais contato com ele.

Já no apócrifo de Enoque, o arcanjo Rafael é citado ao lado de Gabriel, Miguel e Fanuel (Uriel) como sendo um os quatro maiores anjos (Enoque 9; 10; 40). Depois ele também é citado como um dos sete principais anjos. Segundo esse livro, sua função seria presidir sobre os espíritos dos homens (Enoque 20:3).

Receber Estudos da Bíblia

Existe um arcanjo Rafael ou não?

Aqui é bom saber que o conteúdo do livro de Enoque tem sérios problemas quando analisado à luz das Escrituras. Ele traz idéias completamente contraditórias com a Palavra de Deus.

Quanto ao livro de Tobias, ele também é um dos mais contestados pela teologia reformada por registrar informações que se chocam com as doutrinas bíblicas. O próprio comportamento de Rafael não é comparável ao comportamento de nenhum outro anjo de Deus citado em qualquer parte do Antigo ou do Novo Testamento. Mas esse livro é considerado útil do ponto de vista histórico e cultural.

Com relação aos anjos, no cânon hebraico do Antigo Testamento e no cânon do Novo Testamento, os únicos anjos de Deus citados nominalmente são Miguel e Gabriel. Inclusive, Miguel é o único arcanjo mencionado em toda bíblia, que em nenhuma parte traz a palavra “arcanjo” no plural. Então antes de falarmos sobre um arcanjo Rafael, biblicamente nem mesmo sabemos se de fato existem outros arcanjos além de Miguel. Saiba mais sobre os tipos de anjos.

Mas sabemos que realmente há um número muito grande de anjos. Assim como o anjo Gabriel e o arcanjo Miguel, provavelmente esses anjos também possuem nomes. O nome Rafael no hebraico significa “Deus cura”. Além disso, de fato antigas tradições judaicas já falavam sobre um anjo chamado Rafael. Então não é impossível que realmente exista um anjo com esse nome. Mas não podemos afirmar isto e muito menos formar qualquer doutrina nesse sentido. Como foi dito, além de Gabriel e Miguel a Bíblia não informa o nome de nenhum outro anjo do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close