Antropologia Bíblica (Teológica): O Que é a Doutrina do Homem?

Antropologia bíblica é a disciplina teológica que se ocupa de estudar de forma sistemática o que a Bíblia diz sobre o homem. A palavra antropologia tem origem em dois termos gregos e significa “estudo do homem”. Então a antropologia teológica nada mais é do que a doutrina bíblica do homem.

Mas é importante não confundir a antropologia teológica com a antropologia geral. A antropologia geral é o estudo cientifico que tem o homem como objeto de análise valendo-se de todas as ciências que tratam de sua origem, natureza e potencialidades – isso inclui a constituição e história da humanidade, a estrutura e características fisiológicas e psíquicas do homem, e seu desenvolvimento etnológico, cultural, linguístico e religioso.

Já a antropologia bíblica se preocupa exclusivamente acerca do que a Bíblia revela acerca do homem. Como bem define o teólogo sistemático Louis Berkhof, a antropologia teológica ocupa-se unicamente do que a Bíblia diz a respeito do homem e da relação em que ele está e deve estar com Deus. A antropologia teológica só reconhece a Escritura como a sua fonte, e examina os ensinamentos da experiência humana à luz da Palavra de Deus.

De forma geral, a antropologia adotada pela comunidade cientifica não possui qualquer consideração pelo ensino bíblico acerca do homem. Em outras palavras, a antropologia geral normalmente se fundamenta em teorias que negligenciam totalmente a antropologia bíblica.

Quais os pontos principais da antropologia bíblica?

A antropologia bíblica considera o ensino das Escrituras acerca do homem desde o relato da criação até o relato da consumação final. Então a antropologia teológica identifica e extrai de todo esse ensino seus pontos fundamentais, de modo a apresentar uma visão ampla e ao mesmo tempo bem organizada do homem à luz da Palavra de Deus.

Entres esses pontos principais enfatizados na antropologia bíblica, podemos destacar:

  • A criação e desenvolvimento do homem – Qual a origem do homem? Como ele foi criado? Qual o significado teológico da criação do homem? A Bíblia ensina a unidade da raça humana?
  • A natureza do homem – Qual a constituição do homem? O que a Bíblia tem a dizer sobre os elementos da natureza humana? Como a parte material, corpo, e a parte imaterial, alma/espírito, se relacionam na unidade que é o homem? Existe diferença entre alma e espírito de acordo com a Bíblia?
  • A dignidade do homem – Qual é o valor da vida humana? Esse valor é intrínseco ou derivado? Como o homem é diferente de todas as demais criaturas de Deus? O que significa dizer que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus?
  • A condição do homem – Por que Deus criou o homem? Qual o sentido da vida humana? Qual deve ser a atitude do homem diante do Criador? O homem pode se relacionar com Deus?

Também é importante entender que a antropologia bíblica jamais deve ser tomada de forma isolada de outras matérias teológicas. Na verdade a antropologia bíblica só pode ser tratada e compreendida adequadamente quando devidamente articulada com outras doutrinas do estudo bíblico, como por exemplo, a teontologia (o estudo de Deus), a hamartiologia (o estudo do pecado), a soteriologia (o estudo da salvação), a escatologia (estudo das últimas coisas) etc.

Receber Estudos da Bíblia

Qual a importância da antropologia teológica?

Estudar a origem da humanidade sob a base da doutrina bíblica do homem é particularmente útil não apenas para entendermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos, mas também para sabermos por que fomos criados e qual o significado da nossa existência neste mundo como parte do propósito maior de Deus.

Além disso, a antropologia bíblica não fala apenas de nós enquanto criaturas, mas fala de Deus, nosso Criador. Então em última análise, mesmo estudando a doutrina do homem somos conduzidos ao conhecimento acerca de Deus. Além disso, sem a antropologia bíblica é impossível entender adequadamente nossa condição diante do Senhor – especialmente no que diz respeito à miséria do pecado – e o valor, significado e abrangência da obra da redenção em Cristo.

Finalmente, a antropologia teológica é fundamental para qualquer noção correta da dignidade humana. Somente é capaz de conferir o valor adequado à vida humana aquele que enxerga o homem como uma criatura de Deus criada à Sua imagem e semelhança.

Há muitos grupos que ao mesmo tempo em que alegam protestar em favor da defesa dos direitos humanos, rejeitam completamente os princípios bíblicos acerca de quem é o homem. Então claro que é uma incoerência, pois se alguém anula a antropologia bíblica e ainda assim alega defender os direitos e a dignidade do homem, na verdade essa pessoa defende simplesmente a dignidade de um ser que surgiu de forma aleatória e não possui qualquer significado ou propósito em sua vida.

Porém, quando olhamos para a dignidade humana à luz da doutrina do homem expressa na Bíblia, percebemos que essa dignidade é estabelecida não pela futilidade da mente de um suposto ser evoluído, mas pelo ato criador de Deus. Sobre isso, R. C. Sproul explica que a sacralidade da vida humana não é inerente nem intrínseca; em vez disso, é derivada de Deus que lhe atribui valor. Isso pode ser percebido claramente no estudo da antropologia bíblica.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico