Aparecimentos de Jesus Após a Ressurreição

Após a ressurreição, sabemos que Jesus apareceu em diversas ocasiões aos seus discípulos antes de subir ao céu. Diante disso, muitas pessoas ficam confusas sobre quantas vezes Jesus apareceu em corpo ressurreto, e quais foram tais aparições.

De fato, não é tão simples mapear todas as aparições de Jesus após a ressurreição. Isto porque algumas descrições, aparentemente distintas, podem se referir aos mesmos eventos sendo descritos com detalhes diferentes.

De qualquer maneira, a Bíblia esclarece que Jesus apareceu aos seus discípulos por um período de quarenta dias, falando-lhes acerca do Reino de Deus (Atos 1:1-3). Logo, existe a grande possibilidade de que muitas dessas aparições não foram descritas nos textos bíblicos, o que resulta na impossibilidade de chegarmos ao número exato de aparecimentos após a ressurreição.

Portanto, neste estudo bíblico, apresentaremos cada um dos aparecimentos de Jesus após a ressurreição descritos no Novo Testamento. Mencionaremos também todos os detalhes importantes para facilitar uma melhor compreensão der tais eventos.

Antes de tudo, é interessante considerarmos a descrição do túmulo vazio presente nos quatro Evangelhos (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-12; João 20:1-9).

Receber Estudos da Bíblia

Atividades de Jesus após ressuscitar

A seguir, temos a lista das aparições de Jesus após a ressurreição:

  1. No domingo da ressurreição, Jesus apareceu a Maria Madalena no jardim onde ficava o sepulcro em Jerusalém. Essa aparição está registrada no Evangelho de Marcos 16:9-11 e no Evangelho de João 20:11-18.
  2. No mesmo dia, Jesus também apareceu em Jerusalém a Maria Madalena e a outra Maria. Essas mulheres iam apressadamente contar aos discípulos que Jesus havia ressuscitado. Muitos intérpretes consideram que essa aparição seja a mesma relatada no tópico anterior, sendo apenas de uma perspectiva diferente, ou seja, é possível que Marcos e João não tenham citado a outra Maria, enquanto Mateus o fez. A referência bíblica está no Evangelho de Mateus 28:9-10.
  3. Também no mesmo dia, Jesus apareceu a dois discípulos no caminho para Emaús. Na ocasião, Jesus caminhou com eles, porém eles não O reconheceram até o momento do partir do pão. Esse acontecimento está registrado no Evangelho de Marcos 16:14 e no Evangelho de Lucas 24:13-32.
  4. Ainda no domingo da ressurreição, Jesus apareceu a Pedro em Jerusalém. Dos quatro Evangelhos, o Evangelho de Lucas é o único que registra esse detalhe (Lucas 24:34). Entretanto, o apóstolo Paulo, escrevendo sua Primeira Epístola aos Coríntios, também menciona tal aparição (1 Coríntios 15:5).
  5. Jesus também apareceu aos dez discípulos numa casa em Jerusalém ainda no domingo da ressurreição. Esse evento está registrado no Evangelho de João 20:19-25 (cf. Marcos 16:14; Lucas 24:36-43). O discípulo que estava ausente na ocasião era Tomé.
  6. Uma semana depois, Jesus apareceu aos onze discípulos numa casa, também em Jerusalém. Apesar das portas estarem trancadas, Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Foi nessa aparição que Jesus repreendeu a incredulidade de Tomé que havia estado ausente na aparição anterior. O Evangelho de João registra os detalhes (João 20:26-31; cf. Marcos 16:14; Lucas 24:36-43; 1 Coríntios 15:5).
  7. Uma das aparições mais interessante de Jesus após a ressurreição ocorreu no Mar da Galileia algum tempo depois. Ali Ele apareceu a sete discípulos que estavam pescando. Esse evento está registrado no Evangelho de João 21:1-25. João descreve que as sete pessoas em questão eram: Simão Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos que não tiveram seus nomes revelados.
  8. Já num monte na Galileia, Jesus apareceu aos onze discípulos. Esse evento está registrado no Evangelho de Mateus 28:16-20 e no Evangelho de Marcos 16:15-18. As descrições contidas em ambos os Evangelhos são os textos mais detalhados do que ficou conhecido como “A Grande Comissão”.
  9. Jesus também apareceu a mais de quinhentas pessoas de uma só vez. Esse evento é citado pelo apóstolo Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios 15:6. Não se sabe exatamente onde ocorreu essa aparição, nem mesmo depois de quanto tempo após o domingo da ressurreição.
  10. O apóstolo Paulo também menciona uma aparição de Jesus particularmente a Tiago (1 Coríntios 15:7).
  11. Antes de Sua ascensão ao céu, Jesus apareceu aos Seus discípulos no Monte das Oliveiras, quarenta dias após o dia da ressurreição (cf. Lucas 24:44-51; Atos 1:3-9; 1 Coríntios 15:7).
  12. Por fim, mesmo após a Sua ascensão ao céu, Jesus apareceu por último ao apóstolo Paulo. Essa aparição é amplamente documentada no livro de Atos dos Apóstolos (capítulos 9:1-19; 22:3-16; 26:9-18). Ainda escrevendo aos Coríntios, o próprio Paulo falou sobre esse momento tão fundamental na oficialização de seu apostolado (1 Coríntios 15:7). Esse aparecimento ocorreu no caminho para Damasco.
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar