Quem Foi o Apóstolo Tiago?

Dois dos doze apóstolos de Jesus tinham o nome de Tiago. Um era o apóstolo Tiago, filho de Alfeu, e o outro era chamado de Tiago, filho de Zebedeu. Do primeiro não se sabe praticamente nada sobre sua história e biografia, enquanto que do último se tem mais informações.

Quem foi o apóstolo Tiago, filho de Alfeu?

Tudo o que se sabe de concreto sobre esse apóstolo Tiago é que seu pai se chamava Alfeu (Mateus 10:3; Atos 1:13). O pai do apóstolo Mateus também é identificado pelo nome de Alfeu, mas não é possível provar que se trata da mesma pessoa, o que resultaria no fato de ambos os apóstolos serem irmãos.

Sem dúvida ele é a pessoa identificada pelo evangelista Marcos como “Tiago, o menor” (Marcos 15:40). A expressão “o menor” traduz o grego ho mikros, que literalmente significa “o pequeno”. Essa descrição pode ser em referência a sua estatura ou um indicativo de que ele era mais jovem que o outro apóstolo Tiago.

É possível também que ele seja o discípulo mencionado em Mateus 27:56; Marcos 16:1; e Lucas 24:10. Caso isso realmente esteja correto, então o nome de sua mãe era Maria, uma das mulheres que seguiam o Senhor Jesus e estavam presentes na ocasião da crucificação.

Receber Estudos da Bíblia

Quem foi o apóstolo Tiago, filho de Zebedeu?

O apóstolo Tiago, filho de Zebedeu, era um pescador de profissão antes de seguir o Senhor Jesus (Mateus 4:18-22; Marcos 1:16-20; Lucas 5:10). Ele era irmão de outro apóstolo, João, e provavelmente sua mãe se chamava Salomé (cf. Mateus 20:20; Marcos 15:40; 16:1). Conheça a biografia do apóstolo João.

Como o apóstolo Tiago é mencionado quase sempre antes de João, acredita-se que ele tenha sido o mais velho. Zebedeu, seu pai, tinha condições para contratar empregados, e seu irmão, João, era conhecido do sumo sacerdote, o que provavelmente indica que eles faziam parte de uma família próspera e respeitada socialmente (cf. Marcos 1:20; João 18:16).

Tiago sempre aparece em companhia de Pedro e João, formando o grupo de discípulos mais próximo do Senhor Jesus. Talvez estes três discípulos tinham compreendido de uma forma um pouco mais profunda, quando comparado aos demais, a verdade acerca do Messias. De qualquer forma, ele estava presente em ocasiões muito significativas durante o ministério de Jesus, como na ressurreição da filha de Jairo, na transfiguração e na oração no Getsêmani (Marcos 5:33; 9:2; 14:33). Saiba também quem foi o apóstolo Pedro.

Em certa ocasião Jesus apelidou Tiago e João de “Boanerges”, que significa “filhos do trovão”, provavelmente porque que os dois irmãos tinham um comportamento intempestivo. Isto parece ficar claro quando eles se ofereceram para orar pedindo que Deus destruísse uma vila samaritana (Lucas 9:54).

Os dois irmãos também solicitaram a Jesus uma posição privilegiada no reino do Messias, e tal atitude foi de certa forma repreendida por Jesus e ainda causou indignação entre os demais discípulos (Marcos 10:35-41). Na mesma ocasião, Jesus lhes disse que eles deveriam tomar do cálice Ele também estava prestes a tomar. Grande parte dos estudiosos entende que essa foi uma referência ao sofrimento que os apóstolos teriam de enfrentar, e no caso específico de Tiago, uma indicação do tipo de morte violenta que ele experimentaria.

O apóstolo Tiago foi o primeiro dos apóstolos a sofrer martírio. Ele foi executado à espada por ordem de Herodes Agripa I, em aproximadamente 44 d.C. (Atos 12:1,2). Por isto o apóstolo Tiago não deve ser confundido com o outro Tiago que aparece nos capítulos seguintes do livro de Atos liderando a Igreja em Jerusalém. Para entender melhor, saiba quem são os homens com o nome de Tiago na Bíblia.

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close