O Que Significa o Argueiro no Olho na Bíblia?

O significado bíblico de “argueiro” indica basicamente um cisco ou uma pequena mancha. Então, quando a Bíblia fala acerca do argueiro no olho, isso quer dizer um pequeno cisco que pode atrapalhar a visão. Essa situação é usada como figura de um comportamento faltoso.

A palavra argueiro é usada em algumas traduções bíblicas de dois textos do Novo Testamento (Mateus 7:3-5; Lucas 6:41,42). Nesses textos, a palavra argueiro traduz o termo grego karphos que transmite a ideia de algo “seco”.

Portanto, o argueiro podia ser um ramo seco, ou seja, um pequenino pedaço de palha (palhiço). Essa palavra também pode ser aplicada para se referir a um resíduo ou uma pequena mancha. É por isso que várias traduções bíblicas trocam a palavra “argueiro” pela palavra “cisco”; enquanto algumas outras também trazem a palavra “mancha”.

Receber Estudos da Bíblia

O argueiro no olho

O que desperta a curiosidade das pessoas a respeito do significado de argueiro, é justamente a forma como essa palavra aparece num discurso do Senhor Jesus Cristo. Em sua conhecida série de discursos no Sermão da Montanha, Jesus falou sobre a incoerência das pessoas que se incomodam com o argueiro no olho do outro, enquanto elas próprias possuem uma viga em seus olhos (Mateus 7:3-5).

É fácil perceber que Jesus procurou estabelecer um contraste entre um argueiro, isto é, um cisco, e um pedaço de viga. A palavra “viga” — ou “trave” em algumas traduções — traduz o termo grego dokos que, em sua raiz, comunica o sentido de sustentar. Portanto, Jesus contrasta um pequeno cisco com uma viga ou trave de sustentação.

Quando uma pessoa possui um grande pedaço de viga em sua visão, jamais ela pode ser capaz de conseguir tirar o pequeno cisco que atrapalha a visão do seu irmão. A ideia é que não faz sentido uma pessoa tentar corrigir uma falha em outra pessoa, quando ela própria possui uma falha ainda maior. Algumas pessoas se incomodam muito com a deformidade dos outros, e não enxergam que elas próprias possuem uma deformidade muito mais grave.

Na verdade, quem tenta tirar o argueiro do olho do seu irmão, enquanto ignora a trave que está em seu próprio olho, acaba vivendo na hipocrisia. Portanto, é preciso tirar primeiro a trave do próprio olho, antes de querer reparar no cisco que está no olho da outra pessoa.

Inclusive, Jesus usou essa ilustração num contexto em que falou a respeito do julgamento. Mas Isso não significa que Jesus proibiu seus seguidores de julgar. Ao contrário disso! Muitas vezes é necessário julgar, mas é esperado que os seguidores de Cristo pratiquem o julgamento correto ao qual, eles próprios, se submetem (Mateus 7:5). Para tirar o argueiro do olho de alguém, primeiro é preciso enxergar o suficiente; primeiro é preciso eliminar a viga que bloqueia a própria visão.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar