Bartimeu Era Cego de Nascença? Como Ele Ficou Cego?

A Bíblia não diz que Bartimeu era cego de nascença. Ela também não informa como Bartimeu ficou cego, caso ele não tenha nascido com essa deficiência. Na verdade há pouquíssimas informações sobre a vida pessoal de Bartimeu, então é natural que não tenhamos respostas exatas para perguntas assim.

Até existem muitas interpretações populares que especulam a natureza da cegueira de Bartimeu. Mas a questão é que nenhuma delas conta com qualquer apoio escriturístico ou possui alguma evidência histórica ou tradicional.

Para se ter uma ideia, um desses contos populares envolvendo Bartimeu diz que ele era filho de um general insurgente que foi executado pelos romanos. Por algum motivo, a pena imposta por Roma não teria se resumido apenas ao suposto general Timeu, mas também teria recaído sobre seu filho que acabou tendo seus olhos cegados por ordem das autoridades romanas.

Muito provavelmente versões como esta contada acima, tiveram origem simplesmente na curiosidade das pessoas em querer saber mais sobre Bartimeu – especialmente no que diz respeito ao motivo de sua cegueira. Mas ninguém tem o direito de ir além do que as informações bíblicas e históricas nos dizem, pois isso resulta num relato inventado e fantasioso.

Inclusive, algumas pessoas têm a coragem de citar obras antigas como fontes literárias para suas estórias. Por isso é possível encontrar por aí até quem explique como Bartimeu ficou cego citando, por exemplo, o historiador judeu Flávio Josefo. Mas é claro que provavelmente essas pessoas nunca leram Flávio Josefo.

É verdade que Josefo fala de um Timeu em uma de suas obras, mas essa pessoa nada tem a ver com o pai do cego que Jesus Cristo curou em Jericó. O Timeu citado por Flávio Josefo era um historiador grego.

Receber Estudos da Bíblia

É mais provável que Bartimeu era cego de nascença ou não?

Realmente é difícil dizer. Em algumas traduções bíblicas em português temos a impressão de que é mais provável que Bartimeu não era cego de nascença.

Por exemplo: na versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) lemos: “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora” (Marcos 10:51,52).

A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) segue a mesma ideia: “O que é que você quer que eu faça? — perguntou Jesus. Mestre, eu quero ver de novo! — respondeu ele. Vá; você está curado porque teve fé! — afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho” (Marcos 10:51,52).

Por outro lado, a versão Almeida Revista e Corrigida (ARC) traz: “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” (Marcos 10:51,52).

O que acontece é que a frase original grega não é tão simples assim. Os eruditos dizem que a expressão grega empregada no texto bíblico expressa a ideia de que Bartimeu levantou os olhos e enxergou – num ato de recuperar a visão que estava perdida. Mas isso não é suficiente para esclarecer se essa visão foi perdida ao longo de sua vida ou se ela já esteve perdida desde o seu nascimento.

Em seu Comentário Expositivo do Evangelho de Marcos, o teólogo R. C. Sproul deixa essa questão aberta ao destacar que após a palavra pronunciada por Jesus, Bartimeu foi capaz de ver, talvez pela primeira vez.

É importante saber como Bartimeu ficou cego?

Definitivamente não! O importante é que, independentemente de saber se Bartimeu era cego de nascença ou não, essa especulação não diminui em nada o milagre realizado por Jesus. Se a Bíblia não diz como Bartimeu ficou cego, então é porque essa informação não é relevante para a história.

O ponto principal no episódio envolvendo Bartimeu não é a natureza de sua doença; mas é a revelação da autoridade de Cristo, o Filho de Davi, ao restaurar a visão daquele pobre homem.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar