Qual o Significado de Beltessazar na Bíblia?

Beltessazar foi o nome dado ao profeta Daniel quando ele foi levado cativo para a Babilônia. O significado do nome Beltessazar é discutido entre os estudiosos. Muitos acreditam que esse nome seja uma transliteração em hebraico do nome babilônico Balatusu-usur que significa “proteja a vida dele” ou “proteja sua vida”.

É interessante notar que nesse caso o nome da divindade é omitido, ou seja, o nome babilônico não faz referência explicita a uma divindade, mas alguns sugerem que a divindade poderia ser Bel ­– uma designação comum na mesopotâmia para se referir a vários deuses.

Por que Daniel foi chamado de Beltessazar?

Os povos antigos tinham o costume de trocar nomes para fazer referência a certas divindades ou para expressar melhor certas qualidades, experiências ou condições de vida de uma pessoa. Isso também acontecia com alguns exilados que eram transportados de suas nações subjugadas.

Em alguns casos esses exilados recebiam novos nomes que serviam para designá-los na vida civil da nova nação em que eram levados. Isso era mais comum acontecer com pessoas notáveis que poderiam ser úteis ao reino soberano. Foi isso o que aconteceu com Daniel.

O profeta Daniel era um jovem promissor quando foi levado entre os cativos de Judá quando o rei Nabucodonosor da Babilônia conquistou Jerusalém. Ele fazia parte da linhagem nobre de Judá e foi levado juntamente com outros jovens para ser treinado na corte da Babilônia.

O nome Daniel no hebraico significa “Deus é meu Juiz”, e ao chegar a Babilônia ele recebeu do chefe dos oficiais do imperador o nome de Beltessazar. Embora fosse um nome de origem pagã, não era um falso deus dos caldeus quem protegia sua vida naquela terra estranha, mas era o verdadeiro Deus possuidor dos céus, da terra e de tudo o que neles há.

Daniel também não foi o único a receber nomes babilônicos. A Bíblia também registra que os amigos de Daniel que vieram de Judá receberam novos nomes. Hananias, Misael e Azarias foram chamados de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, respectivamente (Daniel 1:7).

Mas o mais importante é entender que embora aqueles jovens estivessem numa terra estranha, numa cultura estranha e sendo chamados por nomes estranhos, eles não se corromperam perante os falsos deuses babilônios, mas permaneceram firmes em seu compromisso com o Deus da aliança.

O nome Beltessazar na Bíblia

O nome Beltessazar é mencionado pelo menos dez vezes no livro de Daniel no Antigo Testamento. Em nenhum outro livro da Bíblia esse nome se repete. Daniel 1:7 é o texto bíblico que relata a ocasião em que o jovem profeta recebeu esse nome na Babilônia. Com exceção de Daniel 1:7 e Daniel 10:1, todas as outras vezes em que o nome Beltessazar aparece na Bíblia, isso acontece na porção aramaica do texto do livro de Daniel.

Por fim, outro ponto importante que deve ser observado é que o nome Beltessazar não deve ser confundido com o nome Belsazar. É realmente muito comum que as pessoas confundam esses dois nomes.

Mas enquanto o primeiro, como vimos, refere-se ao profeta Daniel, o segundo refere-se ao neto do rei Nabucodonosor que foi co-regente com Nabonido, seu pai, no trono da Babilônia. Na noite em que a Babilônia foi conquistada pelo exército medo-persa do rei Ciro, Belsazar estava dando uma festa profana. Naquela mesma noite o rei Belsazar foi morto.

Fechar