Quem Foram Bezalel e Aoliabe?

Bezalel foi o famoso artesão do Tabernáculo. Ele foi capacitado pelo Espírito de Deus para poder fazer tudo quanto deveria ser feito de acordo com a ordem do Senhor. Já Aoliabe foi o assistente de Bezalel. Aoliabe também contou com a capacitação divina.

A Bíblia não diz muito sobre quem foi Bezalel e nem fornece detalhes biográficos sobre a história de Aoliabe. Os textos bíblicos apenas destacam o importante papel desempenhado por esses dois homens escolhidos por Deus. Juntos, Bezalel e Aoliabe ensinaram outros artífices e lideraram a obra de construção do Tabernáculo.

Quem foi Bezalel?

A Bíblia diz que Bezalel era filho de Uri e pertencia à tribo de Judá (Êxodo 31:1). Possivelmente Bezalel foi neto de Hur, o auxiliar de Moisés que sustentou as mãos do legislador hebreu juntamente com Arão (Êxodo 17:10-12).

O nome Bezalel é aramaico e significa “na sombra de El (Deus)”. Alguns estudiosos enxergam alguma conexão entre o significado de seu nome e o episódio em que seu ancestral ajudou a sustentar as mãos de Moisés durante a batalha em Refidim contra os amalequitas. Parece que mesmo antes de Bezalel se envolver na obra do Tabernáculo ele já era um artífice.

Quem foi Aoliabe?

De acordo com o livro de Êxodo, Aoliabe era filho de Aisamaque e pertencia à tribo de Dã (Êxodo 31:6). O nome Aoliabe significa “o pai é minha tenda”. Aoliabe ficou marcado na história de Israel como o homem indicado por Deus para ajudar Bezalel na construção do Tabernáculo.

Assim como Bezalel, Aoliabe também foi habilitado pelo Espírito de Deus para realizar sua tarefa na obra do Tabernáculo. Além dos textos relacionados à construção do Tabernáculo, nenhuma outra informação é dada sobre Aoliabe.

Receber Estudos da Bíblia

Deus chama Bezalel e Aoliabe

A participação de Bezalel e Aoliabe na construção do Tabernáculo aconteceu devido à ação divina. Isso significa que foi Deus quem escolheu Bezalel e Aoliabe para executar aquela missão tão honrada. O texto bíblico diz que Deus falou com Moisés e lhe revelou que Ele havia chamado esses dois homens de forma especial.

Provavelmente Bezalel e Aoliabe já eram artesãos antes do episódio envolvendo a obra do Santuário. Eles foram chamados de “artífices dotados”, e isso parece sugerir uma habilidade previamente desenvolvida.

Como já foi dito, Bezalel era o artífice chefe na construção do Tabernáculo no deserto. Sobre ele, e seu auxiliar Aoliabe, a Bíblia diz: “Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Ur, da tribo de Judá; e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, par elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores. Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã” (Êxodo 31:1-5).

Então Bezalel e Aoliabe foram dotados pelo Espírito de Deus de grande habilidade para fazer “toda obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador em tecido azul, roxo e vermelho e em linho fino, e a do tecelão; sim, toda sorte de obra e a elaborar desenhos” (Êxodo 35:35).

O trabalho de Bezalel e Aoliabe

Aqui vale lembrar que todas as instruções sobre como deveria ser o Tabernáculo, em seus mínimos detalhes, foram dadas por Deus a Moisés. Então coube a Bezalel e Aoliabe a responsabilidade de desenhar cada parte do Tabernáculo exatamente de acordo com o plano divinamente revelado a Moisés. Além disso, eles também receberam a habilidade de ensinar a outros israelitas as habilidades necessárias para a fabricação dos utensílios do Tabernáculo (Êxodo 35:30-35).

Como Bezalel era o artífice chefe, era dele a mais alta autoridade relacionada à obra do Tabernáculo. Por isso ele é citado como sendo o responsável direto pela fabricação de todas as várias partes do Tabernáculo. A Bíblia diz que ele fez a Arca da Aliança, o propiciatório que cobria a Arca, a mesa dos pães, o candelabro de ouro, o altar de incenso, o altar do holocausto, a bacia de bronze e até o primeiro óleo da unção (Êxodo 37:1-38:1-8). Então parece que os demais artesãos estiveram mais ocupados no trabalho dos itens estruturais do Tabernáculo, como a confecção das cortinas, das portas, a fabricação das colunas, a modelagem das molduras etc. Conheça mais sobre as biografias dos principais personagens da Bíblia.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar