O Que Significa “Buscai ao Senhor Enquanto se Pode Achar”?

A declaração “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).

Buscai ao Senhor

O convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” foi feito através do ministério do profeta Isaías. Esse convite faz parte de uma seção do livro de Isaías que fala do plano de Deus para restauração e salvação do seu povo. Além disso, é nessa seção que está registrada a referência mais clara do livro ao ministério do Messias. O capítulo 53, por exemplo, traz uma exposição profunda acerca da obra de Cristo como o Servo sofredor.

Por causa da misericórdia e graça de Deus, através da obra redentora do Messias, todos são convidados a vir buscar a Deus. Esse convite é feito a todos que tem sede e fome das coisas espirituais (cf. Isaías 55:1).

Todas essas pessoas são convidadas a virem às águas e a comprarem alimento sem dinheiro. A frase “vinde e comprai sem dinheiro” é um paradoxo claro (Isaías 55:1). Isso significa que a possibilidade dessa busca não está na capacidade humana em buscar e encontrar a Deus, mas na graça divina onde Deus se permite ser encontrado por aqueles que o buscam. A salvação é um dom gratuito que não se fundamenta nos méritos humanos (Mateus 11:28; Romanos 10:13; Tito 3:5). Saiba o que é a salvação pela graça.

Enquanto se pode achar

O convite “buscai ao Senhor” está aberto, mas definitivamente demorar a buscá-lo não é uma opção prudente. Por isso há o consequente alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que é ao mesmo tempo reconfortante, “buscai ao Senhor”, e também aterrorizante, “enquanto se pode achar”.

Sim, chegará o momento em que esse convite será retirado; que a porta será fechada; que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Durante seu ministério Jesus falou claramente sobre isso. Na Parábola das Dez Virgens a porta foi fechada para as virgens que não estavam prontas para a chegada do noivo (Mateus 25:1-13). Na Parábola das Bodas o rei destruiu aqueles que rejeitaram o convite para sua festa (Mateus 22:1-14).

Realmente não haverá uma segunda chance quando terminar o tempo do convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”. Daí o conselho do apóstolo Paulo é tão apropriado: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).

Receber Estudos da Bíblia

O que implica o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”?

Esse convite certamente envolve a fé e o arrependimento verdadeiro. No processo da salvação fé e arrependimento andam juntos. É impossível haver genuína fé sem arrependimento, e arrependimento sincero sem fé verdadeira.

Aquele que busca ao Senhor através da fé, necessariamente deverá reconhecer sua pecaminosidade diante do Deus que é santo. Isso porque não há como buscar o santíssimo e justo Deus sem um abandono dos pensamentos maus e dos caminhos pecaminosos.

É por isso que imediatamente após o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” segue a indispensável exortação: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7).

Aquele que escuta verdadeiramente o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, ao crer em Deus tão logo ele reconhece suas falhas e iniquidades. Ele entende que é incapaz de agradar ao Senhor por suas próprias forças, e que não pode resolver o problema dos seus próprios pecados. Então, com fé e arrependimento, ele suplica pelo perdão de Deus e repousa na promessa de sua misericórdia que o perdoa abundantemente.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar! Qual tem sido sua postura diante desse convite? Não demore em perceber como é incalculavelmente preciosa a disponibilidade da graça no dia de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close