O Que é o Capacete da Salvação?

O capacete da salvação significa a segurança da salvação que protege a mente do crente das dúvidas e medos lançados por Satanás. Confiando plenamente na fidelidade de Deus, todo cristão verdadeiro pode ser confortado com a certeza de sua salvação; e isto é fundamental na batalha espiritual durante esta vida terrena.

O apóstolo Paulo fala sobre o capacete da salvação ao exortar os cristãos de Éfeso acerca da urgência em vestir a armadura espiritual que Deus concede ao crente. Assim ele escreve: “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito; que é a Palavra de Deus” (Efésios 6:17).

Por que Paulo usou a figura do capacete da salvação?

Ao falar do desafio cristão frente às forças das trevas, o apóstolo Paulo trata desse conflito como uma verdadeira guerra contra os principados e potestades espirituais do mal que governam este mundo tenebroso (Efésios 6:12). Então nesse contexto ele usa a armadura de um soldado de infantaria pronto para a batalha como figura da armadura espiritual dada por Deus que capacita o crente durante toda sua vida cristã. Um dos elementos dessa armadura é justamente o capacete da salvação.

O apóstolo também combina essa analogia com uma passagem do Antigo Testamento. Nela o profeta Isaías fala figuradamente do Senhor usando o capacete da salvação em Sua cabeça (Isaías 59:17). O interessante é que Paulo empresta essa referência para revelar que Deus concede esse capacete da salvação aos seus soldados eleitos.

Um dos elementos dessa armadura é justamente o capacete da salvação. O capacete é fundamental na proteção da cabeça de um soldado. Nos tempos antigos o capacete de um soldado era geralmente feito de ferro, bronze e couro. Esse equipamento de segurança era amplamente usado, pois no campo de batalha a cabeça de um soldado era sempre um alvo muito procurado por seus inimigos.

O capacete da salvação na guerra espiritual

Tal como numa guerra física, na batalha espiritual Satanás e suas hostes tentam a todo custo atacar os seguidores do Senhor Jesus. Nesse cenário a mente do cristão é sempre seu alvo mais cobiçado. Satanás tenta lançar dúvidas e maus pensamentos na mente do cristão com a finalidade de corrompê-la, fazendo-o se apartar da simplicidade que há em Cristo (2 Coríntios 11:1-3). Ele procura desencorajar o crente no que diz respeito à segurança da salvação em Cristo Jesus.

Mas o capacete da salvação protege o cristão genuíno dessas incertezas. Por isso Paulo diz: “E tomem o capacete da salvação”. Em seu Comentário do Novo Testamento, W. Hendriksen observa que o verbo grego traduzido como “tomem” também pode significar “aceitem”.

A ideia então é que assim como o capacete era aceito pelo soldado das mãos do oficial responsável pela distribuição dos equipamentos de combate, também a salvação, e tudo relacionado a ela, é dom gratuito de Deus; inclusive a fé por meio da qual a aceitamos (Efésios 2:8).

Aqui devemos nos lembrar que o capacete da salvação é parte integrante da armadura de Deus; ou seja, é parte da armadura que pertence a Deus e que Ele concede graciosamente como uma dádiva aos redimidos.

Receber Estudos da Bíblia

O capacete da salvação protege no presente e conforta sobre o futuro

Efésios 6:17 não é a única vez que Paulo fala da salvação usando a figura de um capacete. Em 1 Tessalonicenses 5:8 ele diz que os cristãos devem vestir o capacete da esperança da salvação.

Mas por que em um texto Paulo fala sobre o “capacete da salvação” e em outro ele fala sobre o “capacete da esperança da salvação”? Isto acontece porque na vida cristã a salvação é tanto uma realidade presente, com a experiência das bênçãos provindas decorrentes dela; quanto uma esperança futura, com a certeza de que Deus completará a boa obra que começou (Efésios 2:8; Filipenses 1:6).

O capacete da salvação inclina a mente do crente à certeza de que sua redenção eterna é uma obra de Deus e repousa na fidelidade de Suas promessas e na imutabilidade de Seu caráter conforme registrado nas Escrituras.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar