Qual o Significado da Chave de Davi?

A chave de Davi significa o acesso ao Reino de Deus e à vida eterna. A Bíblia revela que Jesus é aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abrirá (Apocalipse 3:7). Nesse sentido, a figura da chave é símbolo de poder e autoridade.

Embora o versículo bíblico mais conhecido sobre a chave de Davi esteja no Novo Testamento, o significado da chave de Davi recua até o Antigo Testamento. Na verdade a apresentação de Cristo como sendo o portador da chave de Davi, relembra a promessa feita a Eliaquim. Em Isaías 22:22 lemos: “E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro; e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá”.

A chave de Davi no Antigo Testamento

Eliaquim, filho de Hilquias, foi um homem que serviu ao rei Ezequias como um mordomo fiel. Ele viveu num contexto histórico de turbulência no cenário político internacional. O Reino de Judá estava sendo ameaçado pela Assíria. Então ao invés de confiarem em Deus, líderes judeus estavam buscando aliança com o Egito. Um desses líderes era um homem chamado Sebna. Ele fazia uso de sua posição para propósitos egoístas e não para o bem do povo.

Esse foi o pano de fundo da mensagem do Senhor ao comissionar Eliaquim através do profeta Isaías. Segundo o propósito de Deus, Eliaquim foi exaltado e recebeu distintivos reais que identificavam sua autoridade sobre o reino de Judá.

Ele foi vestido com o manto e o cinturão do mordomo real e recebeu a chave da casa de Davi sobre seus ombros; indicando a autoridade que Deus lhe entregou para cuidar dos moradores de Jerusalém como representante do rei. Como mordomo-chefe da casa real, Eliaquim cuidava dos negócios da dinastia de Judá. Ele também tinha autoridade para admitir ou negar acesso ao rei.

Eliaquim tipificou Jesus Cristo, que num sentido muito mais elevado, é Aquele que detém a chave de Davi. Ele é o Administrador fiel que cuida dos assuntos dos interesses do povo de Deus. Além disso, Ele é o único acesso dos homens a Deus.

Receber Estudos da Bíblia

A chave de Davi no Novo Testamento

Tendo a passagem do Antigo Testamento como base, fica fácil entender o significado da chave de Davi no Novo Testamento (Apocalipse 3:7). Em primeiro lugar, sem dúvida o fato de Jesus segurar a chave de Davi é um testemunho claro de sua verdadeira linhagem messiânica. Ele é o grande Filho de Davi, o legítimo Rei messiânico em quem se cumpre plenamente as promessas feitas à casa de Davi.

Em segundo lugar, ao mostrar que o Cristo ressurreto tem a chave de Davi em suas mãos, a Bíblia revela que Ele é o único que possui o mais alto poder e a autoridade absoluta no Reino de Deus. Isso significa que a chave da salvação, bem como de todas as bênçãos decorrentes dela, pertence ao Cordeiro de Deus.

Em terceiro lugar, com a chave de Davi, o que Jesus abre ninguém fechará; e o que Ele fecha ninguém abrira. Sem dúvida essas palavras trouxeram muito conforto e encorajamento aos crentes da Igreja de Filadélfia.

Naquele tempo, os cristãos estavam sendo perseguidos pelos judeus da cidade de Filadélfia. Conforme explica George Ladd, os judeus de Filadélfia afirmavam que somente eles eram o verdadeiro povo escolhido do Senhor e que tinha em seu poder a chave do Reino de Deus. Mas o próprio Jesus reprovou aquela ideia ao declarar que Ele é quem tem a chave que pode abrir e fechar a porta do Reino de Deus aos homens.

Portanto, os crentes de Filadélfia entenderam que não importava a perseguição que estavam sofrendo; pois a segurança de sua salvação estava nas mãos daquele que recebeu toda a autoridade no céu e na terra (Mateus 28:18). Ele é Rei Supremo que conduz soberanamente a história (cf. Apocalipse 5:5; 26:16). Em certo sentido, a Igreja serve como instrumento através do qual Cristo exerce sua autoridade de abrir e fechar as portas do Reino de Deus àqueles que recebem e rejeitam a mensagem do Evangelho (cf. Mateus 16:19).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar