Como Era a Cidade de Betânia e Qual o Seu Significado?

A cidade de Betânia nos tempos bíblicos era uma pequena aldeia que ficou conhecida por ter sido o lar da família de amigos de Jesus: Marta, Maria e Lázaro. Então em Betânia se deram alguns dos acontecimentos notáveis que marcaram o ministério de Jesus.

O significado do nome Betânia é incerto e as sugestões apresentadas pelos intérpretes diferem bastante. Por exemplo: alguns sugerem que Betânia significa “casa da miséria”. Outros sugerem que Betânia significa “casa das tâmaras” ou “casa dos figos”.

Também é importante saber que a Bíblia menciona dois lugares diferentes com esse mesmo nome e que não devem ser confundidos. Vamos entender melhor esta questão.

Aldeia de Betânia

Embora popularmente seja comum alguém falar na “cidade de Betânia”, a verdade é que esse lugar nos tempos bíblicos era apenas uma vila modesta que ficava nas proximidades do Monte das Oliveiras. A aldeia de Betânia ficava a cerca de três quilômetros da cidade de Jerusalém, do outro lado do Monte das Oliveiras (João 11:18). A pequena vila estava na estrada para Jericó, perto de Betfagé.

Betânia é citada pela primeira vez na Bíblia somente no Novo Testamento. A aldeia aparece especialmente como o lugar onde viviam Marta, Maria e Lázaro, os amigos pessoais do Senhor Jesus. Portanto, um dos mais emblemáticos milagres de Jesus ocorreu em Betânia: a ressurreição de Lázaro (João 11:17ss.).

Com base no registro dos Evangelhos, parece que Jesus costumava se hospedar em Betânia quando estava na Judeia durante seu ministério itinerante (Mateus 21:17; Marcos 11:11). Além da casa dos amigos de Jesus, na vila de Betânia também ficava a casa de Simão, o leproso – que provavelmente foi curado por Jesus. Foi na casa de Simão em Betânia que ocorreu o jantar em que o Senhor Jesus foi ungido com o nardo puro que Maria lhe trouxe num vaso de alabastro (Marcos 14:3-9; João 12:1-8). Esse evento foi muito significativo, pois foi uma preparação antecipada do corpo de Jesus para o seu sepultamento que se aproximava.

Por fim, a importância dessa aldeia na história bíblica fica clara nas palavras do evangelista Lucas. Ele explica que a ascensão do Senhor Jesus ocorreu nas proximidades de Betânia (Lucas 24:50,51).

Além da narrativa bíblica, muitas antigas tradições cristãs fazem referência ao vilarejo de Betânia. Na atualidade o local dessa vila é associado à cidade de El-‘Aziriyeh, que significa “lugar de Lázaro”, uma pequena cidade com aproximadamente mil habitantes. Naquele local há ainda ruínas de construções antigas que podem datar de mais de dois mil anos.

Receber Estudos da Bíblia

Betânia, além do Jordão

Em muitas versões da Bíblia “Betânia” também é o nome do lugar onde João Batista batizava durante o seu ministério. Pouco se sabe sobre esse lugar, apenas que com certeza ficava “do outro lado do Jordão” (João 1:28). Embora sua localização exata seja incerta, os estudiosos dizem que provavelmente esse local ficava a leste de Jericó, na margem direita do Jordão, atualmente na região de Basr el-Yehud.

A etimologia do nome desse lugar desafia os intérpretes. Em alguns manuscritos gregos esse lugar aparece como “Betânia”. Mas outros manuscritos posteriores chamam esse lugar de “Betabara”, cujo significado provavelmente seja “casa do ribeiro”.

A questão quanto ao nome desse local é tão antiga que já estava presente nos dias Orígenes (séculos 2 e 3 d.C.). H. G. Andersen explica que Orígenes preferia o nome Betabara em vez de Betânia, embora admitisse que a maior parte dos manuscritos de sua época não favorecia essa tradução. Orígenes visitou a Palestina em seu tempo, e já naquela época ele não encontrou nenhum local perto do Jordão chamado Betânia. Mas Orígenes também aproveitou essa questão para sugerir que Betabara significava “casa de preparação”, e assim conectar de forma alegórica o suposto significado desse nome ao ministério de preparação exercido por João Batista (Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã, 2008).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar