Como Era a Cidade de Esmirna nos Tempos Bíblicos?

Esmirna era uma bela cidade grega da Ásia Menor localizada num braço do mar Egeu. Ela ficava localizada onde atualmente fica a cidade de Izmir, na Turquia. Na Bíblia, a cidade de Esmirna é citada entre as sete cidades que abrigavam sete igrejas que foram destinatárias das cartas registradas no livro do Apocalipse.

No primeiro século, Esmirna era uma cidade importante. Os estudiosos dizem que a cidade de Esmirna disputava com Éfeso e Pérgamo a posição de cidade mais importante da Ásia. Inclusive, moedas que circulavam na cidade a designavam como “a primeira cidade da Ásia em beleza e tamanho”.

A cidade de Esmirna também reivindicava ser o local de nascimento de Homero, o épico poeta da Grécia Antiga. Obviamente essa reivindicação trazia prestígio para a cidade. Documentos e dados arqueológicos sugerem que a cidade de Esmirna pode ter tido mais de duzentos mil habitantes no primeiro século.

A infraestrutura da cidade de Esmirna

A cidade Esmirna ficava ao redor da baía formada pelo braço do mar Egeu. Citando W. M. Ramsay, William Hendriksen explica que Esmirna era uma cidade pitoresca. Ela ficava numa encosta sobre o mar, e contava com esplêndidos edifícios públicos no topo do monte Pagus – que tem mais de 170 metros de altura –, formando o que era conhecido como “a coroa de Esmirna”. A brisa oeste vinha do mar e soprava por cada parte da cidade, tornando-a fresca e arejada, mesmo durante o verão (Mais Que Vencedores).

As ruas da cidade de Esmirna eram muito bem pavimentadas. Inclusive, uma de suas ruas era conhecida como a “Rua do Ouro”, e cortava a cidade de leste a oeste. Nessa famosa rua ficavam algumas das construções mais imponentes da cidade, incluindo dois templos em cada uma de suas extremidades. O templo da deusa patrona da cidade, Cibele Sipilene, ficava na extremidade leste. Já o templo de Zeus ficava na extremidade oeste.

Na cidade também havia várias praças. Entre suas construções havia ainda uma biblioteca pública e muitos outros templos. Em sua área central ficava a Ágora romana.

A cidade de Esmirna também era conhecida por sua lealdade a Roma. Na verdade a cidade de Esmirna foi fiel a Roma desde o início de sua escala no poder para se tornar a capital do império mais poderoso daquela época.

Receber Estudos da Bíblia

Esmirna na Bíblia

Quando foi citada na Bíblia, Esmirna já era uma cidade imponente e fiel há mais de duzentos anos a Roma. A cidade é citada somente no livro do Apocalipse durante a carta que foi destinada à igreja local que havia ali.

Registrando as palavras de Jesus para o líder daquela igreja, o apóstolo João expressa no livro do Apocalipse as dificuldades e perseguições que os cristãos de Esmirna enfrentavam. Embora a Bíblia não informe, é possível que a igreja de Esmirna tenha sido fundada pelo apóstolo Paulo durante sua terceira viagem missionária em meados do primeiro século.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar