A Morte de Abraão: Com Quantos Anos Morreu Abraão?

A Bíblia diz que Abraão morreu com 175 anos de idade (Gênesis 25:7). Mas o texto bíblico fala muito pouco sobre a morte de Abraão. Tudo o que se sabe é que Abraão morreu em boa velhice, farto de dias, e foi reunido aos seus antepassados (Gênesis 25:8). Isso quer dizer que Abraão morreu de causas naturais já com uma idade bem avançada.

Depois da morte de Abraão, o texto bíblico informa que seus filhos, Isaque e Ismael, fizeram o seu sepultamento perto de Manre, na caverna de Macpela, a terra que Abraão havia comprado dos hititas. Inclusive, Sara já estava sepultada ali (Gênesis 25:9,10). Após o registro da morte de Abraão, o texto bíblico enfoca na história de Isaque e seus filhos, Jacó e Esaú.

A idade que Abraão morreu

A idade que Abraão morreu também contrasta com a idade de outras pessoas que viveram antes dele no período patriarcal. Na genealogia de Sem em Gênesis 11, o que se nota é uma queda contínua na expectativa de vida das pessoas. Na verdade, o próprio Sem, filho de Noé, viveu muito menos em comparação a seu pai e aos homens que viveram antes do dilúvio. Então depois de Sem, a expectativa de vida continuou diminuindo até culminar na família de Abraão.

Inclusive, o texto hebraico de Gênesis 11 informa que Terá, o pai de Abraão, morreu aos 205 anos de idade (Gênesis 11:32). Mas é possível que o pai de Abraão já não tenha alcançado uma idade tão elevada. Em outras palavras, existe a possibilidade de a idade de 205 anos da morte do pai de Abraão ter sido um erro de copista. Isso porque essa idade é um tanto quanto problemática.

O que acontece é que a Bíblia diz que Abraão saiu de Harã aos 75 anos de idade, e que isso ocorreu após a morte de Terá (Gênesis 12:4; Atos 7:4). Mas se Terá morreu aos 205 anos de idade, então Abraão nasceu quando Terá já tinha 130 anos. Isso, no entanto, se choca com a tradução mais natural do texto bíblico que parece informar que aos 70 anos de idade, Terá já tinha gerado seus filhos.

Além do mais, se Abraão nasceu quando seu pai já tinha 130 anos de idade, então é muito difícil explicar a desconfiança de Abraão de que um homem de 100 anos de idade pudesse ser pai (Gênesis 17:17).

Por tudo isso a maioria dos estudiosos considera que nesse ponto a idade correta para a morte do pai de Abraão é aquela apresentada no texto samaritano que indica que Terá morreu aos 145 anos de idade. Se isso estiver correto, então a idade que Abraão morreu foi superior à idade de seu pai ao morrer.

Receber Estudos da Bíblia

Como Abraão morreu?

Se a por um lado a Bíblia informa com quantos anos morreu Abraão, por outro lado ela não esclarece exatamente como foram os eventos relacionados à morte de Abraão. No entanto, uma antiga tradição judaica diz que Abraão supostamente estava com seu neto Jacó na ocasião de sua morte.

Esse tipo de entendimento foi reproduzido na obra apócrifa Livro dos Jubileus. O autor dessa obra escreve que Abraão havia acabado de abençoar a Jacó quando se deitou ao lado do neto numa cama. Então Abraão supostamente morreu dormindo, sem que seu neto, que estava abraçado com ele, percebesse. Foi somente ao acordar que Jacó percebeu que seu avô tinha morrido.

Apesar de ser um relato interessante, não há qualquer certeza de sua veracidade. Essa história da morte de Abraão pode ter acontecido, mas também pode ser apenas uma lenda que surgiu entre os judeus.

É verdade que em alguns círculos cristãos o Livro dos Jubileus é muito respeitado — como na Igreja Ortodoxa Etíope. Mas esse livro não foi contado entre os livros da Bíblia hebraica e, consequentemente, não foi incluído no Antigo Testamento da Bíblia cristã.

Então o mais correto é considerar que somente o registro bíblico é a única fonte realmente confiável sobre a morte de Abraão. Esse registro informa com quantos anos morreu Abraão, mas não traz detalhes específicos de como isso aconteceu.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar