Com Quem Caim se Casou?

Caim se casou com uma de suas parentes próximas, apesar de a Bíblia não dizer. Na verdade muita gente usa o mistério sobre a esposa de Caim como uma forma de tentar apontar uma possível contradição no texto bíblico. A dúvida fica por conta da afirmação de que o casal Adão e Eva tiveram dois filhos: Caim e Abel. Caim matou Abel, e depois seus pais tiveram outro filho, Sete.

Deduzindo que naquele tempo só havia três pessoas na terra, logo surge a pergunta: Com quem Caim se casou?

A esposa de Caim

Na verdade a Bíblia não fala nada sobre com quem Caim se casou. Porém, o texto bíblico nos dá algumas pistas que respondem perfeitamente esse mistério que para muitos parece intrigante.

Não sabemos quantos anos Caim tinha quando matou seu irmão Abel. No entanto, sabemos que os dois irmãos já eram homens formados e possuíam profissões. Existe até a possibilidade de que naquele momento eles já tivessem constituído suas famílias. O texto bíblico que nos dá base para esta sugestão é o seguinte:

Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”.
Mas o Senhor lhe respondeu: “Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança”. E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.
(Gênesis 4:14,15)

Note no texto acima que Caim se mostra preocupado por possíveis retaliações devido ao crime que ele havia cometido. Mas por que ele teria tanta preocupação se, além dele, só existissem outras duas pessoas no mundo, seu pai e sua mãe?

A Bíblia afirma o casamento de Caim

A Bíblia diz que Deus colocou um sinal em Caim para que ele pudesse ser identificado (Gênesis 4:15). Isso significa que muito provavelmente naquele momento já existiam outras pessoas espalhadas pela terra. Claro, todas essas pessoas eram descendentes de Adão e Eva. Por isto na sequência do texto bíblico Caim já aparece como sendo um homem casado. Ele teve relações com sua esposa e ela concebeu um filho que se chamou Enoque. Depois o próprio Caim fundou uma cidade e colocou nela o nome de seu filho (Gênesis 4:17).

O escritor e historiador judeu Flávio Josefo em sua obra Antiguidades Judaicas, escreve que Adão e Eva tiveram 2 filhos (Caim e Abel) e 3 filhas antes do nascimento de Sete. A verdade é que a Bíblia não menciona esses detalhes, porém em nenhum momento a Bíblia diz que entre o nascimento de Abel e o nascimento de Sete, Adão e Eva não tiveram filhos. O que a Bíblia Sagrada diz é que Sete substituiu Abel, apenas isto.

Mesmo que no momento em que aconteceu o crime de Caim contra Abel não houvesse outras pessoas no mundo, muito em breve haveria de ter. A Bíblia confirma que Adão teve muitos outros filhos (Gênesis 5:4). Nós não sabemos quantos filhos foram, mas podemos especular. Se uma pessoa que vive em média 70 anos às vezes consegue gerar mais de 10 filhos, quantos filhos alguém que viveu mais de 900 anos poderia ter gerado?

Outro ponto que precisa ser lembrado é que a narrativa bíblica, principalmente em relação às genealogias, só cita aquelas pessoas que tiveram alguma importância para a história que estava sendo contada. Existem muitos filhos de personagens bíblicos importantes que não tiveram suas histórias contadas. Alguns nem mesmo tiveram seus nomes citados nas genealogias de seus pais.

Receber Estudos da Bíblia

Caim se casou com uma de suas irmãs?

Não é possível afirmar com certeza de Caim se casou um de suas irmãs. A esposa de Caim poderia ter sido uma irmã, sobrinha, sobrinha-neta, sobrinha-bisneta etc. As possibilidades eram realmente grandes para alguém que tinha uma expectativa de vida de quase um milênio.

Vale ressaltar que, naquele momento, o casamento entre parentes próximos era permitido por necessidade, com o objetivo do povoamento da terra. A partir do momento que isto não foi mais necessário Deus deixou uma proibição muito clara sobre esse tipo de casamento (Levítico 18:6-18).

Algumas tradições e escritos judaicos afirmam que Caim se casou com uma de suas irmãs, por nome de Avan. Como a Bíblia não nos fala nada sobre esse detalhe, não podemos confirmar. O que sabemos é que a Bíblia está correta! Caim se casou, foi pai de família e fundou uma cidade (Gênesis 4:17). Leia também: Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado?

Tag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close