Como Conhecer a Deus?

Podemos conhecer a Deus porque Ele mesmo resolveu se tornar conhecimento ao homem. O conhecimento que temos de Deus não é fruto de nossa própria descoberta, mas é resultado de sua auto-revelação. Nesse sentido, Deus se fez conhecido através das obras da criação – incluindo o ser humano – e através da Escritura que testifica de Cristo, o resplendor da glória e a expressão exata do ser de Deus (Hebreus 1:3).

Porém, quando falamos sobre como conhecer a Deus, precisamos admitir que é impossível ao homem conhecê-lo plenamente. Algumas pessoas afirmam que ninguém explica Deus e que a teologia é apenas uma tentativa frustrada de tentar entendê-lo. Contudo, embora essas pessoas acertem ao dizer que Deus é inexplicável, elas erram ao pensar que Ele é incapaz de ser entendido.

De fato Deus é o Incompreensível. Mas quando dizemos que Ele é incompreensível, não estamos dizendo que é impossível obter qualquer entendimento acerca de Sua natureza. Estamos apenas dizendo que Deus não pode ser explicado e entendido exaustivamente. Ele é inexplicável, é incompreensível, mas é também cognoscível.

Sim, Deus pode ser verdadeiramente conhecido porque Ele se auto-revelou ao homem. Por isso que a teologia – que é o estudo de Deus – de fato cumpre o seu propósito. Se por um lado ela não consegue explicar exaustivamente Deus, por outro lado ela consegue expor de forma clara todo o conhecimento revelado por Deus através de Sua Palavra, e que é indispensável para a salvação do homem.

Deus é incompreensível

A Bíblia afirma em várias partes a incompreensibilidade de Deus. No livro de Jó, por exemplo, lemos o questionamento de Zofar: “Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-Poderoso? São mais altos que os céus! Que é que você poderá fazer? São mais profundos que as profundezas! O que você poderá saber?” (Jó 11:7,8).

No livro de Salmos também encontramos várias declarações acerca do quão insondável é o nosso Deus. Ao meditar sobre alguns dos atributos de Deus, o rei Davi diz: “Tal entendimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não posso atingir” (Salmo 139:6). Em outro Salmo ainda lemos: “Grande é o nosso Soberano, e tremendo é o Seu poder; é impossível medir o Seu entendimento” (Salmo 145:5).

O profeta Isaías também indagou sobre a incompreensibilidade de Deus: “A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?” (Isaías 40:18). No Novo Testamento encontramos a reflexão do apóstolo Paulo acerca de como Deus é inatingível: “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos 11:33,34).

Mas podemos conhecer a Deus

Se por um lado temos o testemunho da Escritura de que Deus é incompreensível, por outro lado a própria Escritura é a auto-revelação de Deus. Isso significa que através dela Deus se faz conhecido ao homem de forma especial.

Por isso há também várias passagens bíblicas que atestam que é possível efetivamente conhecer a Deus. Por exemplo: no Salmo 145 o salmista escreve: “Grande é o Senhor e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites” (Salmo 145:3). Perceba que ao mesmo tempo em que o salmista afirma que a grandeza de Deus não tem limites – e isto significa que Ele é incompreensível – ele também afirma que podemos conhecer a Deus o suficiente a ponto de entendermos que Ele é digno de ser louvado.

Aqui alguém pode perguntar: Como podemos obter conhecimento de Deus? No mesmo capítulo em que Isaías fala sobre como Deus é incomparável e incompreensível, ele também afirma a verdade de que podemos conhecê-lo através da Criação: “Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!” (Isaías 40:26).

Então através da criação podemos receber um conhecimento geral sobre a natureza de Deus que revela que Ele é o Criador e o Sustentador de todas as coisas (Salmo 19:1,2; Atos 17:27,28; Romanos 1:20).

Mas através da Criação não podemos obter um conhecimento especial e salvífico da natureza de Deus. Isso só é possível através da revelação especial de Deus na Escritura quando recebida sob a iluminação do Espírito Santo, visto que “ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:11).

Receber Estudos da Bíblia

E podemos conhecer a Deus de uma forma especial

O conhecimento especial de Deus que obtemos através da Escritura, não é mero conhecimento de fatos sobre Deus, mas é um conhecimento verdadeiro do próprio Deus que nos conduz a um relacionamento pessoal com Ele. Através do profeta Jeremias, Deus declara: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria, nem o forte em sua força, nem o rico em sua riqueza. Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado” (Jeremias 9:23,24).

Por isso o Senhor Jesus não apenas afirma que podemos conhecer a Deus, mas também que esse conhecimento é indispensável à vida eterna. Ele diz: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

O apóstolo João também escreve sobre como por meio do Cristo revelado na Escritura podemos conhecer a Deus: “Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos Aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20).

Então podemos conhecer a Deus de forma especial através da Escritura porque a Bíblia é a Palavra de Deus, e ela testifica de Cristo que é a revelação suprema de Deus (João 1:14-18; 14:6; Hebreus 1:1,2). Cristo é o mediador entre o homem e Deus. Por meio d’Ele podemos falar com Deus em oração, podemos ouvir a voz de Deus através de Sua Palavra, podemos nos achegar em adoração diante da Sua presença, e podemos ter consciência de que o próprio Deus habita em nós através do Espírito Santo. Então de fato podemos conhecer a Deus genuinamente.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar