Como Foi a Morte de Harã, Irmão de Abraão?

A Bíblia não fala sobre como Harã morreu. O texto bíblico apenas informa que Harã, filho de Terá e irmão de Abraão, morreu precocemente. Isso aconteceu na cidade de Ur, antes de a família de Abraão migrar para a cidade de Harã e fixar residência ali até que Abraão seguisse rumo a Canaã. Inclusive, nesse ponto é importante entender que o nome do irmão de Abraão, Harã, não deve ser confundido com o nome da cidade mesopotâmica de Harã.

Sobre Harã, o que de fato a Bíblia diz é que, antes de morrer, Harã foi o pai de , Milca e Iscá. Dos filhos de Harã, obviamente Ló é o que teve maior importância dentro da narrativa bíblica. Ele seguiu Abraão e foi cuidado por ele. O texto bíblico também informa que Milca se tornou a esposa de Naor, o outro irmão de Harã.

Já sobre Iscá, nada se sabe. Alguns intérpretes judeus sugerem que Iscá era um nome alternativo para Sarai, fazendo dela então sobrinha de Abraão e filha adotiva de Terá após a morte de Harã. Mas essa interpretação não é muito aceita entre os estudiosos cristãos, já que a leitura natural do texto bíblico indica que Sarai era meia-irmã de Abraão (Gênesis 20:12).

Mas apesar de a Bíblia não trazer qualquer detalhe sobre a morte de Harã, muitas pessoas ficam curiosas em saber o que realmente aconteceu com ele. Inclusive, há algumas lendas que tentam esclarecer essa questão.

Harã morreu sob a ordem de Ninrode?

Uma das lendas sobre a morte de Harã diz que o irmão de Abraão teria morrido ao ser condenado à morte, juntamente com Abraão, pelo rei Ninrode. Tudo teria acontecido após Abraão supostamente ter quebrado os ídolos de seu pai, o que acabou gerando uma ira muito grande em Terá. Então o próprio Terá acabou denunciando seu filho ao rei Ninrode.

O problema era que naquela ocasião Ninrode acreditava que Abraão já tivesse sido morto quando recém-nascido de acordo com a sua ordem. E ao ficar surpreso que Abraão havia sobrevivido, Ninrode pressionou Terá, e Terá, por sua vez, culpou a Harã por ter poupado a vida de Abraão. A conclusão da trama foi a condenação de Abraão e Harã à morte numa fogueira; mas Abraão foi milagrosamente salvo enquanto que Harã, que não era totalmente comprometido com o Senhor, acabou morrendo queimado.

Embora seja um relato com muitos detalhes, isso não passa de uma estória reproduzida por um autor da era medieval que produziu um livro pseudoepígrafe que tentou se passar pelo Livro de Jasar citado na Bíblia. Então essa história é fantasiosa e não possui qualquer credibilidade.

Receber Estudos da Bíblia

Abraão foi o responsável pela morte de Harã?

Outra história envolvendo a morte de Harã foi registrada na versão etíope do apócrifo Livro dos Jubileus. Essa história diz que, pelo menos de forma indireta, Abraão acabou contribuindo para a morte de Harã.

Novamente o pano de fundo era a idolatria de Terá. O texto diz que numa noite Abraão colocou fogo na casa dos ídolos de Terá sem que ninguém soubesse. Então as pessoas da casa de Terá se levantaram durante a noite na tentativa de salvar seus deuses de serem queimados. E foi na tentativa de salvar esses ídolos que Harã teria sido morto queimado na cidade de Ur dos Caldeus, onde nasceu e também foi sepultado.

Embora esse livro seja uma obra muito antiga e que conta com alguma consideração dentro da tradição judaica e também dentro de alguns círculos cristãos, não é possível ter certeza da veracidade dessa história. Isso porque apenas a Escritura é absolutamente verdadeira, infalível e confiável, e ela não explica como se deu a morte de Harã. Tudo o que sabemos é que de fato Harã morreu de forma precoce em Ur enquanto seu pai ainda estava vivo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar