Como Foi a Construção do Tabernáculo?

A construção do Tabernáculo acorreu de acordo com as instruções dadas por Deus. O Tabernáculo foi construído por habilidosos artífices. Os artesãos do Tabernáculo eram liderados por Bezalel e seu ajudante Aoliabe.

Tudo o que envolveu a construção do Tabernáculo está registrada no livro de Êxodo, desde a especificação de seu modelo, incluindo cada um de seus detalhes, até a execução do projeto dado pelo próprio Deus a Moisés (Êxodo 25-31; 35-39). Nesse contexto, o relato bíblico deixa claro que os artesãos do Tabernáculo não participaram da construção por causa de suas próprias habilidades humanas, mas porque foram capacitados de forma especial pelo Espírito Santo de Deus.

Conforme o texto bíblico informa, o Tabernáculo deveria ser construído exatamente de acordo com o projeto divino. Então para executar esse projeto, homens foram sobrenaturalmente capacitados pelo Espírito de Deus a fim de que pudessem desempenhar todas as tarefas que lhes eram exigidas na construção do Tabernáculo.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

A capacitação dos artesãos do Tabernáculo

O texto bíblico diz que Deus encheu um homem chamado Bezalel com Seu Espírito e lhe deu “destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze; para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo o tipo de obra artesanal” (Êxodo 31:3-5).

Deus também cuidou de chamar Aoliabe, um membro da tribo de Dã, para auxiliar Bezalel. Além desses dois homens, havia também outros artesãos do Tabernáculo que foram capacitados por Deus (Êxodo 31:6).

De acordo com a narrativa bíblica, os artesãos do Tabernáculo estiveram envolvidos na execução da tenda da congregação, da Arca da Aliança, do propiciatório que ficava por cima dela e de todos os pertences da tenda; também da mesa com os seus utensílios, do candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, do altar de incenso, do altar do holocausto com todos os seus utensílios e a bacia com seu suporte.

Os artesãos do Tabernáculo também foram responsáveis por tecer as vestes sacerdotais que Arão e seus filhos deveriam usar no ofício de sacerdote. O óleo da unção e o incenso utilizado no Tabernáculo também deveriam ser providenciados conforme as instruções divinas. Parece claro que no processo de construção do Tabernáculo houve pouco ou nenhum espaço para qualquer liberdade criativa por parte dos artífices.

Na verdade os artesãos do Tabernáculo deveriam fazer tudo segundo a ordem do Senhor. O próprio Deus diz explicitamente que Ele deu habilidade aos artesãos do Tabernáculo “para que façam tudo o que tenho ordenado” (Êxodo 31:6,11).

A capacitação de Bezalel e Aoliabe consiste num dos notáveis casos que revelam o ministério do Espírito Santo capacitando pessoas de forma especial durante o Antigo Testamento. Essa capacitação ocorria em caráter bem específico. Mas as próprias profecias veterotestamentárias falavam de um tempo em que o Espírito Santo seria derramado sobre todos os redimidos e isso se cumpre na Igreja do Novo Testamento. Saiba mais sobre as manifestações do Espírito Santo ao longo dos tempos.

As ofertas para a construção do Tabernáculo

Deus ordenou que os filhos de Israel trouxessem ofertas de forma disposta e voluntária para a construção do Tabernáculo. As ofertas pedidas foram: ouro, prata e bronze; tecido azul, púrpura e carmesim; linho fino e pelos de cabra; peles de carneiro tingidas de vermelho e couro; madeira de acácia; azeite para servir de combustível para iluminação; especiarias para o óleo da unção e para o incenso; pedras de ônix e pedras de engaste para o colete e o peitoral sacerdotal (Êxodo 35:5-9).

A Bíblia diz que o povo respondeu com prontidão e trouxe muitas ofertas para a construção do Tabernáculo. Homens e mulheres dentre os filhos de Israel trouxeram como oferta: fivelas; pendentes; anéis; braceletes; objetos de ouro, de prata e de bronze; tecidos finos e peles de animais; madeiras de acácia; pedras de ônix e azeite (Êxodo 35:21-29). Depois que o Tabernáculo ficou pronto, a Bíblia informa a quantidade de material usada pelos artesãos. Por exemplo: na construção do Tabernáculo foram usadas mais de uma tonelada de ouro; mais de três toneladas de prata; e mais de duas toneladas de bronze (Êxodo 38:21-31).

Receber Estudos da Bíblia

O Tabernáculo começa a ser construído

O começo da obra do Tabernáculo está registrado a partir do capítulo 35 do livro de Êxodo. Conforme Deus havia lhe dito, Moisés pediu as ofertas para o povo de Israel e também convocou os artesãos para começarem a construção do Tabernáculo (Êxodo 35:10-19).

O escritor de Êxodo uma vez mais reconta o trabalho dos artesãos do Tabernáculo e destaca novamente o fato de que todos eles foram chamados por Deus e capacitados com Seu Espírito para tal obra (Êxodo 35:30-35; 36:1). Dessa vez o escritor bíblico informa que Bezalel e Aoliabe também receberam a disposição de ensinar outras pessoas (Êxodo 35:34).

As habilidades que os artesãos do Tabernáculo receberam realmente eram sobrenaturais. Eles dominavam uma variedade muito grande de tarefas, desde as mais simples até as mais engenhosas; desde trabalhar com pedras preciosas e entalhar madeira até bordar tecidos e elaborar desenhos.

Moisés entregou aos artesãos do Tabernáculo todas as ofertas voluntárias trazidas pelos israelitas, para que eles pudessem começar a obra de construção. As ofertas arrecadadas superaram as necessidades da obra. Dessa forma o povo foi proibido de trazer mais ofertas; os artesãos chamados por Deus já tinham mais do que o necessário para a construção do Tabernáculo (Êxodo 36:2-7).

Então aos artesãos começaram a obra do Tabernáculo pelas cortinas; eles fizeram cada um de seus utensílios e todos os itens de sua mobília, até finalmente chegar às vestes sacerdotais (Êxodo 36:8-39:1-31). Quando tudo ficou pronto e a construção do Tabernáculo foi concluída, Moisés inspecionou cada coisa que havia sido feita pelos artesãos (Êxodo 39:32-43).

Depois Deus mandou que Moisés levantasse o Tabernáculo no primeiro dia do primeiro mês do segundo ano. Quando o Tabernáculo foi levantado e cada utensílio colocado conforme a ordem divina, a Bíblia diz que a glória do Senhor encheu o Tabernáculo; nem mesmo Moisés podia entrar na tenda da congregação (Êxodo 40:1-38). A construção do Tabernáculo foi completada cerca de nove meses após a chegada dos israelitas no Sinai.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar