O Que Significa a Coroa da Vida?

A coroa da vida é um símbolo do reconhecimento da vitória sobre a morte que os crentes receberão por ocasião da vinda do Senhor Jesus. A coroa da vida não fala de qualquer tipo de vida; mas da vida de glória na eternidade junto de Deus.

A igreja de Esmirna recebeu de Jesus a reconfortante promessa: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10). Essa promessa ecoa as palavras escritas por Tiago sob a inspiração do Espírito Santo: “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam” (Tiago 1:12).

O simbolismo da coroa na Bíblia

A palavra “coroa” não apenas serve como símbolo de realeza; mas também é empregada com freqüência na Bíblia no sentido figurado como símbolo de vitória. No Novo Testamento, a palavra mais comum para “coroa” é o grego stephanos.

Quando esse termo é aplicado para se referir ao prêmio que será concedido aos verdadeiros servos de Deus na bem-aventurança eterna, os escritores bíblicos usam como referência as coroas de flores ou grinaldas de folhas que eram entregues aos vencedores de competições atléticas.

Esse tipo de coroa não possuía algum valor em si mesmo. Antes, seu valor consistia justamente no reconhecimento da vitória que ela simbolizava. Era algo semelhante aos troféus e medalhas que os esportistas atuais recebem quando alcançam a vitória numa competição.

É com essa ideia como pano de fundo que os escritores bíblicos falam das coroas que os crentes receberão na vida por vir, tais como: a coroa incorruptível (1 Coríntios 9:24,25); a coroa da justiça (2 Timóteo 4:8); a coroa da glória (1 Pedro 5:4); e a coroa da vida (Tiago 1:12; Apocalipse 2:10).

Essas coroas, porém, não devem ser entendidas como glórias distintas e separadas a serem recebidas pelo cristão quando Cristo voltar. Na verdade cada uma delas enfatiza algum aspecto da vitória plena e absoluta desfrutada pelos crentes por causa da obra e dos méritos de Cristo. Johannes G. Vos explica esse conceito dizendo que a “coroa da vida” enfatiza a ideia da vitória sobre a morte, enquanto a “coroa da justiça”, por exemplo, enfatiza a ideia da vitória sobre o pecado.

Receber Estudos da Bíblia

Dar-te-ei a coroa da vida

A promessa acerca da coroa da vida certamente teve um significado muito especial para os crentes de Esmirna. Eles formavam uma comunidade cristã que foi duramente perseguida por causa de sua fé.

Os crentes daquela cidade foram submetidos a grandes tribulações. Essas tribulações não significavam apenas necessidades materiais e dificuldades sociais, mas também incluíam o aprisionamento dos crentes e até a possibilidade do martírio (Apocalipse 2:10). Por isso escutar a promessa de garantia da coroa da vida era algo realmente reconfortante para eles.

Muitos comentaristas sugerem que há um paralelo entre a expressão “coroa da vida” e o desenho geográfico e arquitetônico da cidade que lembravam uma coroa. Além disso, a deusa Cibele, padroeira de Esmirna, tinha sua imagem estampada em moedas retratada com uma coroa.

Tudo isso era um tipo de coroa que expressava a glória de uma sociedade decaída. Mas aos crentes verdadeiros daquela cidade, Cristo prometeu lhes entregar a verdadeira coroa: a coroa da vida; isto é, a vida plena e bem-aventurada ao seu lado na glória eterna. Eles poderiam ser martirizados na terra, mas seriam coroados na eternidade. Eles poderiam morrer neste mundo, mas não experimentariam o terrível julgamento da segunda morte (Apocalipse 2:11).

A coroa da vida é dada por Cristo

Também é importante entender que a coroa da vida não é uma conquista do esforço humano, mas é concedida aos crentes com base nos méritos de Cristo. Foi Ele quem conquistou a morte (Apocalipse 1:18); e é por Ele que Deus nos dá a vitória (1 Coríntios 15:54-57).

Os crentes só podem ser vitoriosos na maratona da fé por causa de Jesus, o Autor e Consumador da fé (Hebreus 12:1-3). Eles só podem ser fieis até a morte e receber a coroa da vida por causa da dignidade de Cristo; e por que é o próprio Senhor quem os mentem firmes até o fim (1 Coríntios 1:4-8).

Portanto, a coroa da vida é fruto das bênçãos da salvação concedida graciosamente por Deus em Cristo; não apenas aos crentes de Esmirna, mas aos crentes de todas as épocas e lugares que guardam com fidelidade a sua Palavra.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar