Qual o Significado da Coroa de Espinhos Que Jesus Recebeu?

A coroa de espinhos significa muito mais do que um simples objeto de tortura confeccionado pelos soldados que maltrataram Jesus. O significado da coroa de espinhos com a qual Jesus foi coroado também simboliza a forma com que Jesus carregou a maldição divina sobre a natureza por causa do pecado.

Quando Jesus recebeu a coroa de espinhos?

Após Jesus ter comparecido perante o Sinédrio, perante Pôncio Pilatos e até perante Herodes Antipas, Ele foi condenado à pena de morte por crucificação. Mas antes de ser crucificado, Jesus foi submetido a uma seção de tortura física e psicológica.

Isto começou com Ele sendo açoitado violentamente (Mateus 26:27). A seção de açoites promovida pelos romanos era tão intensa e cruel, que muitos condenados não resistiam aos ferimentos provocados por ela.

Depois de ser açoitado, Jesus Cristo foi levado pelos soldados até o quartel do governador. Ali se reuniu em torno dele todos os soldados que estavam disponíveis. Então de forma muito sádica, eles começaram a se divertir escarnecendo de Jesus.

Primeiro eles o despiram e vestiram-no com um mano que simulava a realeza. Depois eles o coroaram com uma coroa de espinhos e lhe deram um cetro. Então, com numa terrível zombaria perversa, aqueles soldados começaram a fingir que estavam o reverenciando como o rei dos judeus. Para eles, aquela coroa de espinhos não representava uma coroa imperial, mas uma coroa apropriada para um suposto rei dos judeus.

Na sequência, eles começaram a cuspir no rosto de Jesus. Mesmo Ele já tendo sido coroado com a coroa de espinhos, os soldados ainda pegaram o cetro que tinham lhe dado para espancá-lo na cabeça (Mateus 27:27-30). Evidentemente isto deve ter resultado em dolorosas perfurações em sua fronte. Por causa do fluxo sanguíneo da região, pode-se afirmar que o rosto, pescoço e até partes de seu tronco ficaram lavadas de sangue.

Como era a coroa de espinhos?

A Bíblia Sagrada não diz detalhadamente como era a coroa de espinhos. Nem mesmo é dito que espécie de planta foi utilizada para confeccioná-la. Tudo o que se sabe é que os soldados encontraram próximo ao local onde estavam, alguns ramos espinhosos.

Considerando algumas características daquela região, antigas tradições até sugerem algumas possíveis plantas como tendo servido de material para tecer a coroa de espinhos. Uma dessas plantas chega a ter longos espinhos de quase trinta centímetros.

Mas estudiosos afirmam que naquela área existem muitas variedades de plantas espinhosas. Dessa maneira é impossível alguém indicar qual delas foi usada pelos solados para fazer a coroa de espinhos. Pode-se concluir apenas que a coroa de espinhos foi feita de ramos flexíveis o bastante para modelá-los no formado de uma coroa.

Receber Estudos da Bíblia

O significado da coroa de espinhos

Tão cedo na Bíblia os espinhos aparecem relacionados à Queda do homem e o sofrimento subsequente a ela. Quando Adão e Eva pecaram, a natureza também sofreu a maldição divina por causa do pecado. Então os espinhos e abrolhos são mencionados na narrativa bíblica como representando o resultado dessa maldição (Gênesis 3:17,18).

Por este motivo, a coroação de Jesus com uma coroa de espinhos retrata o Cristo carregando sobre si a maldição divina em relação à terra, com o objetivo de livrar tanto a natureza quanto a nós, dessa maldição.

Por isto o apóstolo Paulo escreve sobre como a criação aguarda com ardente expectativa o dia em que estará livre de todo efeito do pecado em conexão com a glorificação dos redimidos (Romanos 8:19-25). Mas o mais importante é saber que Cristo cumpriu sua missão com perfeição. O mesmo que foi coroado com uma coroa de espinhos, hoje está coroado de glória e honra, exaltado à destra de Deus (Atos 2:33; Hebreus 2:9; 1 Pedro 1:21).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar