Cristo é Superior a Arão e à Ordem Levítica
Cristo é superior a Arão e à ordem levítica! O escritor de Hebreus afirma claramente essa condição em sua epístola. Cristo é o Sumo Sacerdote perfeito e eterno. Seu sacerdócio não tem origem na ordem levítica, mas pertence a uma ordem superior. Esse tema está presente na maior parte do conteúdo da Carta aos Hebreus.
A partir de Hebreus 4:14, o autor neotestamentário começa a fazer sua exposição sobre o sacerdócio de Cristo. Antes, ele já havia mostrado a superioridade do Senhor em relação a Moisés e Josué. Moisés é o servo fiel, mas Cristo é o Filho fiel. Josué conduziu o povo à conquista de um repouso terreno e temporário, mas Cristo conduz seu povo a um repouso celestial e definitivo (Hebreus 3-4).
Então no final do capítulo 4, o escritor bíblico indica pela primeira vez em sua carta o sacerdócio de Cristo (Hebreus 4:14-16). Como mensageiro de Deus, Cristo é superior a Moisés e a Josué, e como Sumo Sacerdote, Ele é superior a Arão e à ordem levítica (Hebreus 4:14-5:10).
Cristo é superior a Arão
Arão era irmão de Moisés e foi escolhido por Deus para que em sua descendência fosse estabelecido o sacerdócio levítico em Israel. Ele foi o primeiro entre os hebreus a ocupar a posição de sumo sacerdote (Êxodo 39). Como tal, ele se tornou o líder espiritual da nação. Saiba quem eram os sacerdotes.
Mas Arão era um líder imperfeito e temporário. Como todo ser humano, ele transgrediu a Lei de Deus. Antes mesmo de exercer o sacerdócio, toda sua imperfeição pôde ser vista no episódio em que ele permitiu que o povo de Israel caísse na idolatria (Êxodo 32).
Cristo, por outro lado, é um líder perfeito e definitivo. Ele é o Sumo Sacerdote misericordioso que se compadece de nossas fraquezas. Mas diferentemente de Arão, Cristo em tudo foi tentado e não pecou (Hebreus 4:15).
- Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)
Cristo é superior à ordem levítica
Na Antiga Aliança os sacerdotes serviam como representantes que intermediavam o relacionamento entre Deus e o homem. Os sacerdotes da casa de Arão eram auxiliados pelos demais descentes da tribo de Levi, geralmente chamados nas Escrituras de levitas. Entenda quem eram os levitas.
Então a ordem levítica representava o povo diante de Deus. A principal atividade dos sacerdotes era oferecer sacrifícios de ação de graças e expiatórios pelo pecado do povo. Eles eram pessoas tomadas de entre o próprio povo para servir ao chamado do Senhor. Por isso eles eram capazes de se identificar com as pessoas fracas e errantes que representavam. Essa identificação se dava porque eles próprios eram falhos, pecadores e rodeados de fraquezas (Hebreus 5:1-2).
Por esse motivo, os sacerdotes precisavam oferecer sacrifícios expiatórios não apenas pelo povo, mas por si mesmos. Mas o sacerdócio de Cristo é superior à ordem levítica. Ele não se identifica com seu povo por causa de falhas ou fraquezas, mas por causa do sofrimento a que foi submetido (Hebreus 5:7-10).
Os sacerdotes da Antiga Aliança também precisavam de expiação e perdão (Hebreus 7:27; 9:7; cf. Levítico 16:11). No entanto, Cristo é o Sumo Sacerdote imaculado. Ele não possui um único pecado se quer a ser expiado, e nem uma única falha a ser perdoada (Hebreus 4:15; 7:26).
Também é verdade que nenhum homem poderia nomear-se sumo sacerdote. O sacerdócio levítivo só poderia ser exercido conforme o chamado divino. Da mesma forma Cristo tornou-se Sumo Sacerdote de seu povo por nomeação do Pai (Hebreus 5:5,6). Isso mostra tanto a legitimidade do sacerdócio de Cristo como sua subordinação.
Mas essa verdade não indica uma inferioridade da divindade de Cristo. Esse ponto simplesmente se refere à economia da salvação. Cristo é identificado como servo no cumprimento do programa de redenção. Já na Trindade ontológica não há qualquer hierarquia. Pai, Filho e Espírito Santo são da mesma essência e natureza, igualmente divinos, isto é, um Deus Tri-uno. Portanto, Eles são iguais em poder, glória, honra e atributos.
Por que Cristo é superior a Arão e à ordem levítica?
Por tudo o que já foi dito fica claro por que Cristo é superior a Arão e à ordem levítica. Ele é o Filho de Deus, e dentro da História da redenção recebeu um sacerdócio muito exaltado por parte do Pai. Ele não pertence à ordem levítica, e nem mesmo é da casa de Arão.
Apesar de te sido chamado por Deus, um dia Arão morreu, e seu sacerdócio foi passado a outro. Seus sucessores também morreram e precisaram ser substituídos. Mas Cristo é “sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque“ (Hebreus 5:6). Isso significa que Ele pertence a uma ordem superior. Ele permanece vivo para todo sempre e seu sacerdócio é eterno.
Essa verdade representa um grande conforto para todos nós. Sabemos que temos em Cristo um representante que nunca morrerá, que nunca será substituído. Não corremos o risco de ter nosso mediador ausente. Cristo não desampara seu povo um único instante.
Sua obra é perfeita e não precisa de complementos. Ele se ofereceu a si mesmo como sacrifício expiatório pelo pecado de seu povo, porque nada mais poderia satisfazer a justiça de Deus. O sumo sacerdote da ordem levítica somente podia entrar no Santo dos Santos terreno, e isso apenas uma vez por ano.
Mas Cristo é o Sumo Sacerdote que entrou no Santo dos Santos celestial. Após cumprir a obra da redenção, Ele penetrou os céus a assentou-se à destra de Deus. De onde nenhum outro sumo sacerdote foi capaz de entrar, Ele ministra como o nosso grande, perfeito e eterno Sumo Sacerdote. Porque Cristo é superior a Arão e à ordem levítica é que hoje podemos nos achegar junto ao trono da graça (Hebreus 4:16).