O Que é Culto de Ação de Graças?

Um culto de ação de graças é um culto de agradecimento e louvor ao Senhor por uma benção em especial. Geralmente as comunidades cristãs fazem cultos de ação de graças a Deus pelo aniversário da congregação, pelo aniversário de um departamento local específico, pela vida de um membro da Igreja, etc.

Além dos cultos de ação de graças nas igrejas locais, também é muito comum entre os cristãos a prática de realizar culto de ação de graças nos lares. Da mesma forma, esses cultos é uma celebração de gratidão ao Senhor por alguma bênção alcançada.

No entanto, é importante entender que todo culto que é celebrado conforme os moldes bíblicos, essencialmente é um culto de ação de graças e adoração ao Senhor. Quando a Igreja se reúne, seu principal objetivo é glorificar a Deus, render-lhe graças, ser edificada mediante a exposição da Escritura, se empenhar na prática da oração, entoar cânticos e salmos, e administrar os sacramentos.

Inclusive, de acordo com a Palavra de Deus os crentes são instruídos a ter uma vida de gratidão ao Senhor. Em outras palavras, a vida do cristão deve ser marcada pela prática de render a Deus ação de graças por suas maravilhosas obras; desde aqueles relacionadas à criação e sustentação do mundo, como também aquelas relacionadas aos atos redentores de Deus e as bênçãos decorrentes da salvação.

Portanto, diante da verdade de que Deus é o dono de tudo, e que por sua infinita graça Ele age para conosco com um favor que não merecemos, não é possível fazermos um culto ao Senhor sem que esse culto seja também uma expressão de ação de graças a Ele.

Palavra para culto de ação de graças

É comum muitas pessoas procurarem alguma dica de palavra para culto de ação de graças. Ao organizarem um culto de agradecimento a Deus por uma causa em particular, essas pessoas têm a preocupação de lerem alguns versículos que tratem de forma especial sobre a importância da gratidão de acordo com a Palavra de Deus.

Contudo, por mais que possamos procurar algum exemplo de palavra para culto de ação de graças, precisamos sempre ter em mente que a Bíblia conta a história da redenção. Então do começo ao fim ela mostra de forma muito clara tudo o que Deus tem feito por nós; e isso é motivo mais do que suficiente para que nós o adoremos e rendemos louvores e ações de graças a Ele.

Mas citando alguns textos bíblicos para serem lidos num culto de ação de graças, podemos encontrar vários exemplos no livro de Salmos. Um desses salmos sem dúvida é o Salmo 116 que registra uma maravilhosa ação de graças ao Senhor no qual o salmista expressa toda sua gratidão pela presença protetora de Deus.

Nesse salmo, o salmista fala sobre como Deus responde as orações de seus filhos e age de forma misericordiosa e graciosa. Além disso, o salmo revela que Deus sempre é fiel à sua aliança e tem seus filhos como preciosos. Inclusive, numa parte desse salmo encontramos um verso chave que expõe de forma muito clara o quão agradecidos devemos ser ao Senhor. Nesse sentido, o salmista diz: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?” (Salmo 116:12).

O Novo Testamento também possui vários textos que falam sobre o compromisso que devemos ter em ser agradecidos ao Senhor (cf. Colossenses 4:2). Num desses textos, o apóstolo Paulo exorta os crentes a jamais andarem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentarem seus pedidos a Deus (Filipenses 4:6).

Receber Estudos da Bíblia

Não confunda culto de ação de graças com homenagem

Infelizmente um erro que muitas pessoas cometem é pensar que um culto de ação de graças é o mesmo que prestar uma homenagem a uma determinada pessoa. Um culto verdadeiramente bíblico, deve ser um culto Cristocêntrico. Portanto, se Cristo sempre deve estar no centro do culto, não há espaço de destaque para mais ninguém.

As pessoas precisam entender que não existe a ideia de “cultos de homenagem”, pelo menos não à luz da Palavra de Deus. Isso porque a partir do momento em que o foco de um suposto culto passa a ser outro se não o Senhor, então essa reunião imediatamente deixa de ser um culto a Deus.

Uma igreja local, por exemplo, até pode fazer um culto de ação de graças a Deus pela vida de seu pastor. Mas isso é essencialmente diferente de reunir a igreja para homenagear o seu pastor. O que acontece muito por aí são reuniões de homenagem que acabam sendo chamadas de cultos de ação de graças. Mas na verdade, essas reuniões não são cultos ao Senhor. Isso porque seu propósito principal é enaltecer a pessoa e os dons desse pastor; ao invés de simplesmente louvar a pessoa de Deus por ter dado aquele pastor como um dom para a sua Igreja (cf. Efésios 4:8-12).

Então ao mesmo tempo em que uma igreja local biblicamente pode se reunir para fazer um culto de ação de graças, ela precisa estar atenta para que isso seja feito de acordo com a Palavra de Deus; de modo que essa reunião seja mesmo um culto ao Senhor.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar