O Que Significa Dar a Outra Face na Bíblia?

Quando a Bíblia diz que devemos dar a outra face a um agressor isso significa que não devemos nos deixar levar pelo sentimento de vingança pessoal. Ao invés de dar lugar ao desejo de retaliação com um espírito de ódio e rancor, os cristãos devem dar lugar ao perdão através de um espírito de amor.

Jesus ensinou que seus seguidores deveriam dar a outra face ao falar sobre o erro da retaliação pessoal durante seu Sermão da Montanha. Então ao condenar a vingança ao expor o verdadeiro sentido da Lei (Mateus 5:38), o Senhor Jesus declarou: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te referir na face direita, ofereça-lhe também a outra; e, ao que quer derramar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5:39-41).

O que dar a outra face não quer dizer?

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto a interpretação correta dessas palavras de Jesus. Mas o contexto imediato da própria passagem e sua comparação a outros textos bíblicos, indicam que o objetivo das palavras de Jesus não era literal.

Ao dizer que não devemos resistir ao perverso, mas dar a outra face àquele que nos golpear o rosto, Jesus não estava exigindo que ficássemos expostos a agressões criminosas ou que aceitássemos violência gratuita. A própria reação de Jesus ao ser esbofeteado indica isso (cf. João 18:2,23). Além do mais, Deus instituiu as autoridades para que elas fossem agentes da justiça punindo o malfeitor (Romanos 13:1-6).

Então a exortação sobre dar a outra face deve ser interpretada à luz de seu ensino principal; a saber, o amor ao próximo, ainda que este seja seu inimigo (cf. João (cf. João 18:22,23). Aqui vale lembrar que logo após dizer que os crentes devem oferecer a outra face, Jesus advertiu: “Amai os vossos inimigos” (Mateus 5:44).

Os estudiosos relembram também que uma bofetada no lado direito do rosto significava um insulto ou uma injúria. Sob esse aspecto, dar a outra face então quer dizer não revidar um insulto ou uma injúria na mesma proporção, isto é, na base de uma reação vindicativa.

O teólogo do Novo Testamento, William Hendriksen, fornece uma explicação muito apropriada desse ensino do Senhor Jesus. Ele diz que dar a outra face significa mostrar em atitudes, palavras e atos que não se está dominado pelo espírito de rancor, mas pelo espírito de amor. Em outras palavras, Jesus Cristo está ensinando que seus seguidores não devem resistir ao perverso com medidas oriundas de uma indisposição para amar e perdoar.

Receber Estudos da Bíblia

Como dar a outra face?

A natureza humana possui uma inclinação natural a demonstrar uma aspiração por vingança. É muito mais cômodo se enveredar pelo caminho do ódio e do ressentimento do que do amor e do perdão. Por isso não é fácil dar a outra face diante de uma ofensa.

Mas o cristão deve manter sempre em mente que a vingança pertence a Deus. O apóstolo Paulo fala justamente sobre isso. Ele escreve: “Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário: Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:18-21).

Então veja que a ideia de que o crente deve dar a outra face, está diretamente relacionada ao fato de que ele é chamado a ser um pacificador; bem como ao pleno conhecimento de que ele serve a um Deus justo que a seu tempo certamente corrigirá todos os erros e ofensas. Como diz Warren W. Wiersbe, podemos ser vitoriosos nessa tarefa, pois Jesus está do nosso lado, ajudando-nos a construir nosso caráter.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar