Os Demônios Existem? O Que a Bíblia Diz?

A Bíblia afirma claramente que os demônios existem. Alguns estudiosos tentam negar a existência dos demônios dizendo que eles são mitos que servem como metáforas para o mal dos homens. Mas é claro que esse tipo de pensamento contradiz as Escrituras. Do Antigo ao Novo Testamento os textos bíblicos falam da realidade dos demônios.

Os demônios são, na verdade, anjos que pecaram contra Deus. Agora eles se ocupam em operar o mal no mundo, fazendo oposição a Deus e Seu povo. A Bíblia diz que eles já estão debaixo da condenação de Deus (2 Pedro 2:4; Judas 6). Isso significa que o destino eterno dessas criaturas é inalterável. Eles sofrerão o castigo de Deus por causa de seus pecados por toda a eternidade. Saiba mais sobre quem são os demônios.

A existência dos demônios

Muitas religiões acreditam na existência de seres espirituais malignos. Culturas antigas em suas mitologias falavam sobre espíritos maus, demônios, deuses, semi-deuses, criaturas sobrenaturais, gênios etc. Nesse sentido, por exemplo, a cultura persa era uma das que mais traziam detalhes sobre essas criaturas.

Então considerando todo esse contexto histórico, alguns críticos tentam equiparar os relatos bíblicos sobre a existência dos demônios com antigas lendas e crendices populares. Eles dizem que acreditar atualmente que os demônios existam é abraçar uma cosmovisão obsoleta. Como diz Wayne Grudem, essas pessoas são profundamente influenciadas pela cosmovisão naturalista e na verdade só acreditam naquilo que pode ser visto, tocado ou ouvido. Por isso elas negam que os demônios existem.

Se cientificamente ou filosoficamente a existência dos demônios não pode ser provada, sua inexistência também não pode. Mas teologicamente, aqueles que creem na autoridade da Bíblia como a genuína Palavra de Deus, jamais poderá negar que os demônios existam.

É importante saber que em nenhuma parte a Bíblia se quer se preocupa em tentar provar que os demônios existem. Na verdade a Bíblia apenas afirma a existência desses seres espirituais malignos com muita naturalidade. Isso significa que para os escritores bíblicos a discussão sobre a existência dos demônios é algo que nem merece discussão à luz de uma revelação divina tão contundente sobre este assunto.

Receber Estudos da Bíblia

Como a Bíblia diz que os demônios existem?

Apesar de o Antigo Testamento registrar algumas atividades de demônios (Deuteronômio 32:17), certamente é o Novo Testamento que aprofunda muito mais essa questão. Durante o ministério de Jesus, por exemplo, a ação dos demônios se tornou ainda mais intensa. A chegada do Reino de Deus naquele estágio da história da redenção significou uma derrota esmagadora ao reino das trevas (Lucas 10:17).

Há muitos relatos bíblicos que mostram Jesus em plena atividade expulsando demônios, inclusive legiões deles (Mateus 12:22; Marcos 1:24; 3:11,12; 5:1-20; 9:17-29; Lucas 9:39-42; 13:11; etc.). Não há nada nesses textos que possa sugerir que Jesus não estava expulsando demônios, mas sim uma crise aguda de maldade e descontrole de certas pessoas. Na verdade Jesus não apenas confirmou a existência dos demônios como também demonstrou sua plena autoridade sobre eles e indicou qual será o fim dessas criaturas (Marcos 1:27; Mateus 25:41).

Na sequência da história da Igreja, os apóstolos também acreditavam que os demônios existem. O apóstolo João, por exemplo, exorta sobre a realidade da atividade maligna ao dizer que o mundo jaz no maligno (1 João 5:19).

O apóstolo Paulo é outro que também escreve sobre a existência dos demônios. Ele alerta que esses espíritos malignos são enganadores e se empenham na tentativa de destruir a obra de Deus; inclusive, ele diz que nos últimos tempos muitas pessoas seguirão doutrinas de demônios (1 Timóteo 4:1).

O mesmo apóstolo também ensina que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades; contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Então sim, demônios existem! Mas a boa notícia é que Deus concede ao seu povo uma armadura que habilita o crente a lutar a batalha espiritual contra esses seres malignos. Vestindo a armadura de Deus, o crente não precisa temer a existência dos demônios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close