O Que Significa “Deus Enxugará de Seus Olhos Toda Lágrima”?

A declaração “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” significa que Deus se compadece do sofrimento de seus servos e promete que haverá um dia em que a dor e o mal serão banidos para sempre.

Foi o escritor do livro do Apocalipse que registrou a frase “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”. Ele disse que ouviu uma grande voz do céu que dizia: “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:3,4).

A frase “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” ainda aparece anteriormente no mesmo livro do Apocalipse (Apocalipse 7:17). Mas essa declaração também é uma citação da profecia do profeta Isaías. O profeta escreve: “O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!” (Isaías 25:8).

Deus enxugará de seus olhos toda lágrima! O que isso não significa?

Algumas pessoas entendem a declaração “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” de forma completamente errada. Elas pensam que essa frase ensina que após o juízo final, na instauração do estado eterno, Deus eliminará a memória dos redimidos para que eles jamais se lembrem de suas vidas na presente era. Essas pessoas defendem que na eternidade, no novo céu e na nova terra, não teremos mais lembranças de nossa vida terrena.

Por isso que muita gente ensina que após a ressurreição não nos lembraremos mais de nossos familiares e amigos. Quem pensa assim diz que não seria possível desfrutarmos de uma felicidade eterna se ainda nos lembrarmos das coisas que vivemos neste mundo. Como não existe um versículo bíblico que diz que Deus apagará a memória dos redimidos, essas pessoas enxergam esse conceito na declaração “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”.

Mas esse tipo de interpretação é realmente errado. A Bíblia é clara ao afirmar que após a ressurreição continuaremos com nossas lembranças; nós reconheceremos uns aos outros (cf. 2 Samuel 12:23; Mateus 8:5-11; Mateus 17:3,4; Lucas 16:19-31; 1 Tessalonicenses 4:13-18). Entenda melhor por que nos reconhecermos no céu.

Receber Estudos da Bíblia

Como Deus enxugará de seus olhos toda lágrima?

Mas então em que sentido Deus enxugará dos nossos olho toda lágrima? Quando o texto bíblico diz que “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”, isso significa que a dor e o sofrimento pelos efeitos do pecado desaparecerão. Essa declaração traz a ideia de Deus como um Pai atencioso que se preocupa em consolar e enxugar as lágrimas de seus filhos que choram.

S. Kistemaker diz que a declaração “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” traz um quadro notável das ternas misericórdias de Deus estendidas aos membros sofredores de sua família. Após cair em pecado, o gênero humano derramou muitas lágrimas. Essas lágrimas são resultado da angústia, perseguição, opressão, dor e morte. Saiba mais sobre a Queda do Homem.

Todas essas coisas, como consequências do pecado, perdurarão até o juízo final. Então finalmente elas cessarão quando Deus e seu povo escolhido estiverem juntos para todo sempre.

O texto bíblico diz que a morte não existirá mais, e com ela também desaparecerão a tristeza, a dor e o choro. Realmente não haverá mais nenhum motivo para chorar. Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima para sempre! A maldição do pecado que afetou toda a criação será completamente removida.

O mundo todo será purificado e renovado, e a vida eterna no novo céu e na nova terra será caracterizada por paz, harmonia, alegria e pleno contentamento. Ao enxugar de nossos olhos toda lágrima, Deus purificará nossos pensamentos e lembranças de toda mancha do pecado.

Continuaremos sendo quem somos e permaneceremos com as nossas lembranças, mas jamais ficaremos angustiados, tristes e abatidos novamente. Vivermos num estado de plena satisfação com Deus, desfrutando de sua presença gloriosa para sempre. A nossa vida futura será muito mais sobre Deus do que sobre nós mesmos. Por isso a ideia de insatisfação pessoal não fará qualquer sentido. A promessa diz que “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” e que Ele fará novas todas as coisas (Apocalipse 21:4,5).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close