É Chegado o Reino de Deus: Como o Reino de Deus Está Próximo?

A declaração de que o Reino de Deus está próximo significa a realidade presente do domínio soberano de Deus, sobretudo na esfera da salvação. Essa frase diz respeito à encarnação do Filho de Deus que inaugurou a manifestação do Reino dos Céus num estágio tão superior e poderoso como jamais foi visto. Por isso da mensagem proclamada nos Evangelhos: “É chegado o Reino de Deus” (Mateus 3:2; 4:17).

A frase “o Reino de Deus está próximo” fala justamente da presença do Reino de Deus através da pessoa de Cristo. É chegado o Reino de Deus porque em Cristo se cumprem as promessas do reinado eterno de Deus. Esse reino já é realidade aqui e agora, mas alcançará toda sua plenitude quando Jesus Cristo voltar em poder e glória. Saiba mais sobre o que é o Reino de Deus.

Quem disse “é chegado o Reino de Deus”?

Apesar de no sentido geral o Reino de Deus ser uma realidade presente desde o princípio da História, a vinda do Reino de Deus num estágio superior foi anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Eles profetizaram sobre o Rei que haveria de vir trazendo o Reino de Deus a todos os povos e nações.

Os profetas do Antigo Testamento profetizaram não apenas sobre a vinda do Rei Messiânico, mas também de seu arauto. Eles falaram de uma pessoa que seria levantada por Deus para preparar o caminho do Messias. O Novo Testamento nos mostra que o profeta João Batista foi essa pessoa.

Em completa harmonia com todas as profecias das Escrituras, João Batista surgiu pregando sobre a necessidade do arrependimento. O motivo pelo qual sua mensagem confrontava o pecador era porque o Reino de Deus estava próximo. Ele estava falando justamente da vinda de Cristo.

O que João Batista estava dizendo era que o Reino de Deus havia chegado. O Reino estava próximo daqueles que ouviam sua pregação porque o Rei prometido por Deus e anunciado nas Escrituras havia chegado; o Messias estava bem no meio deles! A manifestação do Reino de Deus na pessoa de Cristo trouxe graça e juízo. Daí a necessidade do arrependimento. Isso explica a pregação de João: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 3:2).

A mensagem da chegada do Reino de Deus é a parte central do ensino do Senhor Jesus. Mateus diz que Jesus deu início ao seu ministério público também pregando: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 4:17). Isso significa que a espera havia acabado; o tempo da ação decisiva e soberana de Deus na história da redenção havia se cumprido. O Reino de Deus havia chegado porque o Rei em pessoa estava ali, anunciando sua chegada.

Receber Estudos da Bíblia

A importância da pregação de que o Reino de Deus está próximo

Dizer que é chegado o Reino de Deus pela pessoa de Jesus Cristo, significa dizer que Jesus inaugurou um novo momento na história da redenção; uma nova maneira de Deus se relacionar com os homens (Gálatas 4:4-6).

A mensagem que diz que é chegado o Reino de Deus possui dos aspectos. Por um lado essa mensagem aponta para as bênçãos da salvação que alcançam aqueles que, pela graça de Deus mediante a fé, se arrependem de seus pecados e reconhecem em seus corações o reinado de Deus. Mas, por outro lado, essa mensagem fala do juízo divino que é derramado sobre os pecadores impenitentes que vivem em rebelião contra o reinado de Deus.

João Batista anunciou em sua pregação que é chegado o Reino de Deus. A essência da pregação de João Batista foi repetida na mensagem de Jesus; porém numa amplitude muito maior, e confirmada pelos sinais de seus milagres (Mateus 11:12; 12:28; Lucas 16:16; 17:20,21).

Primeiramente essa mensagem foi anunciada aos judeus (Mateus 10:5,6). Mas depois da morte e da ressurreição de Cristo, essa mesma mensagem foi também anunciada aos gentios; propagando-se por todas as nações (Mateus 24:14; 28:19; Atos 13:46; Romanos 1:16).

Aqui entendemos o quão importante e significativa é a ordem de Jesus aos seus apóstolos: “E, indo, pregai dizendo: É chegado o Reino dos Céus” (Mateus 10:7). Anunciar que é chegado o Reino de Deus é falar da nova realidade trazida por Jesus; é falar do cumprimento do plano de Deus para a história da redenção.

Os seguidores de Jesus, durante toda a Era da Igreja, recebem essa ordem para anunciar a chegada do Reino de Deus. Dessa forma, o Reino vai crescendo até que venha o dia em que o Filho do Homem voltará. Quando a mensagem de que é chegado o Reino de Deus cumprir o propósito decretado por Deus, então virá o fim. Nesse dia os cidadãos do Reino de todas as partes do mundo serão reunidos na presença do Senhor.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar