É Chegado o Reino de Deus: Como o Reino de Deus Está Próximo?

A declaração de que o Reino de Deus está próximo significa a realidade presente do domínio soberano de Deus, sobretudo na esfera da salvação. Essa frase diz respeito à encarnação do Filho de Deus que inaugurou a manifestação do Reino dos Céus num estágio tão superior e poderoso como jamais foi visto. Por isso da mensagem proclamada nos Evangelhos: “É chegado o Reino de Deus” (Mateus 3:2; 4:17).

A frase “o Reino de Deus está próximo” fala justamente da presença do Reino de Deus através da pessoa de Cristo. É chegado o Reino de Deus porque em Cristo se cumprem as promessas do reinado eterno de Deus. Esse reino já é realidade aqui e agora, mas alcançará toda sua plenitude quando Jesus Cristo voltar em poder e glória. Saiba mais sobre o que é o Reino de Deus.

Quem disse “é chegado o Reino de Deus”?

Apesar de no sentido geral o Reino de Deus ser uma realidade presente desde o princípio da História, a vinda do Reino de Deus num estágio superior foi anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Eles profetizaram sobre o Rei que haveria de vir trazendo o Reino de Deus a todos os povos e nações.

Os profetas do Antigo Testamento profetizaram não apenas sobre a vinda do Rei Messiânico, mas também de seu arauto. Eles falaram de uma pessoa que seria levantada por Deus para preparar o caminho do Messias. O Novo Testamento nos mostra que o profeta João Batista foi essa pessoa.

Em completa harmonia com todas as profecias das Escrituras, João Batista surgiu pregando sobre a necessidade do arrependimento. O motivo pelo qual sua mensagem confrontava o pecador era porque o Reino de Deus estava próximo. Ele estava falando justamente da vinda de Cristo.

O que João Batista estava dizendo era que o Reino de Deus havia chegado. O Reino estava próximo daqueles que ouviam sua pregação porque o Rei prometido por Deus e anunciado nas Escrituras havia chegado; o Messias estava bem no meio deles! A manifestação do Reino de Deus na pessoa de Cristo trouxe graça e juízo. Daí a necessidade do arrependimento. Isso explica a pregação de João: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 3:2).

A mensagem da chegada do Reino de Deus é a parte central do ensino do Senhor Jesus. Mateus diz que Jesus deu início ao seu ministério público também pregando: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 4:17). Isso significa que a espera havia acabado; o tempo da ação decisiva e soberana de Deus na história da redenção havia se cumprido. O Reino de Deus havia chegado porque o Rei em pessoa estava ali, anunciando sua chegada.

Receber Estudos da Bíblia

A importância da pregação de que o Reino de Deus está próximo

Dizer que é chegado o Reino de Deus pela pessoa de Jesus Cristo, significa dizer que Jesus inaugurou um novo momento na história da redenção; uma nova maneira de Deus se relacionar com os homens (Gálatas 4:4-6).

A mensagem que diz que é chegado o Reino de Deus possui dos aspectos. Por um lado essa mensagem aponta para as bênçãos da salvação que alcançam aqueles que, pela graça de Deus mediante a fé, se arrependem de seus pecados e reconhecem em seus corações o reinado de Deus. Mas, por outro lado, essa mensagem fala do juízo divino que é derramado sobre os pecadores impenitentes que vivem em rebelião contra o reinado de Deus.

João Batista anunciou em sua pregação que é chegado o Reino de Deus. A essência da pregação de João Batista foi repetida na mensagem de Jesus; porém numa amplitude muito maior, e confirmada pelos sinais de seus milagres (Mateus 11:12; 12:28; Lucas 16:16; 17:20,21).

Primeiramente essa mensagem foi anunciada aos judeus (Mateus 10:5,6). Mas depois da morte e da ressurreição de Cristo, essa mesma mensagem foi também anunciada aos gentios; propagando-se por todas as nações (Mateus 24:14; 28:19; Atos 13:46; Romanos 1:16).

Aqui entendemos o quão importante e significativa é a ordem de Jesus aos seus apóstolos: “E, indo, pregai dizendo: É chegado o Reino dos Céus” (Mateus 10:7). Anunciar que é chegado o Reino de Deus é falar da nova realidade trazida por Jesus; é falar do cumprimento do plano de Deus para a história da redenção.

Os seguidores de Jesus, durante toda a Era da Igreja, recebem essa ordem para anunciar a chegada do Reino de Deus. Dessa forma, o Reino vai crescendo até que venha o dia em que o Filho do Homem voltará. Quando a mensagem de que é chegado o Reino de Deus cumprir o propósito decretado por Deus, então virá o fim. Nesse dia os cidadãos do Reino de todas as partes do mundo serão reunidos na presença do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close