Por Que Jesus Dizia “Em Verdade em Verdade Vos Digo”?
“Em verdade vos digo” ou “em verdade te digo” é uma expressão utilizada por Jesus que aparece registrada dezenas de vezes nos Evangelhos. No Evangelho de João, essa expressão aparece composta com uma repetição a mais, isto é, “em verdade em verdade vos digo” ou “na verdade na verdade te digo”.
Na Bíblia Jesus usa a expressão “em verdade em verdade vos digo” como introdução de uma declaração solene. Portanto, o significado de “em verdade vos digo” pode ser traduzido como “eu solenemente declaro”. Dessa forma, a repetição enfática “em verdade em verdade vos digo” também pode ser traduzida como “mui solenemente eu lhes digo”.
No ensino de Jesus, essa expressão serve como um alerta profundo. Ela introduz uma declaração que traz uma apropriada conclusão ao que está sendo dito. Isso indica que o que se segue após o “em verdade em verdade vos digo” deve ser recebido, refletido, assimilado e obedecido.
O significado de “em verdade vos digo”
A expressão “em verdade” traduz o original amem. Então a repetição “em verdade em verdade” traduz um duplo amém. De forma geral, em hebraico essa expressão transmite o sentido de verdade e fidelidade. W. Hendriksen diz que por isso essa expressão é usada em declarações que afirmam ou confirmam uma verdade solene.
No Antigo Testamento esse amém (em verdade) também ocorre algumas vezes (cf. 1 Reis 1:36; Jeremias 28:6; etc.). Inclusive, o duplo amém também é encontrado nos livros do Antigo Testamento (cf. Números 5:22; Neemias 8:6; Salmo 41:13; etc.).
No Novo Testamento o duplo amém aramaico, transliterado em grego e traduzido como “em verdade em verdade” ocorre vinte e cinco vezes no Evangelho de João. Ma seja em sua forma dupla (“em verdade em verdade”), seja em sua forma simples (“em verdade”), essa expressão combina as ideias de verdade e solenidade no Novo Testamento.
Então a expressão “em verdade em verdade vos digo” não somente introduz uma declaração que expressa uma verdade ou um fato, mas também enfatiza que tal verdade ou fato é muitíssimo importante e solene. W. Hendriksen completa dizendo que em muitos casos a expressão “em verdade vos digo” introduz uma declaração que difere da opinião ou expectativa popular, ou mesmo causa surpresa no ouvinte.
Em verdade em verdade vos digo
Então é correto afirmar que Jesus usa a expressão “em verdade vos digo” como afirmação e confirmação de seu ensino. Embora amém (em verdade) fosse uma típica expressão hebraica, nos lábios de Jesus Cristo certamente ela ganhou uma profundidade incomparável. Isso porque não era um rabino qualquer que estava dizendo “em verdade em verdade vos digo”; nem mesmo era um simples profeta quem estava fazendo uso dessas palavras, por mais repeitado e importante que alguém assim pudesse ser.
Inclusive, não há qualquer registro de mais alguém que tenha usado essa expressão de forma semelhante a que Jesus usou. Na verdade ninguém mais além dele teria, de fato, autoridade para fazê-lo. No ensino de Jesus a expressão “em verdade em verdade vos digo” aparece pronunciada pelos lábios daquele que é, Ele próprio, a verdade. Ele mesmo declarou: “Eu sou o caminho a verdade e a vida“ (João 14:6). Essa expressão aponta para a autoridade do único que é digno de ser chamado de “o Amém” (cf. 2 Coríntios 1:20; Apocalipse 3:14).