O Que Significa Emanuel na Bíblia?

Emanuel significa “Deus conosco”. O nome Emanuel é a transliteração do hebraico Immanuel, uma palavra composta pelo termo hebraico “El”, um dos mais utilizados no Antigo Testamento para se referir a Deus. Neste estudo bíblico entenderemos o correto significado do nome Emanuel.

O nome Emanuel na Bíblia

O nome Emanuel aparece duas vezes na Bíblia. Primeiramente ele aparece na profecia do profeta Isaías (Isaías 7:14). Depois esse nome é citado no cumprimento final da mesma profecia, no Evangelho de Mateus 1:23.

Em uma profecia que talvez possua dupla referência, o profeta fala sobre uma virgem que daria à luz a um menino, cujo nome seria Emanuel. Quando o anjo Gabriel anunciou o nascimento virginal de Jesus, ele interpretou a profecia do profeta Isaías como sendo em referência à vinda do Messias. Portanto, o menino de quem falou Isaías é o Messias, concebido por obra do Espírito Santo através da virgem Maria.

O original hebraico Immanuel também é aplicado pelo profeta Isaías uma outra vez. Mas neste segundo caso, esse termo se refere ao cuidado de Deus para com o remanescente de Judá (Isaías 8:8-10).

Receber Estudos da Bíblia

O significado do nome Emanuel aplicado a Cristo

Conforme foi aplicado a Cristo, o nome Emanuel possui um significado muito importante, pois enfatiza a presença de Deus com seu povo. Jesus recebe nas Escrituras vários nomes e títulos que apontam para sua glória, majestade, humanidade e divindade, por exemplo: Ele é chamado de Filho do Homem, Filho de Davi, Alfa e Ômega, Senhor, Unigênito de Deus, Leão da tribo de Judá etc.

Especialmente sobre o nome Emanuel, seu significado refere-se à verdade bíblica incontestável de que Jesus é plenamente Deus, assim como também é plenamente homem. Emanuel aponta para a natureza humana e a natureza divina na pessoa de Cristo. Entenda melhor como as Escrituras afirmam que Jesus é Deus.

É interessante saber que o mesmo profeta Isaías, em outra profecia, mais uma vez se refere ao nome do Messias. Mas ele diz que seu nome é: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Isaías 9:6). No entanto, Ele também é o Emanuel, o Deus que habita com seu povo.

Neste sentido, o nome Emanuel significa que Jesus é o cumprimento perfeito de todas as promessas pactuais do Antigo Testamento, onde Deus prometeu estar com seu povo. O apóstolo Paulo escreve dizendo que Jesus “é a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15). Já o apóstolo João ressalta que Ele é o Verbo que se fez carne “e habitou entre nós; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, pleno de graça e de verdade” (João 1:14).

Portanto, como Emanuel, o Unigênito de Deus habita conosco, e mais, Ele vive em nós e nós nele (Gálatas 2:20; Efésios 5:30). Além disso, o nome Emanuel também significa que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19). Isto porque o Deus que é inteiramente santo e justo, jamais poderia habitar com pecadores.

Mas pelos méritos de Cristo, somos justificados por Deus e adotados em sua família, e agora temos paz com Ele. Assim, o significado do nome Emanuel está diretamente ligado à obra da redenção e as bênçãos que desfrutamos mediante a pessoa de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close