Quais São as Epístolas Gerais?

As Epístolas Gerais na Bíblia são as oito cartas do Novo Testamento que não foram escritas pelo apóstolo Paulo. São elas: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas. Essas epístolas também são conhecidas como “Epístolas Universais” ou “Católicas”.

Inicialmente a Epístola aos Hebreus não foi contada entre as Epístolas Gerais. O principal motivo era que acreditava-se que essa carta era uma das Epístolas Paulinas. Inclusive, a primeira em que Eusébio usou a designação “Epístolas Gerais” ele se referiu a essas cartas como sendo “sete epístolas universais”.

Com o tempo a maioria dos estudiosos começou a considerar que a autoria da Carta aos Hebreus não deveria ser atribuída a Paulo. Dessa forma a carta passou a ser contata por muitos como uma das Epístolas Gerais.

Por que “Epístolas Gerais”?

As Epístolas Gerais recebem essa designação porque basicamente elas foram escritas para públicos mais universais. Isso significa que em comparação às cartas de Paulo, as Epístolas Gerais são mais abrangentes e a maioria delas não possui destinatários específicos.

Mas isso não quer dizer que as Epístolas Gerais não possuíam destinatários. Muito pelo contrário! A Primeira Epístola de Pedro foi escrita pelo apóstolo aos cristãos que moravam em Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Essas eram províncias da Ásia Menor.

Também é provável que a segunda carta de Pedro também tenha sido endereçada a esses mesmos cristãos. A menos que Pedro tenha escrito outra carta que acabou sendo perdida (cf. 2 Pedro 3:1).

De forma semelhante, a Carta aos Hebreus igualmente foi escrita a um grupo de cristãos. Aparentemente esse grupo era formado por cristãos judeus da Diáspora que provavelmente viviam na região da Itália, talvez em Roma (Hebreus 13:24).

As cartas de João também tiveram seus respectivos destinatários. A identidade dos destinatários de 1 João é desconhecida, embora parece ter sido um grupo de cristãos que mantinha um relacionamento próximo com o apóstolo (cf. 1 João 2:1-28; 3:7,18; 4:4; 5:21).

Com relação à Segunda Epístola de João, o texto diz que a carta foi enviada “à senhora eleita e aos seus filhos” (1 João 1:1). Essa designação pode ser tanto uma referência literal a uma senhora cristã e seus familiares como pode ser uma referência figurada a uma igreja local. Já a Terceira Epístola foi escrita a um cristão chamado Gaio.

Quanto às demais Epístolas Gerais, tudo indica que seus destinatários de fato pertenciam a um grupo mais amplo. Tiago escreveu “às doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tiago 1:1). Essa declaração pode se referir de forma específica aos cristãos judeus que estavam dispersos pelas nações; ou de forma figurada aos crentes judeus e gentios que estão unidos num só corpo em Cristo, mas que vivem como estrangeiros e peregrinos nesta terra.

Por fim, nada se sabe sobre os destinatários da Epístola de Judas. Considerando alguns elementos presentes no texto, muitos intérpretes consideram que talvez eles fossem judeus cristãos.

Receber Estudos da Bíblia

Qual é a importância das Epístolas Gerais?

É verdade que infelizmente algumas das Epístolas Gerais tiveram sua canonicidade discutida ao longo da História da Igreja. As mais debatidas nesse sentido sempre foram 2 Pedro e Tiago. Inclusive, a conhecida resistência de Lutero com relação à Epístola de Tiago ilustra bem essa questão.

Mas as Epístolas Gerais são de suma importância para a Igreja. Seu conteúdo foi inspirado pelo Espírito Santo e preservado por Deus de qualquer erro, contradição ou adulteração. Elas trazem instruções que jamais devem ser desprezadas pelos cristãos.

As Epístolas Gerais tratam de questões que são comuns a todos os crentes de todas as épocas. Elas exortam os cristãos acerca do problema do sofrimento; encoraja-os a viver em obediência ao Senhor; e ensinam os crentes sobre como eles devem perseverar na fé e ser zelosos com a pureza do Evangelho, se opondo aos falsos mestres e suas doutrinas.

Combinadas às Epístolas Paulinas, as Epístolas Gerais formam um conjunto teológico-doutrinário que fornece uma perspectiva completa acerca dos fundamentos da Fé Cristã.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar