O Que Significa “Errais Por Não Conhecer as Escrituras”?

Jesus disse “errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” ao ser questionado por alguns saduceus acerca da ressurreição. Em seu diálogo, o Senhor Jesus Cristo deixou claro que aquele grupo religioso estava completamente errado porque não conhecia verdadeiramente as Escrituras e nem o poder do Deus que elas revelam.

Quando Jesus disse “errais em não conhecer as Escrituras”?

A Bíblia diz que num certo dia algumas pessoas que pertenciam ao partido dos saduceus se aproximaram de Jesus. Os saduceus eram um grupo religioso constituído principalmente por famílias sacerdotais. Isso significa que a maioria dos sacerdotes e até o sumo sacerdote dos tempos de Jesus pertencia a esse grupo.

Naturalmente era esperado que essas pessoas fossem profundas conhecedoras das Escrituras. Mas na prática a situação era completamente diferente. Os saduceus tinham apenas o Pentateuco como Escritura infalível, e enxergavam os demais escritos do Antigo Testamento num nível inferior.

Mas a doutrina que eles pregavam continha muitos erros. Um deles dizia respeito exatamente à questão da ressurreição. Eles negavam a ideia de que haveria ressurreição e juízo final. Então ao se aproximarem de Jesus, eles queriam testá-lo quanto a isso.

Na verdade aquele grupo saduceu tinha o objetivo de ridicularizar Jesus e supostamente provar que seu ensinamento não fazia sentido. Para isso eles formularam uma história com base na lei do levirato. Essa lei, presente no Pentateuco, dizia que se um homem morresse sem ter deixado filhos, seu irmão deveria casar-se com a viúva para dar-lhe descendência (Mateus 22:24).

Na história contata por aqueles saduceus, isso aconteceu numa família de sete irmãos. O marido de uma mulher faleceu sem ter tido filhos com ela. Então ela foi tomada como esposa pelo segundo irmão, que também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com os sete irmãos até que por último a mulher também morreu.

Com isso os saduceus queriam saber de quem aquela mulher seria esposa na ressurreição. Isso porque enquanto estava viva nesta terra, a mulher havia sido desposada pelos sete irmãos. Então foi nesse ponto que Jesus respondeu: “Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22:29).

Errais em não conhecer as Escrituras

Como foi dito, os saduceus consideravam apenas o Pentateuco em nível de Escritura autoritativa e inerrante. Mas a verdade é que nem mesmo o Pentateuco eles conheciam. Por isso Jesus disse: “Errais por não conhecer as Escrituras”.

Ao apelar para o casamento levirato com a finalidade de refutar o ensino de Jesus, aquelas pessoas estavam tentando interpretar e aplicar o texto de Deuteronômio 25:5,6 de forma completamente distorcida. O texto de Deuteronômio nada tinha a ver com a vida porvir após a ressurreição. Se eles conhecessem as Escrituras eles saberiam disso.

Por esse motivo Jesus respondeu o questionamento deles dizendo que na ressurreição os laços matrimoniais não farão sentido. Jesus explicou que os ressurretos serão como os anjos celestiais nesse aspecto.

Mas o problema é que os saduceus também negavam a existência dos anjos. Isso obviamente mostrava que de fato eles erravam por não conhecer as Escrituras. O próprio Pentateuco, que eles tanto diziam considerar e conhecer, ensina claramente a existência dos anjos (cf. Gênesis 19:1-15; 28:12; 32:1).

Errais por não conhecer o poder de Deus

A frase “errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” traduz uma declaração em que Jesus literalmente diz: “Vocês estão enganando-se a si mesmos, porque não conhecem nem as Escrituras nem o poder de Deus”.

Essa era a realidade dos saduceus. Eles não conheciam as Escrituras e nem o Deus das Escrituras. Eles negavam a doutrina da imortalidade da alma e da ressurreição, enquanto o próprio Deus a ensina em sua Palavra. Por isso na sequência Jesus diz: “Vocês não tendes lido o que Deus vos declarou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?” (Mateus 22:32).

Ao dizer isso Jesus cita mais uma vez o Pentateuco, mais precisamente um versículo que registra um diálogo entre Deus e Moisés (Êxodo 3:6). E por que os saduceus não conheciam o poder de Deus? Porque eles não compreendiam que o Deus que é eterno estabeleceu um relacionamento também eterno com os seus escolhidos.

Por isso Deus diz: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Perceba que Ele não diz que “era o Deus”, mas que “é o Deus”. No entanto, quando Deus disse essas palavras os patriarcas já estavam mortos.

Então isso implica na verdade de que a doutrina da imortalidade da alma e da futura ressurreição é verdadeira, porque Deus “não é Deus de mortos, e sim de vivos”. Em outras palavras, Abraão, Isaque e Jacó, juntamente com todos os santos, continuam a viver na presença Deus enquanto aguardam a gloriosa ressurreição futura. Essa verdade é ainda expressa em outras partes do Antigo Testamento (cf. Salmos 16:9-11; 73:24-26; Daniel 12:2; etc.).

Receber Estudos da Bíblia

Muitos erram por não conhecer as Escrituras e o poder de Deus

A declaração “errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” revelou exatamente o estado em que viviam os saduceus. Curiosamente os saduceus eram justamente os homens que naquele tempo deveriam ser os maiores conhecedores das coisas de Deus. Mas eles viviam no engano porque não conheciam as Escrituras e nem o poder de Deus.

Ainda hoje essa é a realidade de muita gente. Multidões repetem o erro dos saduceus. Muitos vivem uma religiosidade vazia e desprovida da verdade. Essas pessoas distorcem as Escrituras que tanto dizem conhecer, aplicando-as ao seu bel prazer para satisfazer seus conceitos humanos. Consequentemente, essas pessoas falam de um deus que definitivamente não é o verdadeiro Deus revelado na Bíblia. A essas pessoas Jesus continua a dizer: “Errais por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus”.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar