O Que é Escabelo? Qual o Significado Bíblico de Escabelo?

Escabelo significa uma base ou uma plataforma onde os pés possam pisar. Mas o significado bíblico de escabelo não é apenas literal, é também figurado. Antes, porém, é importante entender que em algumas traduções da Bíblia, a palavra “escabelo” é substituída pela palavra “estrado”. No entanto, ambas as palavras possuem o mesmo significado.

Em seu sentido literal, a palavra escabelo pode ser encontrada tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. No texto bíblico do Antigo Testamento, escabelo geralmente é a palavra usada para traduzir o hebraico kebesh, que indica algo que é utilizado para ser pisado, ou seja, uma base para os pés. Por exemplo: no livro de Crônicas, o cronista registra que no trono do rei Salomão havia um escabelo de ouro acompanhado por seis degraus (2 Crônicas 9:18).

Já no texto bíblico do Novo Testamento, a palavra escabelo frequentemente traduz o termo grego hypopodion, cujo significado aponta para algo que está debaixo dos pés. Por exemplo: na epístola escrita por Tiago, o escritor bíblico usou essa palavra para falar exatamente sobre o lugar onde alguém coloca os pés (Tiago 2:3).

Receber Estudos da Bíblia

O significado bíblico de escabelo no sentido figurado

No sentido figurado, na maioria das vezes a palavra escabelo transmite a ideia de sujeição ou submissão ao poder de alguém. No livro de Salmos, por exemplo, o salmista fala sobre o escabelo dos pés de Deus em referência ao Templo construído em Jerusalém; em especial a Arca da Aliança (Salmo 132:7). A ideia é que o Senhor se revelava ao seu povo entronizado por cima da Arca, ou seja, descansando seus pés sobre ela.

Num outro salmo que exalta a realeza e a santidade de Deus, o salmista escreve: “Exaltai ao SENHOR, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque Ele é santo” (Salmo 99:5).

Um dos versículos bíblicos mais lembrados que traz essa palavra, é aquele registrado pelo profeta Isaías ao transmitir a declaração do Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão?” (Isaías 66:1). Nesse versículo, o escabelo dos pés de Deus, no sentido figurado, é a terra.

Em outra aplicação figurada, embora com ênfase um pouco diferente, a palavra escabelo também é usada na Bíblia para se referir aos inimigos de Deus. Na antiguidade, era comum que os conquistadores pisassem sobre seus inimigos conquistados. Os vitoriosos colocavam seus pés sobre os pescoços ou as cabeças dos derrotados.

Com esse costume em vista, o Salmo 110 anuncia de forma profética a exaltação do Messias: “Disse o SENHOR ao Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Salmo 110:1). Nesse verso, o salmista profetiza a exaltação de Cristo à direita do Pai após a ressurreição, e sua inevitável vitória sobre o império do mal. A expressão “escabelo dos teus pés” nesse versículo, indica a subjugação dos inimigos do Senhor, e a posição de desgraça reservado para eles.

No Novo Testamento o uso figurativo da palavra escabelo se repete. Inclusive, o Salmo 110 também é citado pelos escritores neotestamentários para falar da sujeição dos inimigos do Senhor (Atos 2:35; cf. Hebreus 1:13; 10:13). O mesmo também ocorre com a passagem do livro de Isaías que fala da terra como escabelo dos pés de Deus (Atos 7:49).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar