O Que é a Espada do Espírito?

A espada do Espírito é a Palavra de Deus. Ela faz parte da armadura espiritual que todo crente deve usar. A espada do Espírito é a única arma de ataque eficaz contra o mal. Um cristão verdadeiro precisa estar sempre apto a fazer uso da Palavra de Deus para se defender dos ataques de Satanás.

O apóstolo Paulo fala da necessidade do crente em usar a espada do Espírito em sua Carta aos Efésios. Ele exorta os cristãos a tomarem a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. Mas é importante entender que a espada do Espírito não é uma arma espiritual isolada; ao contrário, ela faz parte de um conjunto de virtudes que constituem a armadura de Deus (Efésios 6:10-20).

Um soldado pode estar com amparado com couraça, escudo, capacete etc., mas sem a espada ele estará desarmado de sua principal arma. Ele poderá resistir aos ataques adversários por um tempo, mas não conseguirá fazer uma defesa que impõe ameaça aos seus oponentes; não conseguirá fazer com que seus inimigos fujam. É assim também com o crente na batalha espiritual. Sem a espada do Espírito o crente está incompleto e incapaz de afugentar o mal.

O porquê da expressão “espada do Espírito”?

Ao falar sobre os equipamentos da armadura de Deus, o apóstolo Paulo aplicou algumas passagens do Antigo Testamento e também usou como figura a armadura de guerra do soldado romano de sua época. Naquele tempo era comum o uso de dois tipos de espada. Um tipo era mais longo e o outro era mais curto.

O termo grego que Paulo usa ao falar da espada do Espírito indica que ele tinha em mente a espada mais curta que possuía no máximo aproximadamente 45 centímetros. Os soldados romanos carregavam esse tipo de espada na cintura. Assim eles podiam rapidamente empunhá-la e usá-la num combate corpo a corpo.

Essas espadas curtas eram armas usadas tanto defensivamente quanto ofensivamente. Esse detalhe mostra que o apóstolo estava preocupado em ensinar que através da espada do Espírito o crente tanto pode se defender dos ataques do diabo, quanto avançar ofensivamente contra as estratégias do império do mal.

A postura do crente na batalha espiritual é, antes de tudo, defensiva. No entanto, não se trata de uma defesa acuada e passiva, mas uma defesa ativa e ofensiva que expulsa o inimigo. Isto, então, só é possível por meio da espada do Espírito.

Receber Estudos da Bíblia

A importância da espada do Espírito

A espada do Espírito é sem dúvida a arma mais poderosa que existe. Por isso o escritor de Hebreus diz que “a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes; e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas; e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12).

Então a espada do Espírito não é como uma espada comum que simplesmente transpassa o corpo. Na verdade ela tem poder para alcançar o lugar mais profundo do íntimo do ser humano. A espada do Espírito é o Evangelho; é a Bíblia completa, isto é, a Palavra de Deus toda. Diferentemente de uma espada comum, a espada do Espírito jamais perde seu corte; jamais perde sua utilidade e eficácia.

Outro detalhe importante é a informação de que a espada é do Espírito. Isso significa que essa espada não apenas foi dada pelo Espírito, mas também é Ele quem a empunha. Em outras palavras, a espada do Espírito é a Palavra de Deus, e é o próprio Espírito Santo quem aplica a Palavra em nosso coração e nos capacita a usá-la. Isto está de acordo com a verdade de que a Palavra de Deus é “viva e eficaz”.

A espada do Espírito também é a única arma capaz de trazer vida e curar, ao invés de ferir e matar. Ao mesmo tempo em que a espada do Espírito revela o estado pecaminoso do homem, ela também conduz o pecador ao Salvador.

O Senhor Jesus deu o exemplo de quão poderosa e eficaz é a espada do Espírito. Ao ser tentado por Satanás no deserto, Cristo se defendeu usando a espada do Espírito e derrotou o inimigo. Ele respondeu às tentações do diabo declarando firmemente: “está escrito” (Lucas 4:1-13).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close