O Que é a Estrela Absinto na Bíblia?

Absinto é como é chamada uma estrela citada no livro do Apocalipse. O texto bíblico descreve a Estrela Absinto caindo do céu como uma tocha ardente e atingindo a terça parte dos rios e fontes de água (Apocalipse 8:10).

Por causa das diferentes interpretações da escatologia bíblica, o significado da Estrela Absinto tem sido apresentado pelos cristãos de diferentes formas. Alguns entendem que a Estrela Absinto de fato é uma estrela literal que caíra na terra durante o período de grande tribulação. Outros entendem que a Estrela Absinto deve ser interpretada de forma coerente com a característica simbólica da literatura apocalíptica.

Mas antes de falar sobre a Estrela Absinto, é importante entender o que é o absinto e como ele é mencionado na Bíblia.

O que é Absinto?

Absinto é um tipo de planta da família das compostas. Existem muitas espécies de absinto e várias delas são usadas para fins medicinais e alimentícios. Algumas também são potencialmente tóxicas. No geral, as várias espécies de absinto possuem um sabor muito amargo e forte.

Na região da Palestina há diferentes espécies de absinto; mas provavelmente as espécies citadas na Bíblia são a Artemisia Herba-Alba e a Artemisia Judaica. Nos textos bíblicos do Antigo Testamento o termo hebraico la’ana é usado para se referir ao absinto; enquanto no Novo Testamento a palavra utilizada é o grego apsinthos.

Por causa das características dessas plantas, os textos bíblicos empregam a figura do absinto como símbolo de amargura, tristeza, punição e calamidade (Provérbios 5:4; Lamentações 3:15,19 Amós 5:7; 6:12). Moisés, por exemplo, empregou o absinto como uma metáfora para falar sobre o perigo da idolatria que atraía o castigo de Deus. O profeta Jeremias também usou a figura do absinto para falar do castigo amargo que Deus derramaria sobre o desobediente povo judeu (Jeremias 9:15; 23:15).

Receber Estudos da Bíblia

A Estrela Absinto no Apocalipse

A Estrela Absinto aparece no texto do livro do Apocalipse na seção em que João registra a visão da abertura do sétimo selo. Quando o sétimo selo foi aberto, ele viu sete anjos que estavam em pé diante de Deus. Esses anjos receberam sete trombetas (Apocalipse 8:1,2).

João diz que foi quando o terceiro anjo tocou a terceira trombeta que a Estrela Absinto caiu do céu. Em sua visão, João explica que a estrela caiu sobre a terceira parte dos rios e fontes de água. Isso fez com que a terça parte das águas se tornassem em absinto. Como resultado, muitas pessoas acabaram morrendo por causa dessas águas que se tornaram amargosas.

Não é difícil perceber que o apóstolo João usa a linguagem simbólica ao falar da Estrela Absinto. Ele lança mão do amplo uso da figura do absinto como símbolo de angustia, calamidade e castigo. Isso quer dizer que não é preciso enxergar a Estrela Absinto no livro do Apocalipse como um corpo celeste que cairá literalmente sobre a terça parte dos rios; mas como uma metáfora para um dos castigos de Deus contra o mundo iníquo.

A Estrela Absinto é um símbolo do juízo de Deus

De fato a descrição de uma estrela caindo do céu ardendo como uma tocha é certamente um símbolo muito apropriado para se referir ao modo como o juízo divino, quando derramado, é capaz de aterrorizar o coração dos homens.

Então a Estrela Absinto é um ato de juízo de Deus; pois a estrela é lançada do céu à terra. Os estudiosos têm sugerido que todas as catástrofes e aflições que envolvem as fontes de águas potáveis têm a ver com a visão da Estrela Absinto. Dessa forma, essas catástrofes são prenúncios do julgamento de Deus.

Além disso, é notável que o alvo da Estrela Absinto seja as fontes das águas potáveis; ou seja, algo que é essencial para a sobrevivência humana. O teólogo do Novo Testamento W. Hendriksen observa esse detalhe e diz que é possível que as águas que se tornaram amargas pela Estrela Absinto na visão de João, sejam símbolo de todas as calamidades que obstruem qualquer meio que o homem empregue para satisfazer suas necessidades. Se você quer saber mais sobre o livro do Apocalipse, conheça nosso Manual de Escatologia.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar