O Que é Exortação? Significado de Exortar na Bíblia

Exortar significa incentivar ou encorajar alguém. O significado de exortação na Bíblia possui o sentido de motivar ou insistir que uma pessoa faça algo. No contexto bíblico, a exortação geralmente é direcionada aos crentes para que eles vivam de acordo com a vontade de Deus, de modo condizente a sua nova posição em Cristo.

O significado de exortar na Bíblia também inclui conceitos mais amplos, como: ensinar, corrigir, consolar, apelar, inspirar, etc. Isso porque na Bíblia, o verbo “exortar” frequentemente traduz a palavra grega paraklesis. Essa palavra comunica as ideias de convocação, aproximação — no sentido de ajudar —, solicitação, admoestação, consolação, encorajamento, discurso persuasivo, repreender, instruir, conciliar e suplicar.

Então, a exortação é uma prática que deve fazer parte da vida do cristão, pois como membros da Igreja de Cristo, os crentes devem exortar uns aos outros. Inclusive, nesse sentido o exercício da exortação é identificado como um tipo de dom espiritual que é dado, segundo a graça, aos membros do Corpo de Cristo (Romanos 12:8). Por isso não é estranho saber que o texto bíblico também identifica a exortação como parte do propósito das profecias que trazem instrução, edificação e consolo aos homens (1 Coríntios 14:3).

O que é exortar de acordo com a Bíblia?

Sem dúvida a exortação é parte importante do ministério cristão. O apóstolo Paulo escreveu em uma de suas cartas que os crentes devem se exortar e se edificar mutuamente (1 Tessalonicenses 5:11). Então é essencial que os cristãos saibam como exortar corretamente um irmão na fé.

Primeiro, é necessário deixar claro que a base da exortação deve ser sempre a Palavra de Deus. Os crentes devem exortar uns aos outros mediante os princípios bíblicos. Assim, os cristãos podem incentivar aqueles que estão desanimados; corrigir aqueles que estão errantes; aconselhar quem está precisando de orientação; ensinar aqueles que são novos na fé a seguir os preceitos do Senhor; e consolar aqueles que sofrem.

Segundo, os crentes devem saber que na prática da exortação o amor, a humildade e a sabedoria são qualidades indispensáveis. Inclusive, em certo sentido o termo grego que é traduzido pelo verbo “exortar” também implica na condição de alguém se esforçar por satisfazer de forma humilde e sem orgulho (Strong).

Especialmente quando o significado de exortação tem mais a ver com repreender ou corrigir alguém, algumas pessoas parecem não entender o que de fato é a exortação. Exortar não é insultar, menosprezar ou humilhar alguém. Mesmo quando uma pessoa está errada, a exortação se mostra ser um pedido fervoroso e amoroso para que essa pessoa corrija o seu curso.

Receber Estudos da Bíblia

A responsabilidade dos líderes na exortação

De acordo com a Bíblia, as pessoas que foram chamadas para o ministério de liderança na Igreja do Senhor, também possuem uma responsabilidade maior de exortar os demais membros das comunidades locais. O apóstolo Paulo falou sobre isso quando escreveu a Timóteo dizendo: “Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 2:4).

No livro de Atos dos Apóstolos, também lemos que os que foram chamados para a liderança da Igreja, devem cuidar não apenas de si mesmos, mas de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos (Atos 20:28). Certamente a exortação faz desse cuidado que os líderes devem ter ao pastorearem a Igreja de Deus. Mas Tiago também alerta para a verdade de que todos aqueles que ensinam — e o ensino está incluso no conceito de exortação —, também serão julgados com maior rigor (Tiago 3:1).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar