Faraó Morreu no Mar Vermelho?

Nos últimos dias recebi várias perguntas se Faraó morreu na travessia do Mar Vermelho no Êxodo. Antes de respondermos essa pergunta, precisamos considerar que não existe consenso sobre quem realmente foi o Faraó egípcio daquele tempo, e em nenhum momento a Bíblia afirma seu nome. Isso é importante para nossa pergunta, pois, a incerteza de sua identidade, complica uma possível análise de sua múmia na tentativa de determinar a causa de sua morte.

A Bíblia diz que Faraó morreu no Mar Vermelho?

O texto bíblico que descreve o momento da perseguição dos egípcios aos israelitas está em Êxodo 14. Entre os versículos 5 e 7 a Bíblia relata claramente Faraó se preparando para perseguição:

Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?
E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;
E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.
(Êxodo 14:5-7)

Os versículos 9 e 23 reafirmam que todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, perseguiram os israelitas e entraram atrás deles até o meio do mar. Já nos versículos 27 e 28 podemos encontrar Moisés estendo a sua mão sobre o mar e o mar retornando ao normal, com os egípcios sendo derrubados no meio do mar:

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,
Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
(Êxodo 14:27,28)

Como podemos notar, a Bíblia é enfática em dizer que todo exército de Faraó que entrou no mar foi destruído e “nenhum deles ficou”. Agora a grande pergunta é: Será que Faraó entrou no Mar Vermelho?

Embora o texto de Êxodo parece nos afirmar que Faraó tenha participado de toda a perseguição, não encontramos nenhuma afirmação clara de que Faraó tenha entrado também no Mar Vermelho. Porém, em várias campanhas militares, muitos Faraós tinham o costume de liderar o seu exército, e muitos hieróglifos encontrados mostram os Faraós em batalhas. Alguns historiadores acreditam que essa atitude por parte dos Faraós era também um tipo de Marketing, mas em muitos casos, quando a guerra se mostrava muito dura e contra um exército poderoso, Faraó não ficava exposto e poderia se retirar quando sua integridade física estivesse ameaçada. O caso do povo israelita não se enquadra nessa última condição, pois não houve uma guerra, era um povo fugindo e outro perseguindo, ou seja, humanamente a integridade física de Faraó não estava nenhum pouco ameaçada pelo povo de israel.

Sem sofrer ameaças contra sua própria vida, seria bem difícil que Faraó, no momento em que se aproximava dos fugitivos, e que a captura deles parecia eminente, não participasse de tal momento. Um fato que pode contribuir para defender o desejo de Faraó querer capturar com suas próprias mãos os israelitas é a declaração de que foi Deus que endureceu o coração dele para que ele perseguisse o povo de Israel (Ex 14:8).

Uma questão que causa curiosidade em muitas pessoas é porque Moisés não se referiu especificamente sobre a morte de Faraó, nem mesmo no capítulo 14 e nem no cântico de vitória do capítulo 15. Uma explicação para isso pode ser que, Moisés, ao escrever que “nenhum deles ficou” após o fechamento das águas (Ex 14:28), e que o Senhor “lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro” (Ex 15:1), pode estar se referindo que não houve sobreviventes, nem mesmo Faraó, e descrever a morte de Faraó de forma específica seria redundância.

Receber Estudos da Bíblia

Por fim, existe um texto em Salmos que pode ser decisivo para responder se Faraó morreu no Mar Vermelho:

Àquele que dividiu o mar Vermelho O seu amor dura para sempre!
e fez Israel atravessá-lo, O seu amor dura para sempre!
mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho; O seu amor dura para sempre!
(Salmos 136:13-15)

Entre os estudiosos há uma discussão se a palavra hebraica originalmente usada para traduzir “lançou”, “derrubou” ou “arremessou” no texto de Salmos, realmente possa esclarecer definitivamente um estado de extinção ou morte. Seja como for, a Bíblia Sagrada nos fornece muito mais indícios que nos permitem entender que realmente Faraó tenha morrido na travessia do Mar Vermelho, do que a possibilidade de sua sobrevivência.

Para os intérpretes que questionam a ausência de uma referência direta sobre a morte de Faraó tanto no livro de Êxodo, quanto no restante das Escrituras, a estes, também podemos questionar a mesma ausência de referências diretas que atestam sua sobrevivência.

Outro problema levantado por alguns é que, dentre os candidatos à Faraó do Êxodo, todos possuem suas múmias e, sendo assim, uma morte em pleno Mar Vermelho poderia ter sumido com o corpo do possível Faraó. Isso seria um fator complicador se não houvesse o relato do versículo 30 do capítulo 14 de Êxodo, que resolve completamente essa dificuldade.

Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia.
(Êxodo 14:30)

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico