O Que é Ter Fé do Tamanho de Um Grão de Mostarda?
Ter fé do tamanho de um grão de mostarda significa confiar permanentemente no Senhor, estando em constante crescimento, independentemente das circunstâncias. Jesus afirmou que para aquele que tiver fé como um grão de mostarda, nada lhe será impossível; podendo fazer com que montanhas e árvores se transportem de lugar.
Quando Jesus falou sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda?
Em duas ocasiões de seu ministério Jesus Cristo falou sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda. Ao advertir seus discípulos sobre o perigo do escândalo e a necessidade em perdoar aquele que lhe ofende, os apóstolos disseram a Jesus: “Aumenta-nos a fé” (Lucas 17:5).
Diante deste pedido, o Senhor lhes deu a seguinte resposta: “Se tiverem fé com um grão de mostarda, dirão a esta amoreira: Seja arrancada daqui, e planta-te no mar; e ela lhes obedeceria” (Lucas 17:6).
Em outra ocasião, um homem se aproximou de Jesus e lhe pediu que curasse seu filho epilético. O menino sofria terrivelmente, e a sequencia do relato bíblico revela que ele era atormentado por um demônio. O homem já havia levado o menino até alguns dos discípulos de Jesus, mas eles não conseguiram fazer nada por ele. Quanto ele levou o menino até o Senhor Jesus, o demônio foi imediatamente expulso e o menino ficou curado (Mateus 17:16-18).
Depois os discípulos perguntaram a Jesus sobre o motivo pelo qual eles não conseguiram expulsar aquele demônio. Então Jesus lhes respondeu: “Por causa de sua pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Vá daqui para lá, e ele irá; e nada vos será impossível” (Mateus 17:20).
Se tiverdes fé como um grão de mostarda
Esta declaração de Jesus tem que ser interpretada dentro de seu contexto. O grão de mostarda é uma semente muito pequena. Nos tempos do Novo Testamento, ela facilmente era identificada como uma das menores sementes conhecidas pelo homem. Porém, quando o grão de mostarda é plantado na terra, ele cresce de forma impressionante. No final, o pequeno grão se tornar uma árvore imponente que serve de ninho para as aves do céu.
Mas por que o grão de mostarda cresce de tal maneira? A resposta para esta pergunta é muito simples. O grão de mostarda cresce de tal forma até resultar numa grande árvore devido ao seu contato com o solo, de onde recebe todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
É justamente sob este ponto que Jesus declara: “Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda […] nada lhe será impossível”. W. Hendriksen diz que a fé como um grão de mostarda é o tipo de confiança em Deus que não desiste e nem cede ao desespero quando seus esforços não alcançam êxito imediato.
Isto está absolutamente correto. A verdadeira fé, ainda que do tamanho de um grão de mostarda, jamais recua ou declina até esmorecer definitivamente. Ao contrário disto, ela mantém contato ininterrupto com Deus. Ele é a sua Fonte inextinguível! Por isto essa pequena fé se desenvolve, tornando-se cada vez maior. W. W. Wiersbe diz que ter fé como um grão de mostarda é ter uma fé viva, alimentada para crescer.
Portanto, ao falar da fé do tamanho de um grão mostarda, Jesus não faz um elogio a pequena fé. Na verdade Ele indica que a fé verdadeira jamais ficará estagnada. Ainda que tão pequena, ela é como um grão de mostarda, cresce até se tornar uma grande árvore.
Nada lhe será impossível
Para aquele que tem fé como um grão de mostarda, nada lhe será impossível. Mas isto não significa que tal pessoa alcançará tudo aquilo que ela determinar, como muitos ensinam por aí. Muito pelo contrário! Aquele que tem fé como um grão de mostarda ora fervorosamente, de forma incessante, confiando que Deus tem o controle de tudo em suas mãos. Ele sabe que no momento certo a resposta virá. Essa resposta, no entanto, será de acordo com o propósito soberano de Deus.
É por isto que Jesus diz que para a pessoa que possui tal fé, nada lhe será impossível. O motivo disto é que essa pequena e tão genuína fé opera em harmonia com a vontade de Deus revelada em sua Palavra; e por isto está em constante desenvolvimento, crescendo cada vez mais. Ela jamais pedirá algo que não esteja em conexão com a revelação de Deus expressa na Bíblia Sagrada. Suas orações sempre terão como objetivo final a glória de Deus, e não seus próprios desejos egoístas.
Na verdade essa pessoa poderá transportar árvores e mover montanhas! Obviamente isto não deve ser interpretado literalmente, mas figuradamente; embora Deus possa fazer tais coisas se esta for a sua vontade. Mas Jesus lança mão de uma linguagem figurada para expressar a verdade de que com Deus todas as coisas são possíveis (Mateus 19:26).
Aquele que tem uma fé como um grão de mostarda, poderá realizar tudo aquilo que estiver de acordo com a Palavra do Senhor; todas as coisas cujo objetivo central sempre será o avanço do reino de Deus. Essa pessoa entende que ao buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, todas as coisas que lhe são necessárias para sua sobrevivência, lhes serão acrescentadas (Mateus 6:33).