A Fé Move Montanhas?

Dizer que a fé move montanhas significa que não há nada impossível para aquele cuja confiança está firmada verdadeiramente em Deus. Jesus falou que se alguém tiver fé genuína poderá dizer aos montes que se transportem de lugar (Mateus 17:20).

Sem dúvida a verdade de que a fé move montanhas é um ensinamento bíblico. No entanto, muita gente interpreta esse ensino de maneira equivocada. Há até aqueles que ficam entristecidos e frustrados quando percebem que a fé que possuem parece não ser capaz de mover montanhas.

Em que sentido a fé move montanhas?

Certa vez os discípulos de Jesus Cristo não conseguiram expulsar um demônio que atormentava um jovem. Então eles perguntaram a Jesus por que isto havia acontecido, já que anteriormente eles já haviam expulsado demônios.

Em sua resposta Jesus os advertiu acerca da fé e de como eles estavam falhando em perseverar em oração. Então o Senhor falou que a fé verdadeira, ainda que do tamanho de um grão de mostarda, possibilita coisas extraordinárias. Quem possui tal fé é capaz de dizer a uma montanha: “Vá daqui para lá, e ela irá; e nada lhes será impossível” (Mateus 17:20; cf. Marcos 11:23).

Mas de qual montanha Jesus estava falando? Seria um monte literal, ou uma montanha de problemas e preocupações? No texto bíblico Jesus usa a expressa “esta montanha”. Alguns estudiosos sugerem que talvez Ele tenha apontado para o monte da Transfiguração.

De fato é muito provável que Jesus tenha utilizado um monte literal como figura de seu ensinamento. Mas parece obvio que a ideia de mover montanhas não deve ser entendida de forma especifica e literal. Claro que se fosse a vontade de Deus, pela fé, uma montanha poderia literalmente ser movida de um lugar para outro.

Diante do poder de Deus, mover montanhas de modo algum é uma dificuldade; nem mesmo é um desafio maior do que abrir o mar, por exemplo. Desde que isto esteja em sintonia com o cumprimento do plano soberano do Senhor, a fé move montanhas literalmente.

Durante seu ministério, muitas vezes o Senhor Jesus falou figuradamente para ensinar verdades espirituais. Ao dizer implicitamente que a fé move montanhas, Jesus estava usando desse recurso. Jesus utiliza a figura de um monte literal também como simbolismo de algo mais profundo. Encontramos algo parecido na profecia do profeta Zacarias: “Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina” (Zacarias 4:7).

A explicação sobre o significado de dizer que a fé move montanhas está nas próprias palavras de Jesus: “E nada lhes será impossível”. Portanto, a fé que move montanhas é aquele tipo de fé que não conhece os limites da impossibilidade.

Receber Estudos da Bíblia

Como a fé que move montanhas opera?

A fé que move montanhas sempre opera de acordo com a Palavra de Deus. É justamente por isto que para esse tipo de fé nada lhe é impossível. A fé que move montanhas não se baseia em vontades pecaminosas, mas na vontade do Senhor. O que ocorre é um contato direto e permanente com Deus, que é a fonte dessa fé verdadeira. Por isto, nada do que Ele ordenar, através de sua Palavra, será impossível.

O conceito correto da fé que move montanhas pode ser percebido na declaração do apóstolo Paulo. Ele diz: “Posso todas as coisas por meio daquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Esse tipo de fé habilita aquele que a detém a enfrentar qualquer tipo de adversidade e suportar qualquer circunstância.

A fé que move montanhas está em estrita conexão com a perseverança na oração, com uma disciplina de santificação e, principalmente, com a meditação na Palavra de Deus. Deus se auto-revela e expressa a sua vontade através das Escrituras.

D. L. Moody é muito assertivo ao dizer que a fé para remover montanhas pode ser exercitada somente quando Deus revelar, através de sua Palavra, que essa é a sua vontade. Portanto, a fé move montanhas, desde que esse seja o propósito do Senhor.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar